Nossa Cidade

Prefeitura contrata novos professores concursados

Em Hortolândia, a Educação trabalha firme, apesar das aulas presenciais suspensas em razão da pandemia de Coronavírus. Com o objetivo de oferecer profissionais qualificados, em quantidade suficiente para atender aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura contrata novos professores. Conforme dados da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, 15 profissionais, selecionados por meio de concurso público, ingressaram nos quadro da Administração Municipal, neste mês. Outros 38 professores foram convocados na última sexta-feira (19/06) e estão em fase de aprovação em exames médico e psicológico, etapa prévia à contratação. Há ainda previsão de convocação de mais 17 profissionais, nas próximas semanas.

Os novos professores substituirão profissionais que deixaram o serviço público por motivos variados, como pedido de exoneração, aposentadoria ou vencimento de contrato de trabalho de professor celetista (contratados por tempo determinado em processos seletivos). Os contratados neste mês são professores de Educação Básica, capacitados para atuar em Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Anuncio


Apesar das aulas suspensas, os profissionais da Educação têm trabalhado bastante. Desde março, está no ar, no site da Prefeitura, o “Blog Educação”, com atividades escolares destinadas aos alunos da rede municipal de ensino. Com o material, que pode ser conferido online e, também, baixado para estudos offline, os estudantes mantém a rotina de estudos em dia. O Blog Educação foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia com objetivo de oferecer uma possibilidade de estudo por meio dos recursos digitais de aprendizagem.

De acordo com a diretora do Departamento, Fabiana Rodrigues, o acompanhamento pedagógico desta ferramenta conta com apoio dos departamentos de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Educação Integral e da EJA, para orientações aos gestores escolares na tarefa de atualizar e abastecer os conteúdos. Além do material disponibilizado no Blog, as escolas estão preparando e entregando atividades impressas às famílias dos alunos, além de livros didáticos e paradidáticos, atendendo aqueles estudantes que não têm internet ou computador em casa.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, o concurso foi homologado no início deste ano, como parte do planejamento da Secretaria de Educação. “A contratação de professores já se mostrava necessária pelo grande número de profissionais se aposentando ou exonerando. Com a pandemia, nós adiamos esta contratação. Mas, como o ano letivo continua, com o Blog, com as crianças fazendo atividades em casa, com as escolas oferecendo plantão e atividades impressas para as famílias que não têm acesso ao computador, cada sala de aula precisa ter o seu professor. Este profissional é importante para dar atenção para as crianças e acompanhar o trabalho que sua sala de aula está fazendo, de forma que haja o menor prejuízo possível, ainda que as atividades estejam acontecendo à distancia. Não temos previsão da data do retorno às aulas, mas trabalhamos para que a Educação atue de forma organizada, com profissionais suficientes”, destacou Sandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo