Duas instituições de Hortolândia, que atendem o segmento PCD (Pessoa com Deficiência), receberam, na tarde desta terça-feira (03/03), cadeiras de rodas doadas pela Prefeitura. Os equipamentos são oriundos da campanha do Lacre Solidário que, em 2019, teve como parceira a empresa Allcost Alumínios, de Boituva. Duas delas foram entregues ao Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) “Romildo Pardini” e outras duas, ao Cadefi (Centro de Apoio ao Deficiente Físico). A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, e a coordenadora pedagógica responsável pelo projeto, Carla Borrego Varani, participaram da entrega.

Este é o segundo ano consecutivo que alunos da rede municipal participam da campanha. A iniciativa mobilizou cerca de 25 mil estudantes em todas as 57 escolas da Prefeitura. Ao longo do ano, os participantes juntaram 636 garrafas cheias de lacres metálicos, 43 a mais que em 2018. O total foi suficiente para conquistar quatro equipamentos novos e ainda render o saldo de 76 garrafas para a edição de 2020. Para ganhar cada cadeira de rodas, é preciso juntar 140 garrafas cheias de lacres metálicos.

Segundo a coordenadora pedagógica Carla Borrego, estas são instituições que costumam emprestar cadeiras de rodas a pessoas que não têm condição de adquirir o equipamento. O próprio Cier, unidade que integra a rede municipal de ensino, foi o campeão de arrecadação em 2019, com 62 garrafas cheias de lacres.

“O projeto envolveu a todos e tem uma grande importância, pois cada um reconhece sua responsabilidade num ato de solidariedade ao ser tocado a ajudar o próximo. A campanha foi um sucesso por envolver todas as escolas, os alunos e famílias. Além de trabalharem a solidariedade e a educação ambiental, este é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio”, ressaltou Carla.

Em 2018, as escolas municipais arrecadaram 593 garrafas PET cheias de lacres de latinhas de alumínio, que foram trocadas por quatro cadeiras de rodas junto à concessionária AutoBan, que administra as rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Neste ano, a campanha de arrecadação continua, porém ainda não foi definida a instituição parceira que se responsabilizará pela troca.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia