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Nossa Cidade

Parque-escola da Prefeitura ganha bosque e mini-floresta

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Plantio de 350 mudas no Creape é marco do projeto de arborização municipal, que prevê a semeadura de dez mil árvores na cidade, fazendo de Hortolândia uma cidade mais verde

Parque-escola (creape) da Prefeitura ganha bosque e mini-floresta

Cerca de 80 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago, participaram, ao lado do prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, do plantio de 350 mudas de 30 espécies nativas no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), nesta terça-feira (08/10). Realizada pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, a ação integra o projeto de arborização da Prefeitura que, entre 2013 e 2014, deve semear dez mil espécies arbóreas no município.

A previsão é que, em 3 ou 4 anos, quando as árvores atingirem 1,7m e 2,5m de altura, o parque ganhe uma mini-floresta – área de preservação permanente – e também um bosque, onde os visitantes poderão contemplar espécies da mata nativa e usufruir da sombra durante piqueniques em família. A Administração cedeu o espaço e todas as despesas com a aquisição das mudas, mão de obra e manutenção das áreas plantadas durante dois anos fica por conta da iniciativa privada. O acordo atende a compensação pelo corte de árvores em projeto habitacional realizado em outra área da cidade.

“Esta ação vem ao encontro do projeto que temos de arborizar a cidade. O objetivo é de plantar dez mil mudas. Hoje, estamos dando esta largada com o objetivo de plantar, neste período das águas, tempo em que chove bastante, dez mil mudas que vão embelezar a cidade. O nosso sonho é de ver a cidade arborizada, florida, bonita, mas também é importante para a vida do ser humano”, afirma o prefeito Antonio Meira. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, duas mil árvores já foram plantadas até agora. “Vamos superar esta meta até lá, com certeza”, aposta o secretário.

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Espécies frutíferas e mata nativa

Bem ao lado da academia ao ar livre e do parque, que ficam nas imediações do Viveiro Embaúba, em fileiras abertas de 3 em 3 metros, foram plantadas espécies frutíferas, como Pitanga, Uvaia, Cereja do Rio Grande, Grumixama, Araçá e Cabeludinha. A mini-floresta, da nova APP, fará a alegria dos pássaros.

No bosque, plantado em fileiras que distanciam em 6m, uma da outra, e em 4m, de espécie para espécie, os visitantes encontrarão Paineiras, Acácias, Ipês rosa, amarelos e brancos, além de Araucárias. “É importante a recuperação florestal do parque para a atração dos pássaros, a qualidade do ar e o bem-estar das pessoas que freqüentam”, afirma Fábio Moreira, engenheiro agrônomo da Flora Raízes, empresa responsável pelo plantio.
Na área aberta do parque, localizada em frente à Emef Viva Mais, foi feita arborização urbana, com Quaresmeiras, Manacás, Pitangas e outras espécies.

Estamos recuperando um pouco da nossa mata nativa”, afirma a bióloga Ângela Júlia Ghiraldelli, uma das responsáveis pelas aulas de educação ambiental no parque-escola. “Assim, podemos exemplificar o que era. É uma ferramenta pedagógica muito importante para o nosso trabalho, pois além de melhorar o espaço do parque, com esta área de lazer ampliada, os alunos podem aprender a respeitar as árvores e saber o que elas representam na nossa vida.”

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Para o aluno do 1º ano B, Pedro Artur Pereira dos Santos, de 7 anos, plantar uma mudinha de árvore “significa amor”. A colega de sala, Ana Heloísa Lourenço da Silva, de 6 anos, também gostou da aula ao ar livre. “É legal! Ajuda a terra e a cidade fica mais bonita”, avalia a menina.

Este mês estamos fazendo um trabalho voltado ao meio ambiente, com plantio na escola de horta e flores ornamentais. Para as crianças, estar aqui é ver na prática o que estamos falando em sala de aula. Tenho certeza de que a maioria dos que estão aqui vão trazer os pais e mães para cuidar das árvores que plantaram”, afirma a diretora da escola, Ana Cláudia Fiochi. A educadora tinha outro motivo para comemorar: a participação no plantio de um aluno autista, que ingressou na escola no começo do ano e começa a dar sinais de integração com os colegas. “Antes, ele não podia nem ser tocado e agora já interage bem, desde que respeitemos os limites dele”, explica.

Esta ação representa um trabalho pedagógico voltado para cidadania, o cuidado com a natureza, o respeito a esta natureza para que nossa cidade seja cada vez mais bonita, saudável, um lugar cada vez mais gostoso de se viver”, afirma a secretária Cleudice Baldo Meira. “Nós, em sala de aula, falamos muito para as crianças do cuidado que temos que ter com o meio ambiente, com a nossa casa, que é o Planeta Terra. Muitas vezes, fica no discurso, na explicação em sala de aula. Hoje, aqui neste Creape, este parque tão bonito que a nossa cidade tem — estamos aqui usufruindo dele, plantando árvores com as crianças — estamos praticando aquilo que é ensinado em sala de aula. Nós queremos que as nossas crianças cresçam sempre com respeito à natureza, ao próximo, cuidando do lugar onde vivem, porque é assim que a gente constrói uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e saudável, de um povo feliz”, complementa.

Cada ser humano precisa de sete árvores para respirar bem e sobreviver bem. Então, aqui em Hortolândia, nós estamos fazendo a nossa parte. Queremos que cada cidadão da nossa cidade tenha as sete árvores para viver bem e respirar bem, além de deixar a cidade bonita”, explica Meira.

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Hortolândia é destaque em seminário internacional realizado no MEC, em Brasília

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Comissão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia apresentou, nesta terça-feira (28/06), projeto Escola-Outra, realizado em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)

A experiência de Hortolândia na Educação foi destaque, na tarde desta terça-feira (28/06), durante o seminário internacional “Mentoria de Diretores Escolares: troca de saberes e experiências entre pares”, realizado no MEC (Ministério da Educação), em Brasília. O evento foi promovido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior parceira da Prefeitura, e pela SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC, a fim de fomentar debates e reflexões entre os diretores participantes para que possam, por meio do compartilhamento de experiências e práticas, destacar a importância da atuação destes para a educação básica no Brasil. 

Um dos destaques do seminário, o Prof. Dr. Bernard Charlot, professor emérito da Universidade Paris 8, na França, e voluntário da UFS (Universidade Federal de Sergipe), participou das discussões no primeiro dia, abordando o tema “Educação ou barbárie: o ensino entre a aventura humana e a prática quotidiana”. Cerca de 180 diretores e representantes de secretarias dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram das discussões. O evento enfoca um dos projetos da Ufscar, o de Mentoria de Diretores, desenvolvido com o Ministério.

Na mesa intitulada “Por uma Escola-Outra: os saberes da escola em ação”, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Moraes falou sobre uma das vertentes do projeto “Escola-Outra”, realizado em parceria com a UFScar desde 2020: o das escolas pólo: a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi, no Jd. Campos Verdes. Idealizador do projeto, que engloba também pesquisa e formação, o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da Ufscar, participou da mesa, como mediador.

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“A alma da universidade pende para viver da escola básica. Não faz sentido a gente viver dentro do famoso castelo de cristal, achando que a gente fica desenvolvendo teoria para os outros, isso é uma ideia que eu não consigo conceber. Alguém tem que ir à escola para aprender como que é a educação”, afirma o professor Flávio Caetano.

Hortolândia é uma cidade jovem, tem apenas 31 anos de idade, da sua emancipação. Foi distrito de Sumaré, mas antes, lá atrás ainda, foi de Campinas, então é uma rede que já tem quase 70 anos de idade com muitos saberes construídos, muitos aprenderes, muita experiência. Por que não ter um currículo próprio? Um currículo considerando e contemplando toda essa riqueza que foi construída ao longo dessa trajetória. A Escola-Outra criou sinergia com a nossa proposta. Eu até falei com o professor, a gente tem que ser mais ousados, transformar essa experiência em algo real na rede, como política pública mesmo, como um modelo de educação para a nossa cidade, porque ele dialoga exatamente com aquilo que foi construído”, ressaltou o secretário de Fernando Moraes.

A diretora da Emei, Lia Carolina de Oliveira Barbosa de Menezes, e a coordenadora pedagógica da Emef, Euzáquia Menezes de Souza, relataram aos presentes as práticas realizadas e as mudanças trazidas na cultura e nas vivências pedagógicas com a vigência do projeto. A supervisora educacional Fabiana da Silva Santos Rodrigues abordou outro aspecto, o da formação gratuita e continuada de profissionais da educação, também no âmbito do projeto, por meio do Curso de Especialização Lato Sensu: “Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, oferecido pelo Depto. de Educação da UFSCar, em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

“O projeto já acontece nas duas escolas e será ampliado por adesão. Nós temos o curso de pós-graduação que está com 160 inscritos para a 3ª oferta. Já formamos nesse curso aproximadamente 200 alunos, entre a primeira e a segunda oferta”, informou Fabiana Rodrigues.

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O município foi representado também pelo secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo; pelas diretoras Jane Ap. Nery de Carvalho (Ciência e Tecnologia) e Simone Locatelli (Educação Infantil) e as supervisoras Juliana Folva Poinha e Márcia Gonçalves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Procon realiza pesquisa de preços nos postos de combustíveis em Hortolândia

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Ação do órgão da Prefeitura acontece após redução do ICMS que deve diminuir preço da gasolina para o consumidor

O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura realiza a pesquisa dos preços nos postos de combustíveis da cidade após a redução de  23% para 18% da alíquota do ICMS,  sigla que identifica o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. De acordo com o órgão, a expectativa é que o preço reduza em até R$ 0,48 o valor da gasolina nas bombas. O consumidor local deve ficar atento com a variação do preço do combustível a depender da localidade e da bandeira do estabelecimento. 

“Considerando que no Brasil não existe um tabelamento de preços, cabe aos postos a decisão de repassar a diminuição do valor para as bombas de gasolina. O Procon estará atento nesta pesquisa de preços com o objetivo de que o repasse chegue ao consumidor final e que eles saibam quais postos estão aplicando a redução. A orientação do Procon é que os consumidores analisem os preços nos postos, busquem pela melhor oferta e, havendo qualquer dúvida, contate o Procon através dos canais de atendimento”, explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.

De acordo com o órgão, é importante esclarecer que o ICMS não é o único imposto que recaí sobre os combustíveis.” Temos ainda os impostos Federais (PIS/Pasep, Cofins e CIDE) que, acompanhados de custos de distribuição e revenda, formam o preço final ao consumidor”, comenta Ana Paula.

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Atendimento ao consumidor contra fraudes

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail
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, pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Hortolândia realiza o Arraiá da Economia Solidária, nesta sexta-feira (01/07)

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A partir das 17h, Praça “A Poderosa” abrigará festa julina do programa da Prefeitura, que terá comidas e bebidas típicas e música ao vivo

A Prefeitura promoverá, nesta sexta-feira (01/07), mais uma edição do Arraiá da EcoSol (Economia Solidária), na Praça “A Poderosa”, na Rua Aníbal Justino Pereira, no Núcleo Santa Izabel, região do Jd. Rosolém. A festa julina começa às 17h e vai até às 22h, oferecendo aos visitantes comidas e bebidas típicas da época, brincadeiras e música ao vivo.

A EcoSol é um programa da Prefeitura de Hortolândia, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Para a realização da feirinha, conta com o apoio da Secretaria de Cultura, responsável pela gestão da praça, que disponibiliza atrações culturais para o espaço durante a feira.

A feirinha n’ “A Poderosa” acontece de maneira permanente, às sextas-feiras. Os 30 empreendedores participantes expõem e comercializam bebidas, comidas e produtos feitos manualmente.

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Nas edições típicas, de junho e julho, comercializam também quentão e vinho quente, além dos produtos habituais: temperos, doces, pamonha, pastel, donuts, crepe, espetinhos de frutas com chocolate, tortinhas, algodão-doce, sanduíches e sucos, quadros, artigos de decoração, sabonetes artesanais, sais de banho, chinelos, tapetes e bijuterias. Também são vendidos refrigerantes.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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