Connect with us

Nossa Cidade

Pesquisa de censo habitacional da Prefeitura de Hortolândia em condomínios continua até o final deste ano

Publicado

em

Ajuste no Plano Diretor possibilitará implantar mais  escolas, unidades de saúde e áreas de lazer

A Prefeitura de Hortolândia continua as ações para tornar a cidade cada vez mais sustentável, atendendo a expectativa dos moradores para a utilização dos recursos municipais de maneira satisfatória, tornando, também, o município inteligente. Iniciada no mês passado, a pesquisa junto aos empreendimentos habitacionais particulares, implantados em diversos bairros da cidade vai trazer um diagnóstico da densidade populacional das áreas destes condomínios com o objetivo de incluir novos serviços públicos para atender demandas, como escolas, unidades de saúde e áreas de lazer.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento Urbano, Eduardo Marchetti, a pesquisa do censo habitacional continua até o final deste ano. Após isso, o resultado obtido será estudado pelas equipes capacitadas na aplicação prática do que a população destas áreas realmente demanda. “A apuração inclui informações sobre quantidade de pessoas por residência, idade, se estes moradores têm plano de saúde ou se utilizam a rede pública de saúde, se frequentam escola, se trabalham no município, entre outros dados importantes para o planejamento de ações para atender o crescimento populacional”, explica. 

PLANO DIRETOR

Com base nas informações coletadas, o Plano Diretor de Hortolândia será readequado para estabelecer novas metas que serão executadas em aproximadamente 5 anos. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a ação atende as recomendações do Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável). Hortolândia é uma das seis cidades brasileiras participantes do projeto Andus de cooperação entre o governo federal brasileiro e a Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de cooperação técnica alemã). A parceria proporciona transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor em Hortolândia, de modo a tornar o município cidade modelo de sustentabilidade.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia divulga lista de aprovados dos editais de credenciamento de arte educadores

Publicado

em

Profissionais não aprovados têm prazo de cinco dias úteis para entrar com recurso

Você participou dos editais de credenciamento para arte educadores abertos pela Prefeitura de Hortolândia? Então, fique atento! A Administração Municipal divulgou a lista dos aprovados, nesta quinta-feira (20/01). As listas estão disponíveis no site do Diário Oficial Eletrônico do município, por meio deste LINK.

De acordo com a Secretaria de Cultura, os profissionais não aprovados têm o prazo de cinco dias úteis para entrar com recurso. Terminada esta fase, a Prefeitura iniciará a contratação dos aprovados. Ainda segundo a Secretaria de Cultura, os contratados devem começar a atuar em fevereiro.

Um dos editais selecionou profissionais que ministrarão os seguintes cursos livres: artes para crianças, ballet, canto coral, capoeira, contação de história, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão, dança do ventre, desenho artístico, formação de DJ, fotografia com celular, grafitti, jazz, lettering, musicalização infantil, percussão para PCD (pessoa com deficiência), pintura em tela, poesia e batalha de rima, redação e produção de texto, teatro (iniciação), violão e você na internet.

Já o outro edital é para profissionais que atuarão na Formação Cultural (curso profissionalizante) “Artes da Cena – Teatro e Dança”, ministrada pela Escola de Artes Augusto Boal, órgão da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a vigência do credenciamento será de 12 meses, com início a partir da homologação, podendo a duração ser prorrogada uma vez por igual período, a critério da Prefeitura. O prazo do contrato será de 12 meses, a contar da emissão da ordem de serviço emitida pelo município.

“A seleção por meio de editais permite a Prefeitura contratar profissionais conceituados para atuarem nos espaços culturais do município e garantir aos cidadãos formações de qualidade que preparam os aprendizes para o mundo do trabalho. A retomada das formações ressignificam o processo de ensino e possibilita planejar experiências significativas, considerando o contexto do momento que estamos vivendo. Precisamos atuar juntos para fortalecer e manter o vínculo em favor da cultura”, avalia o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno.

OBS.: Fotos feitas antes da pandemia

Continue Lendo

Nossa Cidade

UBS Campos Verdes aposta em decoração infantil para tranquilizar crianças durante vacinação

Publicado

em

Entrada da unidade está decorada com bexigas coloridas e crianças ganham um brinde

“Ah, foi legal!” Com a inocência característica da infância, Stella Christine (foto), de 8 anos, estendeu o bracinho para ser imunizada contra a COVID-19, sob o olhar carinhoso da avó, Joquebede Bispo de Sousa Oliveira. A menina foi uma das primeiras crianças a ser vacinada na manhã desta sexta-feira (21/01) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes. A unidade fez uma decoração para deixar o ambiente mais alegre para a criançada. 

A coordenadora da unidade, Marinete Maria da Silva, explica que a ação foi feita para suavizar o clima da vacinação. “Algumas crianças ficam assustadas quando entram no ambiente de vacinação. Por isso, decoramos a entrada da unidade com bexigas coloridas para alegrá-las”, destaca Marinete. Além disso, a unidade ofereceu um lápis decorado para as crianças após serem vacinadas. Os brindes foram coletados pela equipe da própria unidade por meio de doações.

Joquebede, avó de Stella, destaca a importância de imunizar as crianças. “Temos que vacinar as crianças porque ela vão voltar para as aulas. Tem famílias que estão com medo porque acham que a vacina faz mal. Isso é fake news. A vacina é benéfica para a saúde das crianças. Temos que agradecer a Deus pelo conhecimento da ciência para fazer a vacina”, salienta Joquebede.

VACINAÇÃO NESTE SÁBADO

A Prefeitura de Hortolândia reforça que haverá vacinação contra a COVID-19 para crianças com comorbidade ou deficiência, neste sábado (22/01), das 8h às 15h30, na UBS Campos Verdes, localizada na rua da Confibra, 155. A partir deste sábado, a Secretaria de Saúde ressalta ainda que também poderão ser vacinadas crianças de 5 anos sem comorbidade ou deficiência.   

A vacinação será por livre demanda, com distribuição de senha na unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão disponibilizadas 500 doses neste sábado. As crianças receberão duas doses da vacina pediátrica da Pfizer. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que as famílias façam o cadastro das crianças no site Vacina Já (CLIQUE AQUI), do governo do Estado. O cadastro serve para deixar a vacinação mais rápida, e assim evitar filas e aglomeração. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) da criança. Caso a criança ainda não tenha o documento, a Secretaria de Saúde orienta para que a família ou o responsável providencie a emissão do documento da criança em alguma das agências dos Correios da cidade.  

Na vacinação, as crianças deverão ir acompanhadas de pai, mãe ou responsável. Será necessário apresentar laudo que comprove a comorbidade ou a deficiência da criança, com o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) do médico que a atende. Também será necessário apresentar comprovante de endereço e o CPF da criança. 

Caso a criança compareça acompanhada de adulto, que não seja pai, mãe ou responsável, ela deverá apresentar o termo de autorização para ser vacinada. O termo deverá ser assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível no site da Prefeitura para ser baixado neste LINK. O termo também está disponível em versão impressa nas UBSs da cidade.

A Secretaria de Saúde ainda solicita para que o acompanhante leve a carteira de vacinação da criança para verificar se a carteira está atualizada. Caso a criança esteja em falta com alguma vacina, a equipe da unidade orientará para que a criança aguarde o intervalo de 15 dias após ter sido imunizada contra a COVID-19 para receber as vacinas faltantes.  

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação para que a criança venha com apenas um acompanhante para evitar aglomeração na unidade na hora da vacinação.

Caso a criança apresente reação adversa à vacina pediátrica, a Secretaria de Saúde orienta para que ela seja levada aos serviços públicos de urgência e emergência da cidade. As famílias podem consultar informações sobre a vacinação infantil no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

LISTA DE ESPERA

Em caso de haver sobra de vacina, a Secretaria de Saúde organizará lista de espera. Para entrar na lista, é necessário que o pai, a mãe ou o responsável da criança envie mensagem via WhatsApp para o número (19) 99920-3204. Na mensagem deverão ser informados o nome do pai, mãe ou responsável, e os seguintes dados da criança: nome, CPF, data de nascimento e idade. A Secretaria de Saúde entrará em contato com as pessoas da lista. As pessoas chamadas terão o prazo de meia hora para levar a criança à unidade onde houve a sobra da vacina.

PRÓXIMA SEMANA

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação para crianças continua na próxima semana. Confira abaixo o cronograma da vacinação contra a COVID-19 para crianças na próxima semana:

– Segunda-feira (24/01): UBSs Novo Ângulo e Dom Bruno Gamberini

– Terça-feira (25/01): UBS Rosolém

– Quarta-feira (26/01): UBS Campos Verdes

– Quinta-feira (27/01): UBS Parque do Horto

– Sexta-feira (28/01): UBS Amanda II

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ana Perugini confirma pré-candidatura a deputada estadual

Publicado

em

Ana Perugini

A ex-deputada Ana Perugini confirmou nesta sexta-feira (21) sua pré-candidatura a deputada estadual nas eleições de outubro deste ano.

“Vou ficar aqui em São Paulo, perto das minhas filhas. Minha vocação é tocar, ouvir as pessoas e aqui eu acredito que posso contribuir mais. O meu dom natural é esse. Se Deus permitir, é isso que vai acontecer”, afirmou Ana, em entrevista ao jornalista Helton Pimenta.

Ana Perugini participou, na tarde desta sexta, do programa Helton Pimenta Entrevista. A atração é transmitida ao vivo pelo Facebook.

Caso seja eleita deputada estadual, Ana Perugini cumprirá seu terceiro mandato na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), onde esteve de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014. Entre 2015 e 2019, foi deputada federal. Nos últimos dois anos na Câmara dos Deputados, Ana presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Ao conquistar 121.681 votos no pleito de 2014, Ana Perugini foi a primeira mulher eleita deputada federal  na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Ana Perugini é funcionária pública do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), com formação em direito pela PUC-Campinas e pós-graduação em gestão pública pela FGV/Perseu Abramo.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares