Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia solicita para que população conserve mudas de flores plantadas na cidade

Ações de plantio foram feitas para promover bem-estar da população e embelezar Hortolândia 

Cidadania não significa somente os direitos que as pessoas têm. Envolve também os deveres que a população precisa cumprir para o bom convívio coletivo. Um desses deveres é zelar pelo patrimônio público da cidade. A Prefeitura de Hortolândia realiza trabalho de paisagismo, que inclui plantio de mudas de flores ornamentais, em vias e áreas públicas localizadas em diferentes regiões da cidade. A ação é para promover o bem-estar da população e embelezar o município neste período de fim de ano.

Anuncio


No entanto, algumas pessoas estão retirando as mudas das flores recém-plantadas para levá-las para casa. A Prefeitura solicita para que a população evite arrancar as mudas e conserve os locais onde foram feitos os plantios. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, esse fato foi constatado na rua Luiz Camilo de Camargo, que concentra o comércio, e na rotatória próxima ao supermercado São Vicente e ao HORTOFÁCIL, chamada “Balão do Migrante”, ambas na região central. A Prefeitura realizou paisagismo nos dois locais, no mês passado.

“Estamos mudando a concepção das nossas praças ao colocar flores nos jardins para deixar mais coloridos os espaços públicos da cidade. Esta mudança tem como foco o bem-estar da população. Para isso, contamos com a participação e a colaboração das pessoas para cuidar da cidade”, salienta o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

Denúncias de atos de vandalismo de patrimônios e espaços públicos da cidade podem ser feitas por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. Ou ainda pelo número 153 da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. 

MUDAS DE ÁRVORES

Para quem tem interesse em plantar espécies vegetais no quintal de casa ou em calçadas, a Prefeitura de Hortolândia faz a doação de mudas de árvores. Os interessados podem retirar as mudas no Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizado na rua Stefano Dilo, 350, Loteamento Adventista Campineiro. A doação das mudas é feita de quarta à sexta-feira, nos horários das 7h30 às 11h30, e das 13h às16h.

De acordo com o coordenador do viveiro, Toni Cláudio Andrade de Sousa, estão disponíveis mudas de espécies como ipês amarelo e branco, resedá e quaresmeira. Além da muda, o viveiro entrega um saco de compostagem, produzida pelo próprio viveiro. “A compostagem é feita com adubo orgânico e restos de galhos e folhas de árvores resultantes do serviço de poda e corte executados pela Prefeitura na cidade. Os restos de madeira são utilizados para a confecção de mobiliários urbanos, tais como banquinhos em praças”, explica o coordenador.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo