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Palestra ensina identificar sofrimento mental

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Debate, realizado pela Rede de Atenção Psicossocial, teve participação de cerca de 60 pessoas

palestra prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realizou, na quarta-feira (11), palestra para marcar o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O evento, organizado pela Rede de Atenção Psicossocial, composta pelos Caps (Centro de Atenção Psicossocial), em parceria com o Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, teve como objetivo discutir os casos de suicídio, levantar alertas aos profissionais da saúde de como identificar precocemente casos de sofrimento mental e, assim, prevenir a consumação do fato.

O evento teve a apresentação da mestre e doutora em Ciências Médicas e Saúde Mental, Sabrina Stefanello, e da psicóloga e articuladora em saúde mental da Prefeitura de Hortolândia, Ana Lúcia Denadai Schmidt. Grande porcentagem dos casos de suicídio são de pessoas que poderiam ter sido diagnosticadas com algum tipo de sofrimento mental. Os quadros de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e transtorno afetivo bipolar, quadros depressivos e abuso de substâncias químicas são os que mais prevalecem.

“É importante que o setor da saúde tenha ações pautadas na prevenção do suicídio, que é considerado um tabu. É preciso desmistificar o tema mesmo junto aos profissionais da saúde”, esclareceu Ana Lúcia. O evento foi voltado aos profissionais da rede básica de saúde de Hortolândia, mas também era aberto à participação de toda a sociedade. “Esta programação, especificamente, serviu para sensibilizar e capacitar os profissionais participantes”, destacou a psicóloga.

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Em Hortolândia, o trabalho das equipes das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e USF’s (Unidades de Saúde da Família) é importante na detecção precoce dos pacientes em risco. A partir daí, é possível oferecer tratamento ou encaminhamento para um serviço especializado, quando necessário. O acompanhamento dos pacientes é realizado por meio dos Caps.

Saúde pública

Na terça-feira (10), a OMS (Organização Mundial de Saúde) lembrou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma vez que a situação é considerada problema de saúde pública. Dados divulgados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) apontam que de acordo com estudos desenvolvidos pela OMS, as dívidas com o suicídio representaram, aproximadamente, 1,8% do que foi gasto com as doenças em todo o mundo no ano de 2011. Para 2020, a projeção é de que os gastos atinjam 2,4%.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

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Em Hortolândia, vandalismo nos abrigos de ônibus é infração do código de posturas e sujeito à multa

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Valores  aplicados pela Prefeitura variam de R$ 122,80 a R$ 2.047,00

A Prefeitura de Hortolândia realiza modernização nos abrigos de ônibus em todas as regiões da cidade.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, já foram instalados mais de 150 novos abrigos. Além da mudança das estruturas, os abrigos garantem comodidade e mais segurança aos usuários do transporte público. Os novos abrigos possuem espaço para cadeirante e piso podotátil para deficientes visuais, assim como bancos reforçados para obesos e pictograma que sinaliza a reserva de vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). 

Para manter os abrigos conservados, é necessária a colaboração da população. Vandalizar os abrigos com pichações, colar cartazes e danificar ou quebrar as estruturas é infração do código municipal de posturas . O infrator fica sujeito às penalidades definidas em lei. Os valores das multas variam de 30 (trinta) UFMH equivalente a R$ 122,80  a 500 UFMH  (quinhentas) equivalente a R$ 2.047,00. Ao flagrar este tipo de situação, o municípe pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 / 08000-111-580.

 

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Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Formação para professores da rede municipal de ensino mostra como recuperar perdas na aprendizagem causadas pela pandemia

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Cerca de 50 profissionais da Educação Básica participam da atividade, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07)

 

Cerca de 50 professores da rede municipal de ensino participam, nesta terça e quarta-feira (05 e 06/07), da formação “Fortalecimento contínuo de aprendizagem: saberes em foco”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A capacitação tem como objetivo primordial contribuir para a recuperação das aprendizagens essenciais das crianças não consolidadas na pandemia. A atividade é ministrada pelas professoras Cristiane Begalli, Cristiane Santos e Elizandra Marinho. 

A formação atende ao que é preconizado no artigo 24 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96 e contribui para ampliar as estratégias que garantam a continuidade da aprendizagem por parte dos alunos municipais, considerando as dificuldades pedagógicas trazidas pela pandemia do Coronavírus. 

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De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, apesar de todo o esforço realizado pelos profissionais da Educação, durante os dois anos iniciais da pandemia, verificou-se que havia crianças em condição de defasagem em relação aos processos de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. A situação foi detectada ainda em outubro de 2021, após aplicação de atividade diagnóstica, no retorno presencial às aulas na rede municipal de Hortolândia.

Com a realização do programa, a Prefeitura busca mitigar defasagens e promover a recuperação paralela complementar, voltada a crianças com baixo rendimento escolar, com foco na alfabetização e na superação das dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“É um programa de reforço para garantir a melhoria de aprendizagem dos alunos da nossa rede, até em razão de todo o processo que tivemos da pandemia. Muitos alunos tiveram ou apresentaram alguma dificuldade por causa disso. Então, para sanar as dificuldades dos alunos, principalmente na questão da alfabetização, esse programa vem para ajudar”, afirma a professora Cristiane Begalli.

De acordo com a professora Cristiane Santos, para otimizar o ensino e a aprendizagem, uma das propostas, a ser implantada no segundo semestre letivo, é formar agrupamentos com, no máximo, 10 crianças. Essas crianças serão reavaliadas constantemente com o objetivo de repensar as estratégias de ensino para o alcance individual de cada criança.

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Apresentações festivas marcam encerramento de semestre letivo no Cier em Hortolândia

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Cerca de 230 estudantes e profissionais da Educação participaram das comemorações, realizadas nesta terça-feira (05/07), na quadra da escola, no Jd. Santo André

 

Eventos festivos e lúdicos, na quadra da escola, marcaram o encerramento das atividades do primeiro semestre letivo deste ano no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da Prefeitura de Hortolândia, no Jardim Santo André, voltada ao atendimento de estudantes com deficiências múltiplas. As apresentações do espetáculo “Vila do Chaves em: enfrentando a pandemia, que saudades da escola!” aconteceram nesta terça-feira (05/07), nos períodos matutino e vespertino, e reuniram estudantes e profissionais da unidade, totalizando cerca de 230 pessoas.

“Eu quero que o mundo conheça o CIER e que o CIER conheça o mundo!”, afirmou a terapeuta educacional da unidade, Ângela Rocha, que conduziu as apresentações, buscando envolver a todos. Especialistas, professores, educadores e estudantes vestiram-se a caráter e atuaram nas apresentações. 

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“Eu gostei da apresentação. A gente se despediu da Neusa hoje e quinta-feira passada. A gente fez homenagem pra ela hoje. Eu gostei de me apresentar. Minha família veio e assistiu. Eu fui o Kiko”, comentou Diogo de Souza, de 27 anos, estudante do CIER, referindo-se à monitora Neusa Uliana, que solicitou aposentadoria.

“Eu fiquei muito emocionada com a apresentação, porque ano passado o Felipe teve COVID-19. Eu quase o perdi. Então, vê-lo se apresentar hoje me emocionou muito. Saber que estamos vencendo essa batalha também está sendo ótimo. Ver Felipe se apresentando com as outras crianças foi muito importante”, ressaltou Solange Santos, mãe do estudante Felipe Santos, de 12 anos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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