Nossa Cidade

Plantio de mudas de árvores em área de preservação do Ribeirão Jacuba

Ação ocorre após limpeza das margens, trabalho que melhora as condições ambientais e evita enchentes

Após a limpeza das margens do Ribeirão Jacuba, no trecho que passa pelo Jardim do Lago, a Prefeitura de Hortolândia realizou nesta semana o plantio de mudas de árvores nativas na área de preservação.

Anuncio


A ação contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que foi conferir o trabalho e iniciar, junto com a comunidade, o plantio de ipês para reconstituição da mata ciliar.

“Esse local, mesmo estando há menos de 400 metros do PEV (Posto de Entrega Voluntária) do Jardim Santa Emília, vinha sendo utilizado como bota fora. Muito lixo e entulho era descartado irregularmente no leito e até dentro do ribeirão. Viramos essa página. Limpamos e, agora, estamos plantando mudas de árvores para recompor a mata ciliar e, para que tudo isso dê frutos, a participação e vigilância da comunidade serão fundamentais”, destacou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, no total foram plantadas 60 mudas de ipês, árvores nativas dessa região. “Com o plantio e conscientização da comunidade, esperamos que o local deixe de receber descartes irregulares. Para isso, orientamos os moradores a cuidar das mudas, inclusive ajudando a regar as futuras árvores. Para ajudar a desenvolver essa consciência ambiental, trouxemos a dupla Capitão Natureza e Dona Confusa, artistas que são servidores municipais, Ricardo Zanoni e Fernanda Pacheco da Silva. De forma lúdica, tratam sobre a importância da preservação e a necessidade de fazer a destinação correta dos resíduos”, explicou Eliane.

ANTIENCHENTES

A ação desenvolvida no Ribeirão Jacuba, no Jardim do Lago, além de ser voltada para a preservação, com o plantio de mudas, aproveita o período de estiagem para realizar um trabalho antienchentes, dando maior vazão ao principal curso d´água do município. Este trabalho ocorre também alguns quilômetros rio abaixo, na região do Jardim Carmem Cristina.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além do desassoreamento da lagoa de contenção de enchentes do Parque Remanso das Águas, está em andamento a limpeza do canal do Jacuba. Atualmente, o trabalho está em andamento próximo deste parque, mas seguirá o curso do ribeirão até o Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central, onde também está localizado o córrego Santa Clara.”Vamos retirar todo o material orgânico e terra em trechos de todo o canal do ribeirão. O serviço é realizado por etapas passando pelo Jardim Minda, Vila Real até chegar na região Central. Estamos aproveitando a estiagem para a realização desta limpeza. Com isso, no período chuvoso, os impactos das chuvas serão os menores possíveis nas ruas, avenidas e bairros da cidade”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão. O secretário destacou, ainda, que para a segurança e os cuidados com o meio ambiente na realização deste serviço, foram consultadas a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Defesa Civil do município.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo