Combater a destruição do meio ambiente com beleza. É com este objetivo que a Prefeitura de Hortolândia implanta o Espaço Girassol, que fica numa área anexa ao PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Orestes Ôngaro. A implantação começou com o plantio de sementes de girassol, nesta quinta-feira (25/03). A ação foi realizada pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos. O PEV Orestes Ôngaro está localizado na rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes.

De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, o objetivo é proporcionar um espaço paisagístico agradável para evitar o descarte irregular de resíduos e outras ações de vandalismo que provoquem a degradação ambiental. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a previsão é que os girassóis comecem a florescer em cerca de dois meses, dependendo das condições climáticas.

PEVS

Em Hortolândia, há 11 PEVs, instalados em diferentes bairros. Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. 

No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia