Connect with us

Nossa Cidade

Municípios debatem em Hortolândia políticas públicas para pessoas com deficiência

Publicado

em

Temas como acessibilidade e conscientização da comunidade dominaram a pauta da Reunião do Núcleo Regional III, nesta quarta-feira (09/10)

Municípios debatem em Hortolândia políticas públicas para pessoas com deficiência

Representantes de 12 municípios, vinculados ao Núcleo Regional III, do CEAPCD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência) reuniram-se em Hortolândia, nesta quarta-feira (09/10), para discutir a implantação de políticas públicas neste segmento. Realizado bimestralmente, o encontro trouxe à cidade sede, comitivas de Capivari, Pirassununga, Sumaré, Valinhos, Campinas, Paulínia, Mogi Mirim,Vinhedo, São João da Boa Vista, Socorro e Vargem Grande do Sul.

O evento aconteceu no Royal Festas e Eventos, no Remanso Campineiro, e contou com a presença das secretárias Cleudice Baldo Meira (Educação), Rosana Nascimento (Inclusão e Desenvolvimento Social) e Sandra Fagundes Freire (Chefia de Gabinete); da presidente do Núcleo Regional III, Ana Laura Trentin Guimarães Rotoli, e da presidente do CMPCD de Hortolândia (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Éllen Ribeiro. A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, representou o prefeito Antonio Meira.

“Estamos felizes em recebê-los aqui para planejar as ações e organizar o trabalho na região”, disse a secretária, Sandra Fagundes Freire. Depois das boas vindas aos visitantes, o grupo “Dança para Todos”, formado por jovens e adultos do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, unidade escolar da rede municipal, apresentou um número musical, sob a orientação da terapeuta ocupacional Ângela Rocha.

Publicidade

Para Elaine Gombrade, chefe do Setor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, realizar a reunião do Núcleo em Hortolândia significa “valorizar o município, colocá-lo em atividade junto com as demais cidades que, tendo ou não Conselho, trocam experiências, somam esforços na luta da pessoa com deficiência”. Profunda conhecedora do tema, a servidora explica que, muito embora os municípios não sejam obrigados a ter o Conselho, criar este tipo de fórum representa “uma força a mais, um diferencial para as cidades. O Conselho é de suma importância porque é o local onde, em conjunto, a comunidade, a sociedade civil e o poder público trabalham e podem fazer as discussões em prol deste segmento”, destaca.

“É um privilégio para a cidade de Hortolândia receber os municípios vizinhos e compartilhar os desafios que temos para a inclusão das pessoas com deficiência”, ressaltou Rosana Nascimento, secretária de Inclusão Social, ao qual o CMPCD de Hortolândia se vincula. “O Conselho é o primeiro passo para um avanço. Temos muito a fazer. Existem vários desafios relacionados a esta política. Um deles é fazer com que as pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência tenham o entendimento dessa luta para que a política para a pessoa com deficiência seja implantada nos municípios. E a diferença pode estar nos detalhes. Aqui, temos uma facilidade de trabalhar em razão da sensibilidade do prefeito com relação ao tema”, complementa Rosana.

“Nosso governo preocupa-se com a inclusão da pessoa com deficiência. Estamos levando acessibilidade às escolas. Lá no CIER, que não tinha rampa de acesso ao palco, agora já tem. Há, também na Educação, outras ações como o método de ensino para incluir os deficientes visuais. Hoje melhorou, mas queremos avançar ainda mais”, afirmou a vice-prefeita Renata Belufe.

Após destacar que há, no Brasil, atualmente, 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, a presidente do Núcleo Regional III, Ana Laura Rotoli, afirmou que a luta da PCD é por um espaço maior em duas vertentes: a conscientização de toda a sociedade e a acessibilidade. “Sem a acessibilidade, ninguém vai a lugar nenhum. Com ela, as pessoas com deficiência vão ter mais condições de serem realmente incluídas”, destaca.

Publicidade

“A construção de um plano municipal e a implantação desta política em todos os municípios é um desafio muito grande para todos nós. Tanto na cidade de Hortolândia, quanto nos outros municípios, as Prefeituras têm que trazer a possibilidade da construção de Conselhos e a discussão desta política, que tem que ser feita junto com a comunidade, não pode ser de cima para baixo. Então, num primeiro momento, é a construção do Conselho e num segundo, é definir, junto com os nossos munícipes, qual é política municipal que deve ser implantada na cidade”, afirmou a secretária Rosana.

A fala da secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, foi no mesmo sentido: embora seja uma ferramenta rumo à inclusão, a legislação por si só não representa a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “A inclusão se dá com todos nós, com a conscientização de cada um, com a sociedade querendo isso, com cidadania e a igualdade de direitos. Olhar para o deficiente é olhar para as características que têm e possibilitar, através das relações com as pessoas, nas suas atitudes no dia a dia, anti-discriminatórias, que ele tenha a sua igualdade, a sua individualidade respeitada”, esclarece.

Ao final dos trabalhos, o colegiado decidiu realizar no dia 17 de setembro de 2014 uma reunião com a presença de todos os municípios integrantes do Núcleo para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Publicidade

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Publicidade

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

Publicidade

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Publicado

em

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais

Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as duas divisões do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia entram em campo pela sexta rodada da primeira fase. Após a rodada do final de semana passado, pela divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão e Canarinho  lideram seus respectivos grupos e, agora, buscam se manter nas primeiras colocações. A disputa contra o rebaixamento também está acirrada. Já na segunda divisão, os jogos acontecem pela tentativa de acesso das equipes. A competição é organizada pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.

Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.

Fórmula de disputa atrativa

Publicidade

Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio.  Todos os jogos serão “mata-mata”, ida e volta, com a equipe de melhor campanha podendo decidir a classificação dentro de seus domínios até a grande final. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.

Jogos da sexta rodada:

Primeira divisão

Sábado (25/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

16h –  Divino x União do Norte

18h – Geração 2000 x Clube Atlético Hortolândia

 

Domingo (26/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

8h15 –  Barcelona x Pankadão 

10h15 – Moleque Travesso x Vila Real

 

Campo do Remanso

Publicidade

8h15 – Mildes Pankadão x Unidos do São Sebastião

10h15 – Santa Clara x Botafogo

 

Campo do Adelaide

Publicidade

8h15 –  Padoka x Sumarezinho

10h15 – Família RM x Boa Esperança

 

Campo da Confibra

Publicidade

8h15 –  Canarinho x Família São Sebastião

10h15 – Internacional x Real Fênix

 

Campo do CAIC

Publicidade

8h15 –  Real Piauí X Estrela Vermelha 

10h15 – Amanda x Redmidos

 

Segunda Divisão

Publicidade

Sábado (25/06) – Campo do Rosolém

20h – Barça Black x Unidos do Ôngaro

 

Domingo (26/06) – Campo do Rosolém

Publicidade

13h15 –   Parque Peron x Jafene 

15h15 – Taquara Branca x Amigos 

 

Campo do Remanso

Publicidade

13h15 – Camarões x Frenético 

15h15 –  Flamengo x Juventus 

 

Campo do Adelaide

Publicidade

13h15 – Atlético Ôngaro x Guerrilha 

15h15 – União x Boa Esperança

 

Campo da Confibra

Publicidade

13h15 – Ajax x São José

15h15 – Argentinos Juniors x Real São Bento

 

Campo do CAIC

Publicidade

13h15 –  Cruzeiro x Unidos Boa Vista

15h15 –  Santa Esmeralda x Vila São Pedro

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Publicado

em

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro 

A população poderá ajudar na arborização da cidade no evento “Viva Mais na Cidade”, que a Prefeitura de Hortolândia realiza, neste sábado (25/06), às 8h, na Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Gracilino Ramos, 280, Jardim Amanda. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fará distribuição gratuita de adubo orgânico e mudas de plantas no evento. 

Com a ação, a Prefeitura busca estimular as pessoas a fazerem o plantio de espécies vegetais para tornar a cidade mais bonita e arborizada. O adubo e as mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Prefeitura.

De acordo com o coordenador do viveiro, Toni Cláudio Andrade de Sousa, o adubo orgânico é produzido com restos de galhos e folhas recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores feitos na cidade pela Prefeitura. O material é triturado e misturado com diferentes tipos de nutrientes e esterco bovino. O composto passa por processo de decomposição durante 90 dias. 

Publicidade

O coordenador explica que o composto orgânico pode ser utilizado no plantio de mudas de árvores ou outras espécies vegetais. O material ajuda na melhoria e na fertilidade do solo. Ainda de acordo com o coordenador, o viveiro municipal produz, em média, 10 toneladas do composto por mês.  

Plantio no Parque Orestes Ôngaro

A Prefeitura de Hortolândia também participará, neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores no Jardim Belle Ville, localizado na região do Parque Orestes Ôngaro. A ação será realizada, às 9h, pela empreendedora responsável pelo loteamento em parceria com a comunidade local. 

Servidores dos Departamentos do Verde e da Fiscalização Ambiental, ambos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, darão suporte técnico no plantio das mudas. A meta da Prefeitura é plantar 80.000 árvores em todas as regiões da cidade até 2024.

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Região5 horas atras

Pátio em Campinas terá terceiro leilão do ano, com 469 lotes para arremate

O Pátio Municipal, gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), terá o terceiro leilão on-line de veículos realizado neste...

Brasil8 horas atras

Anvisa determina recolhimento de lotes de anti-hipertensivo

Anvisa determinou, nesta quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A...

Nossa Região8 horas atras

Previsão aponta fim de semana mais frio

No sábado, mudanças no tempo serão percebidas, fruto da passagem de uma frente fria pelo litoral, especialmente a partir da...

Nossa Cidade10 horas atras

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia A partir deste sábado (25/06), a bola...

Nossa Cidade10 horas atras

Equipes do futebol amador de Hortolândia entram em campo, neste final de semana (25 e 26/6), pela sexta rodada

Partidas de campeonato apoiado pela Prefeitura acontecem nos campos municipais Neste final de semana, as 47 equipes que disputam as...

Nossa Cidade10 horas atras

Prefeitura distribuirá adubo orgânico e mudas de plantas no evento “Viva Mais na Cidade”, neste sábado (25/06)

Prefeitura participará, também neste sábado, do plantio de 200 mudas de árvores em loteamento no Parque Orestes Ôngaro  A população...

Publicidade

Populares