Nossa Cidade

Parque do Horto começa a ganhar luminárias de LED em postes

A Prefeitura de Hortolândia avança com o serviço de troca de lâmpadas dos postes, que beneficiará toda a cidade. A região atendida atualmente é a do Jd. Nova Hortolândia, onde a ação acontece, nesta semana, nas ruas do Parque do Horto. Nos bairros desta região (confira abaixo), a Administração Municipal substituirá 2.300 lâmpadas de vapor de sódio dos postes por luzes de LED, que conferem maior potencial de luminosidade e eficiência energética.

A iluminação de LED já é realidade nas ruas dos bairros da região do Jd. Amanda e do Jd. Rosolen. A meta da Prefeitura é que, até o final de 2021, todas as vias públicas da cidade contem com esta tecnologia, que coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil. Ao todo, serão trocadas 22 mil luzes.

Anuncio


A troca das lâmpadas acontece por meio de um consórcio, contratado pela Prefeitura via PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública. As novas luzes oferecem mais claridade e, com isso, aumentam a segurança nos bairros à noite. Além de iluminar mais, as lâmpadas de LED consomem menos energia elétrica do que as de vapor de sódio, usadas atualmente. A estimativa da Prefeitura é que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em mais de 50%. “Além de apresentarem um impacto ambiental menor, as lâmpadas de LED são muito mais econômicas. Hoje, a Prefeitura paga R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, esse valor será de 200 mil por mês”, afirmou o secretário de Planejamento Urbano, Carlos Roberto Prataviera Junior.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pela Prefeitura para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Confira os bairros beneficiados na região do Jd. Nova Hortolândia:

•Jd. Nova Hortolândia

•Jardim Primavera,

•Recanto do Sol,

•Jardim São Jorge,

•Jardim Boa Esperança,

•Jardim Nossa Senhora Auxiliadora,

•Vila Real Santista,

•Vila Real Continuação,

•Parque do Horto

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo