Nossa Cidade

População deve fazer descarte correto de resíduos para evitar transtornos em dias de chuva

Ação de educação ambiental da Prefeitura de Hortolândia busca conscientizar moradores para evitar problemas como entupimento da rede de esgoto  

Com a grande quantidade de chuvas registradas nos últimos dias, é importante que a população faça o descarte correto de resíduos. Essa ação simples evita o entupimento dos bueiros nas vias públicas. Para reforçar a importância de se adotar essa atitude, a Prefeitura de Hortolândia realiza o trabalho casa a casa de educação ambiental. Nesta semana, a ação foi feita com moradores dos bairros Jardim São Sebastião, Jardim Nova Alvorada, Loteamento Adventista Campineiro, Jardim das Figueiras, Jardim Campos Verdes, Jardim Santo André, Jardim Everest e Jardim Santa Amélia. Essas regiões contam com os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura.

Anuncio


Na ação, os agentes do Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, visitam as residências, conversam com os moradores e os orientam sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos no PEV do bairro, além de distribuírem material informativo. O trabalho de conscientização integra a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura. Por meio da ação, a Administração Municipal estimula a participação dos moradores para tornar a cidade cada vez mais limpa e sustentável.

“Na ação, reforçamos para os moradores a importância de fazer o descarte de resíduos e materiais recicláveis nos PEVs. Procuramos conscientizá-los sobre o fato que, quando é feito o descarte irregular nas vias públicas, a enxurrada da chuva carrega os resíduos que podem entupir os bueiros das redes subterrâneas de água. Isso provoca alagamentos que podem causar prejuízos e transtornos para pessoas que moram em diferentes regiões da cidade”, salienta o coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni.

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode ainda causar vários outros problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças, e a contaminação de áreas verdes naturais como lagoas e ribeirões existentes no município. 

PEVs

Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs, sendo que os dois mais novos, um no Jardim São Sebastião e um no Jardim Alvorada, foram inaugurados no fim do ano passado pela Prefeitura. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável salienta que os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

MULTA

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo