Se você quer cortar ou podar uma árvore, pode solicitar a execução de um destes serviços para a Prefeitura de Hortolândia. Em fevereiro deste ano, foram atendidas um total de 190 solicitações, das quais 171 de poda e 19 de corte, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para atender estes serviços, a Prefeitura tem o sistema online de solicitação de poda ou corte de árvore. O sistema foi implantado em outubro do ano passado e desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

O morador pode fazer a solicitação pelo site Fácil Hortolândia, ou acessar o site da Prefeitura, e clicar neste LINK, que mostra o procedimento para solicitar a poda ou o corte de árvores.

Além de poda e corte, o morador pode solicitar os serviços de retirada de árvore caída ou de imunidade de corte. A solicitação de imunidade de corte é para quem deseja proteger uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a solicitação será atendida após análise técnica que leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o material e os restos (galhos, folhas, troncos e pedaços de madeira) recolhidos nos serviços de poda e corte de árvores são reutilizados na confecção de mesas e bancos para praças, jardins e parques públicos, na produção de compostagem que é entregue junto com mudas de árvores doadas para a população pelo Viveiro Municipal, ou ainda encaminhado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura, que recebe material reciclável oriundo do serviço de coleta seletiva realizado na cidade.A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a orientação para a população que não se pode fazer qualquer intervenção indiscriminada em árvores sem autorização da Prefeitura. As árvores são parte importante do patrimônio natural do município. A existência delas afeta diretamente o equilíbrio do meio ambiente. Elas produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura e oferecem sombra nos dias de calor intenso. Absorvem a água da chuva, evitando a erosão do solo. E, além disto, embelezam a paisagem.