Lista tem sido reduzida gradativamente; até o final do ano, meta é realizar exames logo após indicação médica

Pacientes que realizam consultas no Centro de Especialidades Médicas e recebem indicação para exames complementares começam ser atendidos com mais agilidade. Desde o início do ano, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, reduziu em 25% o tempo de espera para exames e pequenas cirurgias realizados no local. Antes, os pacientes com recomendação para exames aguardavam até oito meses pelo procedimento. Com uma força tarefa de profissionais que atendem no Centro de Especialidade Médicas, este tempo tem sido reduzido gradativamente. A meta da atual Administração é que, até o final do ano, exames em todas as especialidades não tenham mais filas de espera.

A maioria dos atendimentos com especialistas, realizados pela Prefeitura de Hortolândia, acontece no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro Green Park. De acordo com a diretora do Departamento de Assistência em Saúde, Ana Paulino, a Prefeitura trabalha na ampliação do atendimento diário das especialidades que apresentam maior procura, como oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, angiologia, urologia e endocrinologia. “Através desta força tarefa, conseguimos atender mais pacientes e reduzir a espera por exames”, afirmou.

 [ad id=”14221″]

Uma das especialidades que tem recebido atenção especial na redução da espera por exames é oftalmologia. Conforme a diretora de Assistência, no início deste ano, cerca de 4 mil pessoas aguardavam por algum procedimento nesta especialidade, incluindo cirurgia de catarata; a espera chegava a oito meses. No entanto, em três meses, 1,5 mil pessoas já foram atendidas. “Em uma semana, estamos realizando 45 cirurgias de catarata. Isso é um número expressivo, uma vez que temos casos urgentes aguardando pelo procedimento”, enfatizou Ana.

Em algumas especialidades, a Prefeitura já conseguiu zerar o tempo de espera por exames. É o caso de cardiologia, nefrologia, reumatologia, pneumologia e neurologia. Nestas especialidades, o paciente passa pelo médico e já tem encaminhamento imediato para exames complementares, sem fila de espera. “Em dez meses, queremos que todas as especialidades tenham atendimento imediato. Ou seja, o paciente realiza a consulta e já será encaminhado para exame nos próximos dias, sem longas esperas”, destacou a diretora.

Consulta com especialista

Para conseguir uma consulta no Centro de Especialidades Médicas, é necessário que o paciente tenha encaminhamento médico, obtido nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde ele é avaliado por um clínico geral. Se este médico constatar a necessidade de tratamento especializado, o paciente recebe encaminhamento para o Centro de Especialidades. A consulta com o especialista leva em média 15 dias para acontecer, tempo de espera considerado normal. Nas UBSs também é possível conseguir atendimento em algumas especialidades, como ortopedista, ginecologista, psiquiatra, psicólogo e pediatra, profissionais que podem indicar consultas ou exames no Centro de Especialidades.

No Centro, são realizados atendimentos complexos em 17 especialidades: alergologia, cardiologia, cardiopediatria, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, neuropediatria, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, pneumopediatria, reumatologia, urologia, angiologia e nutrição. A unidade realiza, ainda, procedimentos de pequenas cirurgias, como de catarata, além de curativos especializados, exames de eletrocardiograma, nasofibroscopia, espirometria e teste ergométrico, entre outros.

Fonte: Pref Hortolândia