Nossa Cidade

Prefeitura alerta contra golpe em telefonema sobre Febre Amarela

 

A Prefeitura de Hortolândia orienta a população a não informar dados pessoais ou bancários para supostos profissionais da saúde em abordagens por ligação telefônica, uma vez que há relatos de moradores que receberam falsos telefonemas com oferta de agendamento da vacina contra Febre Amarela. A Secretaria de Saúde explica que não precisa de agendamento para nenhuma vacina. Para a vacina contra Febre Amarela, especificamente, as doses são disponibilizadas mediante entrega de senhas, nas unidades de saúde, na data da vacinação. Qualquer ligação suspeita deve ser comunicada às autoridades competentes.

Anuncio


Quem ainda não se vacinou contra Febre Amarela, pode ir a unidade de saúde mais próxima de casa e garantir a proteção, que vale pela vida toda. A cada dia da semana, uma unidade diferente realiza a vacinação (os horários podem ser conferidos abaixo). Para ser vacinado, é preciso levar carteira de vacinação e comprovante de endereço ou documento que comprove vínculo de emprego na cidade. Crianças menores de nove meses, mães que amamentam, gestantes e idosos, além de pessoas com baixa imunidade, não devem ser vacinadas, com exceção daquelas que receberam orientação médica para isso. Desde janeiro, mais de oito mil pessoas foram vacinadas em Hortolândia. Neste ano, a Prefeitura registrou duas notificações de Febre Amarela, sendo que ambas foram descartadas após exames.

Histórico

A proteção contra Febre Amarela sempre foi oferecida, gratuitamente, na rede pública de saúde, sendo prioritária para pessoas que viajam para áreas onde há transmissão da doença. Em abril de 2017, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) classificou Hortolândia como área de risco ampliado, com a recomendação de que toda a população da cidade seja vacinada. A Prefeitura, desde então, reforçou a oferta da vacina, inclusive com ações realizadas aos finais de semana, entre abril e junho. Em outubro, durante a Campanha Nacional de Multivacinação, doses contra Febre Amarela foram disponibilizadas também no final de semana da ação. Neste ano, a oferta da vacina foi ampliada às USFs, uma vez que até o final de 2017 somente as cinco UBSs ofereciam a imunização.

Unidade de Saúde

Horário de funcionamento da sala de vacina

UBS Rosolen

Segunda-feira 8h às 12h

USF São Jorge

Segunda-feira 7h30 às 11h30

USF Orestes Ongaro

Segunda-feira 7h30 às 11h30

UBS Novo Ângulo

Terça-feira 8h às 12h

USF São Bento

Terça-feira 7h30 às 11h30

USF Pq. do Horto

Terça-feira 8h às 12h

UBS Santa Clara

Quarta-feira 8h às 12h

USF Adelaide

Quarta-feira 7h30 às 11h30

USF Nova Europa

Quarta-feira 7h30 às 11h30

USF São Sebastião

Quarta-feira 7h30 às 11h30

UBS Nova Hortolândia

Quinta-feira 8h às 12h

USF Ghiraldelli

Quinta-feira 7h30 às 11h30

USF Santiago

Quinta-feira 7h30 às 11h30

UBS Amanda

Sexta-feira 8h às 12h

USF Amanda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

USF Santa Esmeralda

Sexta -feira 7h30 às 11h30

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo