12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia abre inscrições para aulas de percussão adaptada

Aulas serão realizadas no Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de abrilEstão abertas as inscrições para as aulas de percussão alternativa adaptada para PCD (Pessoa com Deficiência). Iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão da Secretaria de Governo. As aulas serão realizadas no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200.  Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de abril, por meio do aplicativo WhatsApp (19) 98929-6786 ou diretamente pelo telefone do Departamento de Direitos Humanos: (19) 3897-1126.

A aula de percussão alternativa adaptada para PCD tem duração de uma hora e o participante terá contato direto com os instrumentos musicais de percussão, tendo a oportunidade de aprender as técnicas e desenvolver sociabilização. Os instrumentos que serão utilizados foram confeccionados a partir de materiais recicláveis, aproveitando materiais doados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Coleta Seletiva.

“A Reciclagem é uma ferramenta importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas. É uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos que, de outra forma, seriam descartados como lixo, e que estão sendo reaproveitados e transformados em novos produtos, como por exemplo, em instrumentos musicais”, destacou Tala Bueno, Chefe do Setor de Coleta Seletiva.

As aulas obedecerão todos os protocolos sanitários de segurança, estabelecidos pela Vigilância Sanitária, em razão da pandemia da Covid-19.

Para se inscrever para as aulas de percussão, é preciso ter no mínimo 8 anos completos e estar apto a praticar a atividade, o que significa não ter nenhuma contraindicação médica para realizar a atividade e respeitar os seus próprios limites.

Segundo a Diretora do Departamento de Direitos Humanos, Marlene Batista Nascimento, a música pode contribuir no desenvolvimento emocional e na integração social. “É um trabalho muito bonito e que está sendo desenvolvido pela primeira vez pela Prefeitura. Acredito muito no sucesso desse projeto, que com certeza tem o poder de transformar vidas”, finalizou Marlene.BOXE ADAPTADOIdosos do CCMI do Jardim Amanda participam a partir desta terça-feira (15/03) das aulas presenciais de boxe adaptado. De acordo com a coordenadora do CCMI do Jardim Amanda, as aulas acontecerão todas as terças-feiras, a partir das 8h30 e todos os idosos cadastrados podem participar.

As aulas são ministradas pelo professor de Boxe e Muay Thai, Alexandre Rodnei Amaro. Segundo ele, desde que o idoso esteja apto à prática esportiva, não há restrições para fazer a atividade. Entre os benefícios garantidos pelo esporte estão: desenvolver resistência respiratória e muscular, auxiliar na perda de peso, melhorar postura, trazer fortalecimento corporal, desenvolver autoconfiança e autoestima, melhorar a coordenação motora, aumentar o poder de concentração e combater o estresse.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98