Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia organiza programação especial para março, “Mês da Mulher”

Publicado

em

Data começa a ser celebrada a partir de terça-feira (01/03), com a Ponte da Esperança iluminada de rosaA Prefeitura de Hortolândia promove, a partir da próxima terça-feira (1° de março) uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A programação especial em homenagem ao público feminino acontecerá ao longo de todo o mês e mobilizará diversas secretárias municipais.

De acordo com a Chefe de Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Jacyra Souza, as ações de celebração do “Mês da Mulher” serão iniciadas com a iluminação ornamental em tons rosa na Ponte da Esperança (Estaiada). “Além dessa iluminação especial no nosso principal cartão postal, os portais das avenidas São Francisco e Thereza Ana Cecon Breda terão mensagens alusivas à nossa programação. Os ônibus municipais também receberão cartazes em homenagem ao Mês da Mulher. Já as secretarias municipais estão organizando uma série de atividades para que ocorra uma participação mais efetiva da mulher hortolandense nas ações e no desenvolvimento de políticas públicas”, explicou Jacyra.

Entre as atividades, haverá o lançamento da campanha “Juntas no Ciclo” para arrecadação de absorvente que serão doados às mulheres carentes do município. Também haverá palestras, rodas de conversa, ações fortalecimento e realização de exames voltados à promoção da saúde da mulher, entre outras atividades.CULTURAA Secretaria de Cultura preparou uma série de atividades alusivas ao mês da mulher. Intitulada “Mulheres Hortolandenses em Ação”, a homenagem consiste na apresentação de uma série de vídeos curtos com mulheres da cidade que serão apresentados a partir do dia 1º de março. Os vídeos serão exibidos no canal do YouTube da Secretaria de Cultura (https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeHortol%C3%A2ndia), no site Mapa da Cultura (http://mapadacultura.hortolandia.sp.gov.br/) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura.

No total, foram entrevistadas 42 mulheres e, segundo a informações do secretário municipal da pasta, Régis Bueno, foram selecionadas mulheres que atuam profissionalmente no município e que participam ativamente do desenvolvimento e do crescimento de Hortolândia. “Foram entrevistadas mulheres de diferentes profissões, como médicas, cabeleireira, maquiadora, dona de casa, seis garis que fazem a limpeza de rua da cidade, jovens influencers, advogada e a secretária municipal Ieda Manzano de Oliveira”, comentou.

O primeiro vídeo, que será exibido, no dia 1º de março, será com a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funsol), Maria dos Anjos. Haverá dias em que serão exibidos dois vídeos, em horários diferentes.

Já no dia 8 de março, Dia da Mulher, a Cultura exibirá o vídeo com Dona Tomázia, uma moradora que atuou em projetos sociais e que faleceu no dia 8 de março de 2021. “Haverá também exposição, que será virtual, onde reunirá fotos produzidas pela Secretaria de Cultura com cada uma das mulheres entrevistas. Nas fotos, as mulheres aparecem com elementos referentes à área de atuação profissional. A exposição foi pensada no sentido de contar histórias de mulheres que fazem parte do desenvolvimento da cidade e representam tantas outras mulheres”, finalizou o secretário de Cultura.Confira abaixo demais atividades da programação do mês das mulheres:

 

 

 

 

 

DATA

LOCAL

ATIVIDADE

 

21 de fevereiro

 

Câmara Municipal

Aprovação da nova lei do CMDM

Março

Redes Sociais

Espaços Públicos

 

Campanha  do absorvente: Juntas no Ciclo

Funsol / Direitos Humanos

08/03

Todos os espaços públicos

Dia D: promover e registrar atividades para posterior divulgação

 

 

08/03

 

19h às 19h50

 

 

 

Live: YouTube da Prefeitura e Digital POP

Cerimonial: Wendy

Abertura: Zezé

Maria dos Anjos (lançamento da campanha do absorvente: Juntas no Ciclo

Depoimentos: Liliane e Naira

Palestra com Dra Mônica Baptista “Mônica Papo Reto”, tema: Liberdade para sonhar, determinação para conquistar.

Encerramento

 

Março

Redes Sociais

Produção de  folder comemorativo dos

5 anos do CRAM (a partir de imagens da trajetória do serviço)

 

 

07/03

 

 

 

 

11/03

       Escolas Estaduais:

EE. Paulina Rosa 13h15 – Ens. Fund

                          14h15 – Ens. Médio

 

EE. Maria Cristina Lobo

 13h00 – Ens. Fundamental

14h15 – Ens. Médio

 

 

 

Bate papo: Daniel (Política da Juventude); Advogada da Comissão da Mulher OAB (Dra Alina); Jornalista e Blogueira (Wendy) e Psicóloga (Dra Fernanda Freitas)

Público: jovens estudantes e educadores

08/03

 

 

14/03, 14h

 

CCMI – Centro de Convivência da Melhor Idade

Produção de vídeo com mulheres idosas;

 

 

Palestra sobre empreendorismo feminino, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico;

 

 

 

Março

Secretaria de Finanças

 

Mídias Sociais

Divulgação da representatividade das mulheres nesta secretaria. Dos 12 cargos de chefia, 10 são ocupados por mulheres, inclusive as secretárias

 

 

08/03, 8h30

 

 

 

08/03, manhã e tarde

 

09/03

 

 

 

 

            Secretaria de Saúde

 

 

CESM – “Mulher que se ama é mulher que se cuida”, Enfª Talita, para funcionários e pacientes;

 

Unidades Básicas de Saúde – realização de exames específicos da saúde da mulher conforme perfil da unidade;

 

AMDAH – Sessão de cinema seguida de roda de conversa com Psicóloga Sandra

 

 

 

08/03, 9h

 

09/03, 8h

 

 

 

10/03, 8h30

 

08/03, 9h

 

08/03, 9h

 

22/03, 8h30

Secretaria de Inclusão

 

CRAS Novo Ângulo 

 

CRAS Amanda

 

 

 

CRAS Primavera

 

CCS Jardim Rosolém

 

CCS Jardim Brasil

 

CRAS Santa Clara

 

 

Palestra para mulheres do território

 

Palestra Descubra-se: provocar e despertar na mulher autoconhecimento e gestão das emoções

 

Palestra para mulheres do território

 

Atividade com equipe técnica

 

Atividade com equipe técnica

 

Atividades com DGRES (Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária)

 

 

Março

Secretaria de Educação

Escolas Municipais

 

Trabalho transversal de acordo com a modalidade de ensino oferecida

 

08/03

 

Secretaria de Habitação

 

Roda de Conversa: O papel da mulher na sociedade contemporânea.

08/03

19h

UNASP Hortolândia / OAB

Roda de Conversa: atualização da lei Maria da Penha.

Link para inscrição:

http:\doity.com.br/rodadeconverdsaabracrim

 

08/03,

 Das 9h às 10h30

Atividades propostas pelo CMDM:

Palestra na ETEC

 

 

Roda de Conversa promovida pelo CMDM com Dra Mônica Baptista “Mônica Papo Reto”

 

09/03, 15h

 

Núcleo Vinde a Mim – ADRA

 

Roda de Conversa com mulheres do território

 

 

Março

 

Textos afirmativos sobre a mulher (Dra Raquel Sales), Conselheira do CMDM

 

 

Produção e divulgação de vídeos no Tik Tok

17/03, 19h30

 

Rodas de Conversa

Projeto Instituto Doné Mãe Eleonora

 

 

23/03, 14h

 

Câmara Municipal de Hortolândia

 

Ângela (Terapeuta Ocupacional) do CIER),  apresentação cultural

Palestra  “Você Mulher” com  Dilene Ebinger

 

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Publicado

em

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)

A Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, acaba de ganhar nova pavimentação asfáltica, nesta quarta-feira (18/05). O trecho beneficiado fica próximo à Ponte da Rua Flamboyant (foto), também asfaltada na última segunda-feira (16/05) pela empresa contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras. Toda a área que envolve as ruas Flamboyant, Cactos e Pacaembu passa por mudanças, em razão da duplicação da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo e das demais intervenções realizadas para a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia.

Outro trecho pavimentado hoje é o do cruzamento entre a Rua João Camilo de Camargo com José Athanázio Bueno. A quadra da José Athanázio até a Luiz Camilo de Camargo ainda recebe reforço no sistema de drenagem pluvial e somente após isso poderá ser asfaltada. Em toda a Luiz Camilo continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.

Nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada) acontecem outras ações do viário: a área de chácara ao lado da ponte da Vila Real é preparada para funcionar como saída para a nova via que se conectará à Rua Amélia Basso Breda, a chamada “rua da feira”. 

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra atingiu os 76,60% de realização. Iniciada em junho de 2021, a construção do “Superviário” permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil. A previsão é que esteja concluída no segundo semestre deste ano.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Publicado

em

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas

A lagoa do Jardim Amanda é a principal área de lazer do bairro. Reunir a família e os amigos para curtir o local ou praticar esportes ao redor do espaço, como uma corrida ou caminhada, são hábitos que, há anos, fazem parte do cotidiano dos moradores daquela região. Para tornar o local mais agradável, a Prefeitura de Hortolândia realiza, desde 2019, diversas intervenções para a revitalização da área. Alguns exemplos são as mesinhas e banquinhos instalados e a iluminação com tecnologia LED ao redor da lagoa. A limpeza também é essencial e a retirada das plantas aguapés do espelho d’água segue intensificada. Nesta semana, o serviço foi realizado todos os dias.

“A retirada das plantas aguapés da lagoa é um serviço que acontece periodicamente, mas que a população pode contribuir para evitar o crescimento delas. Ao descartar o esgoto doméstico irregularmente com ligações clandestinas, esses dejetos acabam desaguando em lagos, lagoas, rios e mananciais e alimentando o crescimento destes aguapés. Pedimos que todos façam a ligação regular para o descarte do esgoto doméstico e, assim, possamos manter nossos espaços de lazer em condições de uso para que todos possam usufruir”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos Marcos Panício, o Mercadão. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o descarte irregular dos dejetos nas redes de águas pluviais, por meio de ligação irregular de esgoto, também provocam danos como a contaminação de córregos e lagoas causando a mortandade de peixes e da fauna aquática, além do mau cheiro. 

Trabalho contra o crime ambiental

A Secretaria de Serviços Urbanos, com apoio da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza constantemente ações de vistoria, manutenção, notificações, desobstruções e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.

Nesta semana, as equipes realizaram ações que contribuem com o saneamento básico e evitam o crime ambiental em diversas regiões de Hortolândia. A desobstrução foi realizada em redes de esgoto e águas pluviais nos jardins São Jorge e Conceição. A manutenção intensificada no Jardim Santa Clara do Lago e notificações contra o descarte irregular no Jardim Rosolém. Concluindo a semana de serviços, uma análise foi realizada na Vila Real para a implantação de vielas sanitárias em residências. A Prefeitura de Hortolândia reforça que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Denuncie o descarte irregular

A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo. A denúncia também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-9800 da Secretaria de Serviços Urbanos. Caso a ligação de irregular de esgoto seja constatada, o morador ou o dono do imóvel recebe notificação da Prefeitura.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia

A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em diversas regiões da cidade. Desde o início da semana, o serviço é realizado em ruas e avenidas localizadas entre os bairros Parque Gabriel e Jardim São Miguel, próximas do Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação na região faz parte da ampliação, revitalização e modernização do maior espaço de lazer da cidade. Esta nova área do parque será entregue à população nesta quinta-feira (19/05), em comemoração aos 31 anos da cidade.

“Além de margear o parque, estas ruas que receberam mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco também são residenciais, algumas são linhas de ônibus do transporte municipal e intermunicial e servem como acesso à avenida Olívio Franceschini, uma das mais movimentadas da cidade. A ação leva diversas melhorias à moradores dos bairros, aos motoristas que trafegam pelo local e aos usuários da área de lazer. Continuaremos o trabalho nesta e em outras regiões da cidade. Desde o começo do ano, mais de 40 bairros já receberam uma ou mais etapas da Operação Tapa-Buraco da Prefeitura”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Ruas de bairros que ligam à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foram contempladas com a operação. Ela foi concluída em vias que são acesso à rodovia e ao redor do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e do Supermercado Pague Menos, unidade do Jardim Rosolém. O serviço também aconteceu ao redor da UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras. “Além de evitar danos nos veículos e deterioração do asfalto, este trabalho esta diretamente associado ao aumento da segurança viária já que também evita acidentes de trânsito”, comenta Panício.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade30 minutos atras

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)...

Nossa Cidade60 minutos atras

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas A lagoa do...

Nossa Cidade1 hora atras

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em...

Nossa Cidade2 horas atras

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) Hortolândia promove, nesta segunda e...

Nossa Cidade2 horas atras

Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região   A região conhecida como “ocupação...

Nossa Cidade2 horas atras

Hospital Municipal de Hortolândia promove palestra sobre autocuidado emocional para profissionais da saúde

Atividade ministrada nesta terça e quarta-feira (17 e 18/05) encerrou a programação comemorativa à Semana da Enfermagem O profissional de...

Publicidade

Populares