Nossa Cidade

Novo viário em Hortolândia ganhará milhares de mudas de árvores

Plantio, iniciado nesta terça-feira (12/07), em trecho do Novo viário em Hortolândia nas imediações da Ponte da Esperança, integra o Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura de Hortolândia

Árvores de grande porte, algumas com até três metros de altura, oferecerão, em alguns anos, sombra e temperaturas mais amenas aos visitantes do futuro parque socioambiental de Hortolândia, que surgirá com a implantação do Novo viário em Hortolândia, o maior complexo viário em construção pela Prefeitura.

Anuncio


Nesta terça-feira (12/07), a área às margens do viário central recebeu o plantio inicial de 473 mudas de árvores nativas da flora brasileira, como Ipês (rosa, roxo, branco e amarelo), Sibipirunas, Paineiras, Jatobás, Quaresmeiras, Palmeiras Jerivás e Patas de Vacas. 

Segundo a Secretaria de Obras, responsável pelo novo complexo viário, ao todo serão plantadas na área 6.210 mudas. A maioria destas árvores terá altura acima de 1,20 metro, porém 81 delas poderá atingir até três metros, como a Caroba, o Pau Mulato e a Sibipiruna, de acordo com as equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que realiza o plantio. 

O plantio acontece no âmbito do Projeto de Arborização e Paisagismo, cuja meta é plantar, até 2024, mais de 50 mil mudas de árvores em áreas verdes municipais. A primeira beneficiada foi a APP (Área de Proteção Ambiental) da Vila Verde, próxima ao Residencial São Sebastião. Com mais esta ação, o total de árvores plantadas, desde o início do projeto até julho de 2022, chegará a 12.658 mudas de árvores frutíferas e nativas do Brasil. 

As ações são coordenadas pela Secretaria de Obras e envolvem todas as secretarias municipais. O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável. 

O projeto de Arborização e Paisagismo prevê as seguintes ações:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Locais e quantidades plantadas até agora na esfera do projeto:

11/05 – 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.

23/05 – 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

31/05 – 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

03/06 –  645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)

20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)

22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha

26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe

28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe

04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá

12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo