Nossa Cidade

Prefeitura lança Programa Horta Comunitária nesta terça-feira (10/05)

Evento será às 10h, no câmpus Hortolândia do Instituto Federal de São Paulo

A Prefeitura de Hortolândia lança, nesta terça-feira (10/05), o Programa Horta Comunitária, que visa transformar áreas públicas urbanas pouco exploradas em espaços de trabalho coletivo destinado à produção de alimentos, como frutas, legumes e verduras. O evento será às 10h, no câmpus do IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo), localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.896, na Vila São Pedro. A ação integra a programação de aniversário de 31 anos do município.

Anuncio


O programa será realizado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, contando ainda com dois participantes externos: a Coordenadoria de Extensão do IFSP e a OSC (Organização da Sociedade Civil) Amater. A primeira reunião de trabalho de todos os envolvidos aconteceu na última quarta-feira (04/05).

Inicialmente serão implantadas duas hortas comunitárias urbanas, de acordo com o Dgres (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária). Uma ficará ao lado do câmpus do IFSP e outra ao lado do condomínio Bromélias, na Rua Henriqueta Lisboa, s/n, no Jardim Amanda II. Caberá à Amater, entidade com quem a Prefeitura assinou Termo de Cooperação por três meses, implantar as hortas urbanas, oferecendo formação aos 20 munícipes selecionados para participar do programa. Após este prazo, o Instituto Federal assumirá as formações, por meio do programa “Frutificando”, dando continuidade ao “Horta Comunitária”, com o apoio da equipe da Economia Solidária e do programa “Capacita Hortolândia”.

“As hortas têm como objetivo atender à comunidade do território, a fim de oferecer formação para a preparação do solo, o plantio, a colheita e sustentabilidade do projeto, visando a segurança alimentar dos moradores do entorno. Este projeto está acontecendo em caráter experimental. A meta é sua implantação em toda a cidade, diminuído o descarte irregular, promovendo a cidadania e despertando o sentimento de pertencimento dos moradores do entorno, além de promover a segurança alimentar. Toda a produção será distribuída entre os envolvidos, gratuitamente”, explica o diretor do Dgres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio.

Ainda segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, poderão participar do programa, preferencialmente, pessoas físicas moradoras dos bairros Vila São Pedro, Terras de Santa Maria, Jardim das Colinas, Vila Real e Parque Orestes Ôngaro. É preciso preencher ficha cadastral e entregá-la, junto com cópias de documentos pessoais, no Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, localizado no segundo andar do Paço Municipal “Palácio das Águas” (Secretaria de Inclusão), na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, no Remanso Campineiro.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo