Nossa Cidade

Prefeitura implanta Observatório para monitorar mercado de trabalho

Ação ajudará na criação de políticas públicas para gerar emprego e renda em Hortolândia

Já funciona na Prefeitura de Hortolândia o Observatório do Trabalho, criado para monitorar o mercado local e, a partir dos indicadores, desenvolver políticas públicas para geração de emprego e renda, uma das prioridades da Administração do prefeito Angelo Perugini. Atualmente, a taxa de desemprego em Hortolândia é de 17% da PEA (População Economicamente Ativa). Quando Perugini deixou a Prefeitura, em 2012, a taxa era de 2%.

Anuncio


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dimas Pádua, o Observatório do Trabalho será um instrumento permanente de acompanhamento e avaliação da situação de ocupação, renda e atividades econômicas em Hortolândia.

“A partir dos indicadores econômicos, estudos e informações coletadas em diversas fontes, incluindo o diálogo com trabalhadores, empresários e comunidade em geral, a Prefeitura desenvolverá políticas públicas para gerar emprego na cidade”, explicou Pádua.

Para iniciar as atividades do Observatório do Trabalho, a Prefeitura realizou quatro reuniões com trabalhadores de todas as regiões para discutir ações para recolocação de desempregados no mercado e de incentivo ao empreendedorismo para geração de renda.

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, 500 pessoas participaram dos encontros que aconteceram nos bairros Amanda, Nova Hortolândia, Rosolen e Nova América, entre os dias 22 de fevereiro e 09 de março.

A Prefeitura prepara um quinto encontro com trabalhadores, programado para o dia 10 de abril, na ETEC (Escola Técnica Estadual), com a oferta de cursos rápidos de informática básica, higiene e manipulação de alimentos, preparação para entrevista e preenchimento de currículos, além de palestras com especialistas em RH (Recursos Humanos) de grandes empresas de Hortolândia.

Outra ação do Observatório são as visitas a empresas da cidade para retomar o diálogo com empresários, oferecer apoio, sondar o mercado e buscar parcerias para geração de emprego.

A Prefeitura também resgata investimentos perdidos pela cidade nos últimos anos, por falta de agilidade na análise e aprovação dos projetos, e incentiva o empreendedorismo entre as pessoas que estão fora do mercado formal de trabalho. “Retomar a geração de emprego e renda é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Hortolândia vive um retrocesso na economia. Quando o prefeito Angelo Perugini deixou a Prefeitura, em 2012, a cidade tinha uma das menores taxas de desemprego, 2%. Encontramos a cidade com 17% da população desempregada. Estamos trabalhando firmes para mudar esse cenário e voltar ao pleno emprego”, disse Pádua.

O secretário informa que a atual Administração já resgatou R$ 700 milhões em investimentos privados na cidade, que serão responsáveis pela geração de pelo menos 1.000 empregos diretos, a médio prazo, nas áreas de construção civil, hotelaria, produção de suco, metalúrgica, processamento e distribuição de carnes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo