Nossa Cidade

Hospital Municipal é unidade de referência para atender casos de acidente com escorpião

O verão é a época do ano em que os escorpiões ficam mais ativos, em razão do calor e da umidade. Com isso, aumenta o risco de acidentes com este animal. Em razão disso, a Prefeitura de Hortolândia alerta a população a procurar diretamente o Hospital Municipal Mário Covas em caso de algum acidente com picada de escorpião.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o hospital oferece atendimento específico para este tipo de ocorrência. Além disso, os médicos estão aptos a dar a orientação necessária. Neste ano, a Secretaria de Saúde informa que o município registrou dois acidentes com escorpiões.

Anuncio


No final do ano passado, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, detectou a presença de escorpiões nas galerias subterrâneas de águas pluviais. O fato foi constatado por meio da instalação de armadilhas nas galerias.

Para impedir a presença de escorpiões em residências, o órgão orienta a população a colocar telas em ralos. Outra medida é evitar manter algum tipo de material, tais como tijolos e telhas, armazenado em casa. Se caso isso seja necessário, a orientação é colocar estes materiais em locais afastados da casa e em cima de algum apoio (estrado ou pallet). Restos de construção devem ser descartados, pois escorpiões podem ficar escondidos neste tipo de material.

A UVZ também orienta a população a evitar capturar escorpiões. Caso algum animal seja encontrado, o munícipe deve acionar imediatamente a UVZ por meio do telefone 3897-3312. Os agentes do órgão irão até o local recolher o animal e vistoriar a área.

Outra orientação do órgão é que a população não use veneno ou inseticida comum para matar escorpiões, pois estes produtos podem deixar os animais mais agitados e provocar acidente com picada. O escorpião é um animal que só pica se for tocado por alguém.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo