O prefeito de Hortolândia,  Angelo Perugini, se reuniu com os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para buscar soluções sobre a saída de Cuba do Programa Mais Médicos. A reunião foi na sede da AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), nesta quinta-feira (22/11). No encontro foi decidido o envolvimento de todas as cidades da RMC para a elaboração de uma Moção de Apelo que será entregue aos representantes do governo federal, governo de transição e Ministério da Saúde.

 “Na Moção de Apelo solicitaremos a reposição urgente do quadro de médicos nas cidades da região. A população está sofrendo com a situação, pois várias consultas que estavam agendadas foram remarcadas, mas não teremos certeza se conseguiremos atender todos os munícipes nas datas agendadas. É uma situação de extrema importância e que merece a atenção do governo”, declarou o prefeito Angelo Perugini.

Mais médicos em Hortolândia

Hortolândia contatava com quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que eram atendidas por profissionais cubanos e estão sem médicos: Jd. São Sebastião, Pq. Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide e Jd. Nova Europa. As demais unidades de saúde estão com sua capacidade de atendimento significativamente reduzida, já que também perderam médicos. O município contava com 26 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo que 18 são cubanos, que encerram o contrato de trabalho nesta semana.

A Prefeitura estuda alternativas para que seja assegurado o atendimento à população, priorizando as situações de maior gravidade. A população encontra esclarecimentos nas unidades de saúde, que estão funcionando com os demais profissionais, aptos a avaliar a melhor conduta possível a ser adotada em cada uma das situações.

A Administração Municipal conseguiu estruturar e ampliar a rede de atenção básica na cidade com apoio do Programa Mais Médicos, já que a contratação de profissionais sempre foi um desafio para todos os municípios brasileiros. Hoje, Hortolândia conta com 17 unidades básicas de saúde.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia