As avenidas de Hortolândia terão novo padrão de iluminação, com luminárias de LED, que proporcionam maior potencial de luminosidade. A ação confere mais segurança para motoristas e pedestres, além de embelezamento das vias públicas. A Prefeitura emitiu a ordem de serviço do contrato que possibilitará a instalação deste tipo de luminária nas avenidas já existentes e nas vias que estão em obras na cidade. De acordo com a Secretaria de Obras, o trabalho inicia pelo trecho da avenida São Francisco de Assis, que atualmente recebe investimentos em duplicação, desde a Vila Real até o Parque do Horto.

A meta do prefeito Ângelo Perugini é que, até o final deste ano, todos os 22 mil pontos de iluminação pública, em toda a cidade, sejam de LED. Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

O contrato de iluminação que começa a ser executado prevê a instalação de luminárias LED nas novas avenidas que estão surgindo com as obras do PIC. Conforme as obras viárias forem concluídas, a Administração Municipal inicia a colocação das lâmpadas. “Na avenida São Francisco, finalizamos o primeiro trecho da duplicação, que vai desde o cruzamento com a avenida Thereza Ana Cecon Breda até a avenida Anhanguera. Este é o ponto onde iniciaremos o projeto de iluminação”, detalhou o secretário de Obras, Sérgio Trrecilas.

Os demais locais contemplados são: a ponte de ligação do Jd. Novo Cambuí com o Parque Gabriel; a avenida José Augusto de Araújo (Novo Estrela); a ponte do Jd. São Sebastião; o trecho viário de ligação do Jd. Nova Alvorada até o Jd. Santa Clara do Lago II; a avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas; a avenida Panaíno; e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).

Caminho de luz

No ano passado, a Prefeitura entregou novo sistema de iluminação de LED na área das lagoas do Jd. Amanda, no Parque Socioambiental Lago da Fé (Jd. Nova Alvorada) e no Corredor Metropolitano, desde a avenida Olívio Franceschini até o Jd. Nova América. Durante o acionamento das luminárias no Corredor Metropolitano, o prefeito Angelo Perugini destacou que toda a cidade contará com iluminação pública em LED. “Em frente de cada casa, terá uma lâmpada LED, que ilumina muito mais. O objetivo da Prefeitura é trazer muita luz para nossa cidade, iluminando nosso caminho pra que a gente tenha mais esperança”, disse Perugini.

Para a troca da iluminação das ruas da cidade, a Prefeitura conclui uma PPP (Parceria Público-Privada), que prevê diversas ações de modernização da rede pública. Em setembro, dois consórcios foram considerados aptos a prosseguir na concorrência para assumir os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos pontos de iluminação da cidade. Por meio de transmissores de dados em cada luminária, o monitoramento inteligente possibilitará, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida.

As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos. Com a medida, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica estima que a Prefeitura reduza em até 50% os custos com iluminação pública. “Hoje, pagamos R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, vamos pagar 200 mil. É com esta economia investiremos na troca das lâmpadas”, justificou o prefeito.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia