Nossa Cidade

Prefeitura inicia trabalhos para implantar iluminação decorativa na Ponte Estaiada

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta segunda-feira (23/09), trabalhos de extensão da rede elétrica desde a estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo até a Ponte da Esperança (Estaiada). A ação faz parte do serviço de instalação de projetores permanentes na estrutura da ponte, equipamentos que possibilitarão iluminação decorativa em épocas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Natal. Ao todo, serão 128 projetores com capacidade de variação de cor. A previsão é que o serviço esteja finalizado em outubro.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, serão 60 refletores nos estais, sendo 30 de cada lado, 46 no pilar central e 22 na base inferior, com iluminação direcionada às colunas. A iluminação decorativa, que será instalada pela Prefeitura de Hortolândia, faz parte do contrato de iluminação que possibilitou a implantação de lâmpadas LED no Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada); no trecho já concluído do Corredor Metropolitano, que inclui a avenida Olívio Franceschini, a Ponte da Esperança (Estaiada) e a avenida Antônio da Costa Santos (Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América); além do entorno da lagoa do Jardim Amanda, local onde o serviço segue em execução.

Anuncio


Como parte dos projetores ficarão no alto dos estais, será necessário um guindaste para o serviço de instalação, o que demanda a interdição parcial da via. Por este motivo, ao longo desta semana, a Ponte da Esperança ficará interditada para o tráfego de veículos no sentido Centro-Jd. Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o local permanecerá interditado, das 8h às 18h. Na semana seguinte, o trânsito sentido Jd. Novo Ângulo será normalizado e a interdição passa a ser no sentido bairro-Centro, sempre das 8h às 18h.

A interdição é necessária para segurança dos motoristas, durante o período de instalação dos projetores de iluminação decorativa, uma vez que guindastes estarão em operação no local durante o dia. Durante o período de interdição parcial da Ponte da Esperança, os motoristas podem utilizar a Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo (Estrada da Granja), trajeto usado antes da inauguração da ponte.

Nova iluminação

Também está em fase final de licitação a contratação de empresa responsável pelo projeto de iluminação nas novas avenidas que surgirão com as obras do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas invenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal. Os locais contemplados com a nova iluminação serão: a Avenida São Francisco de Assis, com obra de duplicação em andamento; a ligação do Jd. Novo Cambuí com Parque Gabriel, sistema viário cujas obras iniciam nos próximos dias; avenida José Augusto de Araujo (Novo Estrela); Ponte do São Sebastião (em licitação); viário do Jd. Santa Fé (obra inicia nos próximos dias); avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas (trecho viário em obras); a avenida Panaíno (em obras); e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Além desta licitação, está em fase final de contratação, por meio de PPP (Parceria Público-Privada), empresa para realizar para a modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública na cidade. O objetivo é otimizar o sistema de iluminação pública e trocar, até o final de 2020, todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que iluminam mais e consomem menos energia elétrica. Com a medida, a Prefeitura calcula reduzir em até 50% os custos com iluminação pública.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo