Está em andamento a terraplenagem para a implantação de ciclovia na Av. Thereza Ana Cecon Breda, no trecho próximo ao IFSP (Instituto Federal São Paulo) sentido Av. São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham na concretagem do local. “No primeiro trecho da ciclovia em construção, ela terá aproximadamente 2 quilômetros de extensão. Já toda a extensão da ciclovia, passando pela Av. São Francisco de Assis com final na Av. Anhanguera, na Vila Real, totalizará pouco mais 4 quilômetros. Toda a obra será concluída em aproximadamente três meses”, explica o diretor de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.   

A construção da ciclovia neste trecho faz parte das obras em andamento na Av. Thereza Ana Cecon Breda. Além da construção da ciclovia, está em implantação uma passarela feita em estrutura metálica, que servirá como trajeto desta ciclovia e da passagem de pedestres.  De acordo com a Secretaria de Obras, a estrutura metálica tem aproximadamente cinco metros de extensão e passa sobre um córrego. A passarela é fechada para proporcionar segurança aos pedestres e ciclistas na travessia. Todas as intervenções que estão acontecendo na via são parte da obra de duplicação da avenida, ação que está em fase final.

A duplicação da avenida foi iniciada no ano passado. Parte do trabalho já foi finalizado e a conclusão de um portal de boas vindas, em implantação no trecho, marcará a conclusão da obra. Segundo a Secretaria de Obras, para iniciar a duplicação da avenida, foi construída uma galeria de água pluvial, para captar a água da chuva e evitar enchentes. Além desse serviço, com o alargamento da via, as equipes trabalharam, em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) no deslocamento dos postes para as novas calçadas, oferecendo um trânsito mais eficaz e seguro.

O projeto completo da obra ainda contempla a construção de calçada para pedestres, implantação de uma rotatória no acesso ao bairro Chácaras Recreio Alvorada, canteiro central, paisagismo, além do portal. As obras foram realizadas no trecho localizado entre o Jd. das Colinas seguindo até a divisa com Sumaré.  De acordo com a Secretaria de Obras, a duplicação abrange cerca de 940 metros da avenida. A avenida também terá iluminação com luminárias de LED. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia