Nossa Cidade

Oficina online de Fotografia está com inscrições abertas

Para aperfeiçoar a arte de registrar lugares, pessoas e momentos, estão abertas, a partir desta sexta-feira (26/06), as inscrições para a oficina online gratuita de Fotografia – Referências para o processo criativo, do Pontos MIS. O tema abordado no módulo um é Retrato. As aulas são ministradas por Melissa Szymanski, Natália Tonda, Beto Salgado e Leandro Menezes. Para participar é necessário se inscrever neste link.

Os especialistas irão abordar questões sobre a fotografia e suas técnicas, o trabalho de fotógrafos renomados e algumas curiosidades. A oficina é dividida em dois módulos, em que cada um contará com quatro vídeos e um bate-papo online ao vivo realizado com os professores no canal do YouTube do MIS. Os inscritos terão acesso ao conteúdo por meio de vídeos enviados por email.

Anuncio


Desde junho de 2017, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, firmou uma parceria com o Pontos MIS, órgão da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Museu da Imagem e do Som – para oferecer à população ainda mais opções culturais gratuitas.

Confira abaixo a programação completa da Oficina de Fotografia – Referências para o processo criativo:

Módulo 1

A Oficina de fotografia Pontos MIS traz especialistas da área que irão abordar questões sobre a fotografia e suas técnicas, o trabalho de fotógrafos renomados e algumas curiosidades. Ministrada por Melissa Szymanski, Natália Tonda, Beto Salgado e Leandro Menezes, professores do Pontos MIS, o primeiro módulo tem como tema o Retrato.

26.06 | Francesca Woodman, Sarah Moon, Man Ray e Horst. P. Horst As oficineiras Natália Tonda e Melissa Szymanski apresentam as fotógrafas Francesca Woodman (EUA-1958) e Sarah Moon (França-1941) e os fotógrafos Man Ray (EUA-1890 – Paris-1976) e Horst. P. Horst (Alemanha 1906-1999), com ênfase do trabalho deles com o tema Retrato.

03.07 | Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall Neste encontro os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Steve McCurry (EUA-1950), Tadeu Vilani (Brasil-1965), Philip-Lorca diCorcia (EUA-1951) e Jeff Wall (Canadá-1946), com ênfase do trabalho deles com o tema Retrato.

Módulo 2

O segundo módulo da oficina discute a relevância de alguns fotógrafos da indústria da moda e seus respectivos trabalhos. Com base no documentário, Franca – caos e criação (disponível na plataforma de streaming Netflix), os oficineiros apresentam a vida e obra de renomados fotógrafos que atuaram ao lado de Franca Sozzani, editora da Vogue italiana e uma das grandes maestrinas do mundo da moda, durante sua longa carreira de 27 anos na revista.

10.07 | Paolo Roversi e  Steve Maisel As oficineiras Natália Tonda e Melissa Szymanski apresentam os fotógrafos Paolo Roversi (Itália-1947) e Steve Maisel (EUA-1954).

17.07 | Bruce weber e Peter Lindbergh Neste encontro os oficineiros Beto Salgado e Leandro Menezes apresentam os fotógrafos Bruce Weber (EUA-1946) e Peter Lindbergh (1944-Polônia/França-2019).

31.07 | Conversa ao vivo aberta ao público No encontro acontece um bate-papo ao vivo com os oficineiros do programa, Beto Salgado, Leandro Menezes, Natalia Tonda e Melissa Szymanski, que analisam os temas abordados nos módulos 1 e 2  e respondem perguntas do público. O encontro é aberto aos interessados e acontece no canal do YouTube do MIS.

Vale a pena conferir também!

Além dessa atividade, o Pontos MIS Online conta com muito conteúdo cultural digital envolvendo cinema, música, arte e fotografia. São cursos, debates, podcasts e muito mais. Confira a programação dos próximos dias e acesse o site:

26.06 | Musicais no cinema | Bate-papo com Miguel Faria Jr. | 20h27.06 | Bate-papo de cinema ao vivo Pontos MIS | São Paulo em Hi-Fi | 16h28.06 | Lendo imagens | Camila Picolo | 17h

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo