Connect with us

Nossa Cidade

PEVs recebem cobertura metálica em áreas de descarte de colchões e estofados

Publicado

em

Unidades do Jd. N. Sra. Auxiliadora, Amanda, Interlagos, Adelaide e Santa Emília contam com proteção construída em parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a iniciativa privada

A partir de agora, cinco dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) de Hortolândia contam com cobertura metálica na área que recebe o descarte de colchões e estofados. As unidades são as do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Amanda, Jd. Interlagos, Jd. Adelaide e Jd. Santa Emília. A implantação da proteção é fruto da parceria da Prefeitura com a empresa química Dow e o Instituto Akatu, que desenvolvem na cidade o projeto-piloto “Reuse” de incentivo ao descarte correto e a reciclagem da espuma de poliuretano, utilizada em colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cobertura metálica contribui com a durabilidade dos materiais que compõem a estrutura dos sofás e colchões, evitando a ação do tempo, como o sol e a chuva, facilitando a destinação correta deles. A iniciativa demonstra a importância de reutilizar materiais recicláveis e se consolidar Hortolândia como cidade sustentável e inteligente.

Os 13 PEVs da Prefeitura de Hortolândia, além dos restos de construção civil e de outros materiais recicláveis, recebem sofás e colchões velhos. O descarte correto desses produtos colabora para a preservação do meio ambiente e a reciclagem dos materiais.

Por meio do Projeto Reuse, a parceria da Prefeitura com a iniciativa privada já recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 2 mil sofás e colchões, que foram descartados nos PEVs. Outro aspecto do projeto é mobilizar a população sobre a importância da economia circular, conceito que propõe desenvolvimento econômico sustentável por meio do melhor uso dos recursos naturais, novos modelos de negócio, consumo consciente e reaproveitamento/reciclagem de materiais. Pelo projeto, ainda está prevista a realização de ações de conscientização e atividades educativas sobre o tema com a população, alunos e professores da rede municipal de ensino. O trabalho será executado pelo Instituto Akatu.

Sobre a Dow:

O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Em Hortolândia, a empresa está localizada na região das Chácaras Assay.

Sobre o Instituto Akatu:

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Ação de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti continua no Jd. Nova América e Jd. Novo Ângulo

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia solicita para que moradores permita a entrada dos agentes em suas casas  

Com o forte calor registrado na cidade nos últimos dias, a Prefeitura de Hortolândia orienta as pessoas a redobrarem os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti em suas casas e na região onde moram. O inseto é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura continua a fazer a parte dela com a ação de casa a casa para fazer a busca e a eliminação de criadouros do mosquito em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, prossegue com a ação nas regiões do Jardim Nova América e do Jardim Novo Ângulo.

Os agentes do órgão visitam as residências para fazer a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do Aedes aegypti estão nas casas.

A Prefeitura solicita para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta a população a ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

COLABORAÇÃO

O combate ao Aedes aegypti é uma ação que precisa da colaboração dos moradores para que seja eficiente. Por isso, a Prefeitura reforça para que as pessoas façam sua parte para evitar a proliferação do mosquito. 

Uma atitude que é muito útil e que a população deve adotar para evitar a reprodução do mosquito em casa é recolher e fazer o descarte correto de recipientes, garrafas PET e embalagens plásticas que possam acumular água parada. A fêmea do Aedes aegypti deposita na água parada os ovos que darão origem a mais mosquitos. 

A Prefeitura reforça que o descarte correto desses materiais deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) existentes no município. A Prefeitura inaugurou dois novos PEVs, um no Jardim São Sebastião e outro no Jardim Nova Alvorada, em novembro do ano passado. Com a inauguração dessas duas novas unidades, Hortolândia tem agora 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

CHUVAS

O verão é a estação caracterizada por chuvas repentinas e de forte intensidade. Por este motivo, a Prefeitura salienta que a população deve redobrar os cuidados para eliminar o acúmulo de água parada em suas casas logo após a ocorrência de chuva. Pessoas que moram em casas com laje exposta sem telhado também devem verificar se houve acúmulo de água da chuva na laje e fazer a retirada de poças. 

Ao fazer o descarte correto de materiais reaproveitáveis como garrafas PET e embalagens plásticas nos PEVs, a população também ajuda a evitar que esses materiais sejam levados pela enxurrada das chuvas e causem o entupimento de bueiros, o que provoca inundações e alagamentos. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade. 

O descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode ainda causar outros problemas, tais como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem outras doenças, e a contaminação de áreas verdes e naturais, como lagoas e ribeirões, existentes na cidade.

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus). De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em 2021 o município registrou 514 casos positivos de Dengue e 3 casos positivos de Chikungunya. Já neste ano, o município registra 13 casos suspeitos de Dengue, todos aguardando resultado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

PAT de Hortolândia oferece 33 vagas de emprego

Publicado

em

HortoFacil

Dentre as vagas disponíveis, há 20 para auxiliar de limpeza e 2 para auxiliar de engenheiro civill, dentre outros cargos

Quer começar a semana com um trabalho novo? Então, se liga que o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia, está com 33 vagas de emprego. Destas, 20 são para auxiliar de limpeza. Já para quem cursa o Ensino Superior na área, há oportunidade para auxiliar de engenheiro civil (2 vagas).

O PAT solicita aos interessados para que se candidatem às vagas por meio do aplicativo Sine (Sistema Nacional de Emprego) Fácil ou do site Emprega Brasil (CLIQUE AQUI), ambos do governo federal. A orientação é em virtude da pandemia do Coronavírus para evitar aglomeração no local. 

O órgão ainda orienta para que os candidatos fiquem atentos às datas de disponibilidade de cada vaga. Em caso de vagas com data de disponibilidade no fim de semana, os candidatos podem se candidatar por meio do aplicativo Sine Fácil ou do site Emprega Brasil. O PAT informa que as vagas de emprego ficam disponíveis até a data limite ou até o número máximo de candidatos estabelecido pelo empregador for atingido.

Para quem preferir se candidatar presencialmente, o PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão ressalta que o atendimento presencial é realizado de acordo com os protocolos sanitários que incluem o uso obrigatório de máscara e distanciamento. 

É necessário levar Carteira de Trabalho (digital ou impressa), Carteira de Identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço. Os candidatos também podem levar currículo e comprovante de endereço, mas de acordo com o PAT, a apresentação desses documentos não é obrigatória. Para mais informações e orientações, o telefone do órgão é 3965-1400, ramais 8912 e 8913.

Confira abaixo as 33 vagas de emprego que estão disponíveis no PAT de Hortolândia:

CargoVagasEscolaridadeExperiência
Auxiliar de limpeza20Não exigidaSim
Líder de limpeza3Não exigidaSim
Soldador3Ensino Médio completoSim
Balconista1Ensino Médio completoPreferencialmente
Auxiliar administrativo2Ensino Médio completoNão exigida
Assistente de engenheiro civil2Ensino Superior incompletoNão exigida
Auxiliar de recursos humanos2Ensino Médio completoNão exigida
Continue Lendo

Nossa Cidade

Promotoria de Hortolândia investiga descumprimento de oferta e publicidade enganosa em empreendimento imobiliário

Publicado

em

Empreendedora do Golden Parque Residence prometia construção de área de lazer dentro de área de proteção permanenteO promotor de justiça substituto Francisco Antonio Nieri Mattosinho, por meio de portaria investiga a prática de publicidade enganosa realizada pelo condomínio Golden Parque Residence, de Hortolândia.

De acordo com a portaria emitida pela Promotoria de Justiça, as propagandas de vendas de lotes do condomínio prometiam a construção de quiosques com vista para o lago, pista de caminhada e deck para pesca, mas por estarem localizados em área de proteção permanente impossibilitou a construção da área de lazer prometida às margens do lago, violando o artigo 37 e parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor, sobre publicidade enganosa.

Diante dos fatos, o promotor considera necessário coletar outras informações para orientar a eventual tomada de providência e instauração de Inquérito Civil, encaminhamento da portaria para conhecimento dos fatos de todos os proprietários de lotes, assim como a sua devida identificação, dar publicidade em jornais de circulação local e ao Procon de Hortolândia sobre o objeto desta investigação e para que eventuais consumidores possam ser devidamente informados e que procurem se manifestar como lesados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

procon procon
São Paulo52 minutos atras

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias é notificada pelo Procon

Tendo em vista o crescente número de relatos de consumidores divulgados na mídia, com dificuldades para agendamento e realização de...

fusca fusca
Nossa Região2 horas atras

Campinas tem mais de 15 mil Fuscas em circulação

Levantamento do Detran.SP comprova que um dos modelos de veículo mais emblemáticos da história, o Fusca, continua nos corações dos...

Nossa Cidade3 horas atras

Ação de busca e eliminação de criadouros de Aedes aegypti continua no Jd. Nova América e Jd. Novo Ângulo

Prefeitura de Hortolândia solicita para que moradores permita a entrada dos agentes em suas casas   Com o forte calor registrado...

HortoFacil HortoFacil
Nossa Cidade3 horas atras

PAT de Hortolândia oferece 33 vagas de emprego

Dentre as vagas disponíveis, há 20 para auxiliar de limpeza e 2 para auxiliar de engenheiro civill, dentre outros cargos...

biomassa biomassa
São Paulo5 horas atras

Com investimento de mais de R$ 500 milhões, em Lençóis Paulista (SP), nova usina produzirá energia a partir de biomassa

Empreendimento sustentável conta com apoio da InvestSP, usará diferentes tipos de insumos e deve gerar 1,5 mil empregos A cidade...

Nossa Cidade5 horas atras

Promotoria de Hortolândia investiga descumprimento de oferta e publicidade enganosa em empreendimento imobiliário

Empreendedora do Golden Parque Residence prometia construção de área de lazer dentro de área de proteção permanenteO promotor de justiça...

Amazon

Populares