Nossa Cidade

Com o tema “Solidariedade e Cooperação”, chega ao fim a primeira temporada da série de podcasts que estuda memórias de idosos de Hortolândia

Projeto Articuladas é fruto de pesquisa feita por extensionistas da PUC Campinas em parceria com a Prefeitura

Após quatro meses de publicações periódicas, chega ao fim, nesta terça-feira (21/12), com a postagem do sétimo episódio, a primeira temporada da série “Sísifo e o cuidado”. Os áudios abordam temas sociais relevantes e variados, que surgem a partir dos relatos das memórias de idosas e idosos integrantes do Grupo da Melhor Idade do CCS (Centro de Convivência Social) do Jardim Rosolém, em Hortolândia. Desta vez, o debate aborda algo cada vez mais necessário na atual sociedade brasileira e mundial: “Solidariedade e Cooperação”.

Anuncio


O episódio já está disponível na plataforma digital Spotify e pode ser ouvido, clicando neste link: https://open.spotify.com/episode/3JTkzxyw9X4UzI3b8oewfy?si=vc3pbbZIQxiAvkK-a3DfHA&nd=1. Participam do debate a primeira-dama de Hortolândia e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Maria dos Anjos Assis Barros, e a coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Novo Ângulo, Eliane Silva.

No Spotify, também é possível ouvir os outros seis episódios publicados anteriormente, que enfocam: Cuidado e Proteção Social, Migrações e Território, Trabalho e Economia Nacional, Envelhecimento e Vulnerabilidade Social, Seguridade Social e Direitos Humanos e, por fim, Saúde Mental e Integralidade.

Para quem acompanhou de perto cada abordagem, a boa notícia é que a segunda temporada está prevista para acontecer em 2022. A ideia é que seja ampliada, envolvendo novos grupos vinculados ao CRAS Novo Ângulo, e possa render também um ebook. Para Eliane Silva, o saldo da temporada inicial é “muito positivo, pois o projeto do podcast alcançou o seu objetivo. Eternizou a história dos nossos usuários e trouxe um olhar moderno ao nosso trabalho”, avalia.

“Esse tema [do cuidado] é transversal, integra muitas outras problemáticas sociais, como as migrações, o mercado de trabalho, a família e o envelhecimento, a cidadania e os direitos humanos, a saúde e a solidariedade. Com as idosas e idosos eu descobri também que ‘cuidado’ é um termo de muitas definições. Achei muito rico perceber que para elas, ‘cuidado’ tem a ver sobretudo com escuta e atenção às necessidades do outro, mas que também percebem ‘cuidado’ como um trabalho, um trabalho amoroso e exigente. O podcast aproximou várias instituições e atores: o Grupo da Melhor Idade do CCS do Jardim Rosolem/CRAS Novo Ângulo, a equipe de gestores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Fundo Social de Solidariedade e a PUCC, através dos projetos de extensão de outros colegas. O Projeto Articuladas vai continuar atento e participativo na escuta, para continuar costurando, em diálogo com Hortolândia, novas ações que fortaleçam as mulheres e aqueles grupos ainda invisibilizados”, afirma a Prof.ª Dr.ª Stela Cristina de Godoi, da Faculdade de Ciências Sociais e também extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC Campinas, que está à frente do projeto.

Sobre a série

A série de podcasts, lançada em setembro deste ano, resgata as memórias de idosas e idosos moradores da região do Jardim Rosolém, em Hortolândia. O produto técnico-cultural é fruto do Projeto de Extensão “ARTiculadas”, desenvolvido por extensionistas da PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). O projeto acontece em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Após contatos travados ainda em 2019, os relatos de vida foram coletados em plena pandemia do Coronavírus, no segundo semestre de 2020, depois que os pesquisadores começaram a acompanhar as atividades socioeducativas realizadas de maneira remota com os grupos de idosos vinculados ao CCS (Centro de Convivência Social) do Jardim Rosolém. O contato foi fundamental para que fosse identificado o perfil sociocultural do grupo.

Sobre o mito de Sísifo:

Na mitologia grega, Sísifo era um homem que ousou desafiar os deuses. Capturado, sofreu punição severa. Para toda eternidade, teria de empurrar uma pesada pedra da base até o topo de uma montanha; a pedra rolaria para baixo e ele teria que começar tudo novamente, a cada dia. Para o filósofo Albert Camus, que trouxe às gerações atuais importantes reflexões sobre este mito, ele enfoca um ser que, mesmo condenado a uma tarefa sem sentido, vive a vida ao máximo, lutando contra a morte. Mesmo reconhecendo a falta de sentido no que faz, Sísifo continua executando sua tarefa diária. 

Confira a descrição do 7° Episódio:

A solidariedade é a ligação entre os vínculos sociais cotidianos e a organização política. A cooperação face a face, por sua vez, é a maneira prática de gerar solidariedade. Todavia, os contextos de crise social como a que estamos vivendo hoje tendem a esgarçar as redes sociais que sustentam as coletividades, comprometendo o espírito cooperativo do qual depende tanto a solidariedade humana. A pandemia do Covid-19 mostrou como a solidariedade é importante e se expressa nos nossos atos mais cotidianos de cuidado com o outro. Usar máscara, não colocar o outro em risco de contágio, participar de ações sociais, escutar e acolher, defender os direitos do mais vulneráveis, dividir as tarefas domésticas com as mulheres- Sísifo de suas vidas, se indignar com o racismo, o machismo e qualquer outra forma de preconceito, todos esses exemplos são disposições de quem coopera e quer construir um mundo melhor, mais justo e menos violento.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo