Connect with us

Nossa Cidade

Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Publicado

em

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.

Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.

A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.

Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate 

Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.

Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:

Cuscuz Paulista Fácil

Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite 

1 cebola picada 

1 lata de molho de tomate

2 tomates picados

2 latas de água (mesma medida do milho)

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

1 pimentão picado

2 latas de sardinha

Cheiro verde e temperos a gosto

3 xícaras (chá) de farinha de milho

3 ovos cozidos

1 tomate para decorar

 

Modo de preparo: 

1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;

2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;

3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;

4. Coloque a massa e deixe esfriar;

5. Desenforme depois de frio.

Custo total: R$49,94

Rendimento: 10 porções com 200 gramas

 

Bolo de Mandioca Crua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;

1 xícara (chá) de coco ralado;

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);

1 copo (americano) de leite;

1 xícara (chá) de açúcar;

4 ovos;

3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

1.Bata as claras em neve e reserve;

2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;

3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;

4.Pré aqueça o forno;

5.Unte uma assadeira grande;

6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.

Custo total: R$27,23

Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Frente fria deve derrubar a temperatura para 8° em Hortolândia

Publicado

em

frio

Uma nova frente fria deve derrubar as temperaturas em Hortolândia e região e de brinde trazer chuvas.

De acordo com o Cepagri, a tendência para a quinta-feira (18) é de céu parcialmente nublado ao longo da manhã e primeiras horas da tarde, com ventos fortes de noroeste, que transportam um ar mais quente e seco e causam rajadas ocasionais da ordem de 60 km/h (faixa de valores semelhante aos dos dias ventosos da semana passada).

Já o site Climatempo aponta que as temperaturas para quinta-feira (18) ficam entre 18° e 29°, na sexta-feira (19) ficam entre 10° e 16° e no sábado a mínima pode chegar 8° e a máxima 15°

A partir do final da tarde de quinta (18), a frente fria vai chegando à região, trazendo chuvas ao final do dia, que podem se estender até a sexta-feira (principalmente madrugada e manhã).

A sexta-feira (19) é de temperaturas amenas e pouca amplitude térmica, com acentuado declínio na virada para o sábado. O final de semana deve ter noites frias e dias amenos, com ventos moderados a fortes baixando a sensação térmica.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipes de saúde do município recebem capacitação sobre Varíola dos Macacos

Publicado

em

Prefeitura ministrou capacitações nesta segunda-feira (15/08) e na semana passada

Hortolândia está atenta para enfrentar o surto de Varíola dos Macacos. A Prefeitura promoveu uma formação sobre a nova doença para as equipes de saúde da rede municipal. O objetivo é capacitar as equipes para que estejam aptas a fazer atendimento qualificado e orientar a população. A atividade foi realizada na UBS (Unidade Básica de saúde) Santa Esmeralda, nesta segunda-feira (15/08). Participaram da formação cerca de 40 profissionais das UBSs, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do Hospital Municipal Mario Covas e do hospital particular existente na cidade.

A atividade foi ministrada pela Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgãos da Secretaria de Saúde. Os profissionais receberam informações sobre a doença e instruções sobre o fluxo para fazer a coleta de amostra de pessoas com suspeita da doença e o monitoramento dos pacientes positivos e de pessoas que, por ventura, tenham contato ou convívio com pacientes infectados. Também na capacitação a Prefeitura concluiu a entrega dos kits de exames de coleta. Na semana passada, a Prefeitura já havia realizado uma capacitação. 

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população tome cuidados para evitar a doença. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem sete casos notificados de Monkeypox, dos quais seis negativos e um positivo. O paciente do primeiro caso confirmado do município já se recuperou.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Duas equipes fecham a 1ª fase do campeonato de futebol da categoria Super Master com 100% de aproveitamento

Publicado

em

Competição organizada pela Prefeitura de Hortolândia chega à semifinal

As equipes do C.V.I, C.V.A e Real Família foram os destaques da última rodada da primeira fase do campeonato de futebol da categoria Super Master, para jogadores a partir de 45 anos de idade. A competição é organizada pela Prefeitura de Hortolândia. C.V.I  e Real Família, do grupo B, venceram todos os jogos e se classificaram para a fase final com 100% de aproveitamento dos pontos. Na fase inicial, foram oito times divididos em duas chaves, com quatro equipes cada uma (ver resultados abaixo). Agora, a semifinal será decidida com partidas únicas. Em caso de empate, os finalistas serão decididos por cobranças de pênaltis.

“Chegamos ao final de mais uma fase de um campeonato de futebol organizado pela Prefeitura. A competição chega aos momentos finais e agradecemos a disposição dos jogadores que participaram e ainda participarão desta competição. Promover o esporte para todas as idades é um dos compromissos da Administração Municipal com a população”, comenta o secretário de Esporte, Gléguer Zorzin.

Para ficar por dentro das tabelas de jogos, classificação e tudo o que envolve o campeonato, basta baixar o aplicativo Placar Esportivo no smartphone. 

Confira os times participantes do Super Master de Hortolândia

Grupo A: Unidos do Boa Vista, C.V.A, Taquara City e União Boa Vista.

Grupo B: Real Família, Alinhados, Tamo Junto Solidários e C.V.I.

 

Resultados da quarta rodada:

Sábado (13/08)

Campo do Rosolém

13h30 – Tamo Junto 0x4  C.V.A 

15h15 – C.V.I 5×1 Unidos do Boa Vista 

 

Campo da Confibra

13h30 – Real Família 1×0 Taquara City    

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares