Nossa Cidade

Prefeitura na Comunidade vai à região do Nova Europa

O prefeito Antonio Meira visita o bairro na próxima quarta-feira (28/08) para apresentar obras e ações em realização na região

Prefeitura na comunidade

Lançado em julho deste ano, no Residencial São Sebastião, o “Prefeitura na Comunidade” entra na segunda etapa, com foco desta vez na região do Jardim Nova Europa. Entre os dias 23 de agosto e oito de setembro, a Administração realiza uma série de ações na região, contando, a partir de agora, com o apoio do “Viva Mais e Melhor”, programa inter-setorial que promove a qualidade de vida, estimulando nos munícipes hábitos saudáveis.

Na próxima quarta-feira (28/08), a partir das 19h, o prefeito Antonio Meira estará na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa, onde apresentará obras e serviços em realização naquela região, além de ouvir as demandas dos moradores. A escola está localizada na Rua São Luiz, 276, no Jardim Nova Europa.

O objetivo do “Prefeitura na Comunidade” é aproximar ainda mais a Administração municipal da população. A atividade, coordenada pela Secretaria de Chefia de Gabinete, envolve todas as secretarias municipais.

Além da visita do prefeito, à noite, está previsto ainda no dia 28, a partir das 9h, plantio de 50 mudas na praça do bairro, que fica na Rua Ytamaka, ao lado da nova sede da USF (Unidade de Saúde da Família) do Nova Europa. Cem alunos da Emef do bairro vão plantar as árvores, anotar, em plaquinhas criadas pela URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos) da Prefeitura, o nome da escola, da espécie e a data do plantio. A ideia é aumentar a área verde no município e sombrear a academia ao ar livre. A ação terá o apoio das secretarias de Segurança Pública e Planejamento Urbano, por meio de agentes de trânsito.

Neste período, durante a “Semana de Combate às Queimadas”, agentes ambientais distribuirão panfletos sobre o tema, orientando também sobre a campanha “Descarte Consciente”, que prevê a correta destinação de entulhos e lixo eletrônico. Além disso, na Emef Nova Europa, funcionará um ponto de coleta de eletroeletrônicos, após a colocação de uma caixa oficial da campanha.

No sábado, 31 de agosto, acontece o “SOS Cidade Limpa”, ação proposta pelas associações de moradores do Jardim Santiago, Jardim Aline, Vila Guedes e Jardim Conceição, que terá o apoio da Prefeitura. Em ações simultâneas, no período da manhã, moradores destes bairros sairão às ruas recolhendo diversos tipos de resíduos, que terão destinação correta graças à parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. A ideia é deixar tudo limpo.

Ainda no dia 31, no período da tarde, todos são convidados a participar da “Rua de Lazer”, que acontece ao lado da Emef Jardim Santiago. A via será interditada especialmente para esta finalidade. A escola está localizada na Rua Salvador, 500 (antiga Rua Projetada 4), no Jardim Santiago. No mesmo espaço, haverá outras ações da Prefeitura: grafite no muro da escola, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Urbano de São Paulo); Saúde Bucal; orientações sobre o “Minha Casa, Minha Vida” e o “Medicamento em Casa”; concurso de melhor redação; apresentações de capoeira, karatê e ginástica chinesa (Liang Gong); painel de fotos; barracas da Feira da Economia Solidária e equipes do “Viva Mais e Melhor”, que aplicarão nos presentes o questionário sobre qualidade de vida. As ações envolvem equipes de várias secretarias municipais, tais como Esporte e Recreação, Cultura, Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, Obras, Meio Ambiente, Educação, Inclusão e Desenvolvimento Social, conduzidas pela Secretaria de Governo, que hospeda o programa “Viva Mais e Melhor”.

A agenda prevê também visitas do prefeito às obras e ações em curso na região, entre os dias 26 e 28 deste mês. Fechando a programação principal, está prevista no domingo (08/09), às 9h, a inauguração da Praça do Jardim Nova Europa. O evento contará com a presença do prefeito Antonio Meira e secretários municipais.

“Nosso governo é feito pelas pessoas, com as pessoas e para as pessoas. Quero estar sempre próximo da comunidade, ouvindo sugestões, ajudando a enfrentar desafios e discutindo a construção de uma cidade cada vez melhor”, afirma Antonio Meira.

“O trabalho do Viva Mais e Melhor é inter-setorial. Cabe a ele agregar as políticas públicas existentes nas secretarias num único projeto que dá apoio ao ‘Prefeitura na Comunidade’. Um dos focos é readaptar as praças publicas para se tornarem mais atraentes à população, a fim de que sejam espaços de lazer, atividade física e convivência social. Queremos também abrir espaço para que a comunidade diga como quer que sejam as ações que está demandando”, afirma a secretária de Governo e vice-prefeita, Renata Belufe.

“A importância desta ação é o prefeito estar cada vez mais perto da população. Estando mais perto, ele consegue ter mais sensibilidade para aprovar e escolher projetos que procurem de fato a qualidade de vida daquele morador, daquela comunidade. Esta é a nossa maior preocupação. A outra é que a população esteja mais perto do prefeito, para que possa falar com o prefeito. Normalmente o prefeito, depois de eleito, tem uma agenda bem apertada, muito trabalho para fazer. Mas nós queremos que a população se sinta mais pertinho dele para interferir também de forma democrática e saudável nas políticas públicas, que estão sendo implementadas no município”, afirma a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire.
“Este projeto tem por objetivo, além de a Prefeitura estar presente no bairro com os serviços que vêm prestando, que o próprio prefeito também esteja presente em atividades, em reuniões, levando para os moradores a discussão dos projetos futuros e também proporcionando uma prestação de contas dos que estão em execução. É uma oportunidade para que a população acompanhe a execução das obras, sabendo os passos destas obras, porque participando desta reunião antes, vai ter como acompanhar melhor o desenvolver das obras e a interferência destas obras na vida da cidade”, avalia a secretária.
Programação já começou

Nesta sexta-feira (23/08), dentro das ações previstas para esta área, aconteceu na Emef Nova Europa, durante as atividades do programa “Hortolendo nas Escolas”, exposição de animais peçonhentos, apresentação teatral ensinando como combater a dengue, além de brinquedos infláveis, numa parceria entre as secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada, Cultura e Esporte e Recreação. No entorno da escola, agentes da Secretaria de Planejamento Urbano faziam pintura de sinalização horizontal.

Centenas de pais e crianças acompanharam a programação e elogiaram a iniciativa da Prefeitura. “Quanto mais interação houver entra a Prefeitura e a população, melhor para a própria comunidade. A partir do momento em que discutimos e nos aproximamos dos projetos realizados, podemos também cobrar que eles sejam realmente feitos”, disse a dona de casa Valdiva da Costa Coelho, de 37 anos. Ela, que apreciou a programação do Hortolendo, confirmou que também estará presente no encontro com o prefeito, na quarta-feira (28/08).

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98