Nossa cidade é destaque no polo de desenvolvimento. Em 2019, esteve no ranking das 100 Melhores Cidades Para Fazer Negócios e se mantém em constante evolução. Segundo o IBGE de 2020, são mais de 243 mil habitantes e uma densidade demográfica de 3.094,16 hab/km².

A cidade, que foi emancipada de Sumaré em 19 de maio de 1991, completará mais um ano de existência na próxima quarta-feira (19). Mas você conhece a história de Hortolândia?

Se a resposta for não, fique tranquilo! O Portal Hortolândia faz um resumo para você!

O INÍCIO

Depois que a Coroa Portuguesa doou as terras para um importante dono de engenho da região, chamado José Teixeira Nogueira, em 1798, houve um crescimento do cultivo de café. Os escravos eram responsáveis por todo este trabalho e, quando houve a Abolição da Escravatura, os mesmos tornaram-se responsáveis pelo local.

Não demorou para que um médico norte-americano tomasse posse, à força, e renegociasse a propriedade. Além do café, viu-se crescer o cultivo de algodão e cana de açúcar, só para citar alguns.

O local também servia como parada para descanso e alimentação de tropeiros e colonos, que passaram a chama-lo de Sítio Jacuba (que em Tupi-Guarani significa “água quente).

Instalou-se um posto telegráfico, em 1986 e, mais tarde, uma estação ferroviária. Desta forma, o povoado ganhou forma e se fez conhecido.

A apropriação do loteamento ocorreu em 1947, sob o nome de Parque Ortolândia, que tinha como dono João Ortolan. Em 1953, o povoado integrou o município de Sumaré e apenas em 17 de abril de 1958 que Jacuba transformou-se em Hortolândia. Tudo por conta de uma proposta legislativa feita por Leôncio Ferraz Júnior, deputado estadual na época.

O crescimento industrial foi visto, principalmente depois que empresas como IBM, Armco do Brasil e a Fibramatex se instalam por lá.

EMANCIPAÇÃO

Na década de 1980, houve inegável crescimento, principalmente com a vinda de mais indústrias, atraídas pelo incentivo fiscal. Hortolândia, neste momento, já era responsável por 60% da arrecadação de Sumaré, segundo consta no site da Prefeitura.

Em 1988, moradores e representantes se juntaram para conquistar o direito de dar a Hortolândia à alcunha de distrito autônomo. Após a tentativa de Sumaré, de manter a posse, em 19 de maio deu-se o plebiscito, onde 97,4% dos eleitores votaram “Sim” para a emancipação!

O CRESCIMENTO CONTINUA

Com mais de 500 indústrias, shopping center, hospitais, parques, escolas, bares, restaurantes e etc. O município, apesar de necessitar de melhorias, tem enorme potencial de desenvolvimento econômico.

Neste ano de 2021, o até então prefeito Ângelo Perugini, foi vitimado pelo Covid-19, não resistiu e faleceu. Atualmente, Zezé Gomes (PL), foi empossado como chefe do Poder Executivo.

E você, conhecia a História de Hortolândia? O que acha da cidade? Quais os pontos positivos e negativos de se morar aqui? Comente com a gente!