Nossa Cidade

Prefeitura lança Agenda Verde na terça-feira (07)

Ações do Mutirão de limpeza e zeladoria envolverão a população e dez secretarias municipais

Fazer de Hortolândia uma cidade mais limpa, verde, cuidada e saudável. Este é o objetivo da Agenda Verde, mutirão de limpeza e zeladoria que a Prefeitura lança na próxima semana. A ideia é envolver toda a comunidade numa parceria construtiva, para que praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos recebam manutenção permanente, com equipamentos e pessoal em todos os bairros. Um novo tempo para que Hortolândia retome sua vocação de cidade pujante e participativa e, com planejamento, atraia novos investimentos, gere mais empregos e melhore a qualidade de vida de seus habitantes.

Anuncio


O lançamento oficial da Agenda será na próxima terça-feira (07/03), às 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, com a presença do prefeito Angelo Perugini e secretários municipais. As ações se estendem pelos meses de março e abril e integrarão dez secretarias municipais (Governo; Educação, Ciência e Tecnologia; Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Obras e Serviços Urbanos; Segurança; Mobilidade Urbana; Planejamento Urbano e Gestão Estratégica; Cultura, Esportes e Lazer; Desenvolvimento Econômico e Turismo).

Um dos objetivos é mobilizar a população para resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública: o descarte irregular de entulhos e volumosos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika, Febre Chikungunya e também Febre Amarela. As ações visam despertar no munícipe o sentimento de participação, responsabilidade e atenção para com os próprios hábitos em relação à cidade.

Estão previstos plantios de mudas, palestras de educação ambiental e de divulgação dos equipamentos públicos de descarte correto de entulhos e demais recicláveis (como PEVs e LEVs), além da intensificação dos mutirões de combate ao mosquito e da Operação Cata-Bagulho, que recolhe galhos e objetos sem uso onde o Aedes aegypti pode fazer criadouros. Haverá ainda roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como intervenções na área da mobilidade, como revitalização da sinalização de ruas e avenidas, como ocorre atualmente na região do Jd. Rosolen, e operação, em caráter experimental, do ônibus elétrico, menos poluente e mais econômico que o movido a diesel.

Agenda inicial

O trabalho das equipes da Prefeitura começa nesta segunda-feira (06/03). Agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) distribuirão panfletos informativos sobre a Operação Cata-Bagulho. Entre os dias 07 e 10 deste mês, a equipe recolherá entulhos, galhos, materiais recicláveis e objetos sem uso dos seguintes bairros: Jd. Santa Clara, Pq. Odimar, Jd. Mirante, João Luiz, Jd. Interlagos, Jd. Santa Fé e Residencial Maria de Lourdes. Outras regiões serão atendidas até sete de abril.

Na última quinta-feira (02/03), agentes de saúde e equipes de fiscalização, dentre elas o Grupamento Ambiental, passaram por capacitação e orientação ministrada por integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo