Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura libera nota sobre falta de asfalto e diz que analisa loteamento privado na área

Publicado

em

Nesta segunda-feira publicamos uma reclamação de uma internauta que indagava sobre falta de pavimentação no Jardim São Bento em Hortolândia, ela alega que mora no bairro a mais de 6 anos e que juntamente com outros moradores esta inconformada, para ver o artigo clique aqui

Em nota da Prefeitura diz: 

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, informa que a Estrada Municipal Geraldo Costa Camargo, que liga o Jd. São Sebastião ao Jd. São Bento, é pavimentada em todo o trecho que pertence ao município. A área onde está a estrada sem asfalto é particular, sendo que a Prefeitura não pode investir em pavimentação neste local.

O proprietário do terreno tem interesse em implantar um loteamento na área. O projeto está em análise pela Prefeitura. O projeto, que será executado pelo proprietário, contempla uma via pavimentada de ligação entre os dois bairros e o novo loteamento.

Nossa Cidade

Adolescentes com comorbidades já podem antecipar a 2ª dose contra a COVID-19 a partir desta segunda-feira (18/10)

Publicado

em

A antecipação da 2ª dose também é realizada para o público adulto

Se você é adolescente com comorbidade e já recebeu a 1ª dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19 precisa completar sua imunização. A partir desta segunda-feira (18/10), a Prefeitura de Hortolândia antecipa a 2ª dose da vacina para esse público. A antecipação é realizada de acordo com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde que reduziu o intervalo de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). A antecipação da 2ª dose a partir desta segunda-feira também é feita para o público adulto que recebeu a 1ª dose da Pfizer.

Para receber a 2ª dose não é necessário fazer agendamento. Basta ir ao local onde recebeu a 1ª dose, levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. O adolescente também pode receber a 2ª dose desacompanhado. Para isso, ele deve levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam ao local onde receberam a 1ª dose para completarem a imunização. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade. A Secretaria de Saúde salienta às pessoas que é importante completar a imunização para que o município atinja mais rapidamente 100% da população protegida contra a COVID-19 e, assim, agilizar o processo da retomada das atividades presenciais. No sábado, a Prefeitura realizou vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 1.456 pessoas, entre 1ª e 2ª doses. 

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço e comprovante do agendamento. Crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável no dia da vacinação. Os menores também podem receber a 1ª desacompanhados, desde que levem o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. 

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente em Hortolândia para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF. 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Terminais da EMTU em Hortolândia e Campinas recebem esta semana o Circuito de Saúde

Publicado

em

Passageiros poderão realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial

O Circuito Campinas de Saúde, parceria entre a EMTU e o Instituto SAUTEC, levará ações de saúde aos passageiros do Terminal Hortolândia nesta terça-feira (19) e ao Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, na próxima sexta-feira (22).

A primeira ação do Circuito na região aconteceu em Americana no dia 09/10, quando foram realizadas 346 aferições de pressão e 231 testes de glicemia.

A iniciativa visa orientar os passageiros sobre prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce em pacientes assintomáticos. Profissionais e estudantes do Instituto SAUTEC vão realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia, esclarecendo também as dúvidas da população e distribuindo materiais informativos sobre as patologias.

Instituto SAUTEC – Escola de cursos na área da saúde, o Sistema de Ensino da SAUTEC une processos de aprendizagem com os mais atuais recursos pedagógicos e tecnológicos.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Data: 19/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Hortolândia

Endereço: Avenida Santana, s/n – Parque Ortolândia – Hortolândia .

Data: 22/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Prefeito Magalhães Teixeira – Campinas

Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parque Lago da Fé recebe flores e plantas em ação de paisagismo na área em ampliação

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia avança com obra de ampliação da maior área de lazer da cidade

A chuva veio em boa hora. Além de melhorar as condições ambientais, como qualidade do ar e capacidade dos reservatórios de água, a umidade ajudará na manutenção das plantas recém colocadas na área em ampliação do Parque Lago da Fé. O serviço de paisagismo realizado pela Prefeitura de Hortolândia teve início na última semana, com objetivo de deixar a maior área de lazer da cidade mais florida e alegre. A previsão é que o trecho do parque em ampliação, que vai desde o Jd. São Miguel até a avenida Olívio Franceschini, fique pronto em três meses, no início do próximo ano.

De acordo com a Secretaria de Obras, no trecho em ampliação já foram construídos dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, cinco quadras esportivas para basquete, tênis, vôlei e futsal, sendo uma das quadras de areia. O parque também terá academia ao ar livre, viveiro, bicicletário, estacionamento, área multiuso e playground, numa área iluminada com lâmpadas LED.

Com o avanço da obra estrutural, foi possível iniciar o processo de paisagismo. Para isso, a Prefeitura está utilizando espécies de plantas e flores ornamentais. Floreiras com base de tijolos foram construídas em diversos pontos do parque, com bancos de concreto nas laterais, para oferecer beleza aos olhos e descanso aos frequentadores. Em breve, a área também receberá mudas de espécies nativas para arborização.

O Parque Lago da Fé totalizará uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada. A parte já implantada, desde o Jd. Nova Alvorada, passando pelo Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, até o Jd. São Miguel, conta com 180 mil metros quadrados, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres.

Continue Lendo

Populares