Connect with us

Nossa Cidade

Mulheres são mais numerosas e bem qualificadas que os homens, aponta perfil do servidor público de Hortolândia

Publicado

em

Banner

Entre os servidores municipais em atividade, elas são mais numerosas e também mais qualificadas academicamente que os homens no Poder Público de Hortolândia. Os dados fazem parte de um estudo sobre o perfil da servidora pública municipal, divulgado pela EGPH (Escola de Gestão Pública de Hortolândia), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira (08/03).

Os indicadores mostram que, dos 4.790 servidores na ativa, atualmente, 72,9% são do sexo feminino e 27,1% masculino, ou seja, há 3.494 mulheres e 1.296 homens atuando no Executivo Municipal, em março de 2020. Ainda em termos numéricos, elas se destacam, sobretudo, em quatro secretarias: Educação, Ciência e Tecnologia, com 2.086 trabalhadoras, ou seja, 59,7% do efetivo municipal e 87% referente aos servidores da própria pasta; Saúde, com 881 servidoras (70,5% do quadro funcional da secretaria e 25,2% do da Administração Municipal); Inclusão e Desenvolvimento Social, com 88 profissionais (72,7% da mão de obra da equipe e 2,5% em relação à Prefeitura); e, finalmente, Governo, com 81 servidoras (57,9% da pasta e 2,3% do quadro geral de funcionários). Todos os números sobre local de trabalho podem ser consultados abaixo.

Outro dado relevante da pesquisa diz respeito ao chamado nível de escolaridade. Considerado o total de mulheres no poder público municipal (3.494), 79,3% delas conquistaram diploma de nível superior, isto é, têm Ensino Superior Completo, e 12% foram além, cursando pós-graduação, seja especialização, seja mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Já considerando o total de servidores em atividade, o percentual de mulheres com escolaridade superior completa é de 36,% para o de 25,9% de servidores homens.

Entre estas profissionais está a servidora Fernanda de Lourdes de Freitas, psicóloga e pedagoga, lotada na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Ela ingressou na Prefeitura, via concurso público, em fevereiro de 2000 para atuar como professora da Educação Básica na então Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Boa Esperança, hoje rebatizada de Emef José Roque de Moura. Ao longo destes 21 anos de serviço público, Fernanda teve a oportunidade de se aprimorar constantemente, cursando mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Junto à rede municipal de Educação, contribuiu tanto com a formação de estudantes no Ensino Fundamental, em salas de 1º ao 5º ano, quanto com o aprimoramento constante de outros colegas, professores e gestores. Também coordenou projetos inovadores como o “Adolescer” (2005-2008), que tratava da educação sexual de jovens, e o “Conhecer para Aprender” (2008-2018), que promovia visita de professores à casa dos alunos da rede para fortalecer vínculos e aprimorar o ensino-aprendizagem. Hoje, ministra formações para os profissionais da Educação.

Segundo ela, é bastante importante contar com o apoio da Administração Municipal e da Secretaria de Educação para o aprimoramento acadêmico, conhecimento este que se transforma em benefício também para a comunidade atendida pela Prefeitura. “Temos o Estatuto do Servidor, que foi muito importante para a minha formação. Tive apoio para participar de congressos e cursar o doutorado na Unicamp, sem prejuízo salarial. Tive redução da minha carga horária. Isso demonstra um compromisso da Administração com as servidoras e os servidores. Todos os municípios e todas as instâncias deveriam investir na formação dos seus profissionais, pois isso acaba voltando em serviços para o município. A formação cada vez mais qualificada dos profissionais faz com que nós tenhamos acesso aos novos conhecimentos, ao desenvolvimento da ciência e, através disso, possamos trazer para nosso trabalho cotidiano e impactar a vida das pessoas com essa contribuição e atualização, acesso à academia e à pesquisa. Meu compromisso como servidora pública foi sempre ampliar a minha formação para trazer o melhor para a população e para os outros profissionais. Sempre me vi como um canal de socialização do conhecimento”, ressalta Fernanda.

Outra profissional em atividade na Administração Municipal, desde o ano 2000, é a economista formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Eiddy Cristina Assunção Batista, atual diretora do Departamento de Administração, da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

“Minha escolha profissional baseou-se nas atividades e na possibilidade de desenvolvimento dentro do ambiente público. Participei de diversos cursos oferecidos pela Prefeitura e fiz outros com o intuito de aperfeiçoamento. Porém, o maior aprendizado foi adquirido através da experiência e do convívio com outros colegas de trabalho. A formação e o aperfeiçoamento, de certa forma, me levam, como servidora pública, a oferecer um serviço de melhor qualidade à população e, também, porque tenho a consciência de que diversas pessoas dependem ou necessitam das atividades que desenvolvo dentro da Administração Pública. Com a chegada do Dia da Mulher, acabamos por refletir sobre os desafios das mulheres no ambiente de trabalho e a conciliação com a vida familiar. Acredito que houve certa evolução quanto à disparidade dos salários e ao número de cargos de chefia ocupados por mulheres, em relação aos homens, nos ambientes corporativos. Porém, devemos nos fortalecer, umas às outras, de modo a conquistar a igualdade de direitos”, afirma Eiddy, que também ingressou via concurso no serviço público municipal.

Mulheres na liderança

Mais que uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher representa uma declaração das conquistas políticas, sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos. “As mulheres vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho por competência e merecimento. Sua luta contínua ajuda a reformular conceitos e interpretações, auxiliando de forma efetiva a igualdade de oportunidade no ambiente de trabalho, no lar e na sociedade. É indiscutível a importância da presença feminina nos cargos de decisão do poder público, seja ele de primeiro, segundo ou terceiro escalão. Com a pandemia da COVID-19, as mulheres demostraram suas habilidades, conhecimentos e redes para liderar efetivamente os esforços de resposta frente ao Coronavírus”, enfatizou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

“Hoje, há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspectivas e habilidades diferentes e fazem contribuições insubstituíveis em decisões, na política, na ciência e no seio familiar. Parabéns a todas as mulheres que de forma brilhante mostram sempre seu melhor mesmo em momentos delicados e incertos como o que estamos vivendo!”, complementou a secretária Ieda.

O estudo completo sobre o perfil do servidor público de Hortolândia será publicado no site da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia recepciona o primeiro Posto de Atendimento do Serasa para Certificado Digital

Publicado

em

Banner

Com agenda aberta a partir de hoje, a empresa Karnak distribuidor autorizado do Serasa Experian inaugura o primeiro Posto de Atendimento (PA) de Certificado Digital de Hortolândia/Sp.

Habilitado para vender, emitir e renovar de forma presencial os certificados digitais e-CPF, e-CNPJ, NF-e e demais ofertados pelo Serasa, o PA também oferece atendimento através da visita empresarial, por onde um de nossos operadores desloca-se até a sua empresa, proporcionando assim comodidade e agilidade a você nosso cliente.

A compra do seu certificado digital pode ser realizada através do link: https://serasa.certificadodigital.com.br/parceiro/karnak-hortolandia/ e/ou presencial em nosso PA. O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito.

O Posto de Atendimento fica situado a Rua Zacharias Costa Camargo, 350 Casa B – Sala 5 – Remanso Campineiro – Hortolândia/Sp ou se preferir pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp: (19) 9.98293-8734.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida da Emancipação recebe Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Banner

A avenida da Emancipação recebeu a Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/05), próximo à Havan.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação é necessária já que há a circulação de muitos ônibus na via, que por serem veículos pesados, acabam deteriorando o asfalto.

Além da avenida da Emancipação, a Operação Tapa-Buraco também foi concluída na rua Alberto Gomes, no Jardim das Paineiras, e na rua Manoel João da Silva, localizada na Vila Inema. As duas ruas são localizadas em áreas residenciais. A rua Guido Rosolém, via importante de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foi mais um local onde as equipes da Administração Municipal iniciaram a recuperação da malha asfáltica nesta segunda-feira. 

O trabalho continua nos próximos dias em outras regiões. Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares