Nossa Cidade

População deve permitir entrada de agentes da Prefeitura para ações de busca ativa e nebulização contra Aedes aegypti

Prefeitura realiza nesta semana busca ativa nas regiões do Parque Residencial Maria de Lourdes, Jardim Rosolém e Jardim Santa Cândida; trabalho de nebulização acontece no Jardim Amanda

A população precisa colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Para isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, em suas casas para realizar a busca ativa e a nebulização para eliminar o inseto. A Prefeitura realiza constantemente as duas ações em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ realiza busca ativa nas regiões do Parque Residencial Maria de Lourdes, Jardim Rosolém e Jardim Santa Cândida. Já o trabalho de nebulização acontece no Jardim Amanda. Ainda de acordo com o órgão, as ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

Anuncio


O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, salienta que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. Eles entram nas residências somente para realizar as duas ações. A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Cardoso ressalta ainda que o município tem registrado grande quantidade de notificações de Dengue. “Estamos ainda em período de transmissão da doença. Historicamente, esse período vai até maio. Por isso, precisamos contar com a ajuda e a compreensão da população para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, é importante que as pessoas deixem os agentes entrarem para realizar a busca ativa e a nebulização”, reforça o veterinário.

Na ação de busca ativa, os agentes visitam as casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do mosquito estão nas casas das pessoas.

Na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Eles usam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 783 casos notificados de Dengue, dos quais 186 positivos. Já de Chikungunya, são quatro casos notificados, sendo um positivo, dois negativos e um aguarda resultado do exame. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo