Nossa Cidade

População deve ficar atenta com sintomas causados pela Chikungunya

A Chikungunya é uma das doenças que o mosquito Aedes aegypti transmite para os seres humanos. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para os moradores manterem os cuidados no combate e na eliminação de criadouros do inseto em suas residências.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, os sintomas da Chikungunya são semelhantes aos da Dengue, porém, com maior intensidade. Dentre os principais sintomas da Chikungunya estão dor e inchaço nas articulações, febre e vermelhidão no corpo. Estes sintomas podem surgir até 12 dias após o paciente sofrer picada do Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica ainda ressalta que as dores nas articulações podem se tornar intermitentes ao longo dos anos. 

Anuncio


Quem teve Chikungunya fica imune e não é mais infectado pelo vírus causador da doença. No entanto, a pessoa pode contrair Dengue, que não imuniza a pessoa infectada. Isso significa que a Dengue é uma doença reincidente. A Vigilância Epidemiológica salienta ainda que não existem vacinas contra a Dengue e a Chikungunya. Portanto, a melhor prevenção contra estas doenças é o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para evitar o acúmulo de água parada em casa, condição favorável para a reprodução do mosquito, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, recomenda cuidados simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d’água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. De acordo com o órgão, cerca de 80% dos focos estão nas casas das pessoas. 

Outra atitude da população que ajuda no combate ao mosquito é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes na cidade. A lista dos PEVs pode ser conferida no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

CASA A CASA 

A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer parte dela para combater a proliferação do Aedes aegypti. Uma das ações realizadas é o casa a casa. Nesta semana, a UVZ prossegue com o trabalho no Jardim Amanda. 

Na ação de casa a casa, os agentes da UVZ visitam as casas dos moradores para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação é para eliminar o mosquito ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. 

Junto com a ação de casa a casa, a UVZ realiza nesta semana a nebulização na região do Remanso Campineiro. A ação consiste em espalhar um tipo de inseticida no ar, para eliminar mosquitos adultos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano até o momento 929 casos de Dengue, das quais 345 positivos, 433 negativos, 151 aguardam resultado e nenhum óbito. Já de Chikungunya, o município registra 3 casos, dos quais 1 positivo, 2 negativos e nenhum óbito.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo