Connect with us

Nossa Cidade

Moradores elogiam rapidez na obra da nova avenida no Jd. Santa Clara

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 5

Quem passa com frequência pela região do Jardim Santa Clara, onde a Prefeitura abre uma nova avenida que atravessará a Emancipação, sentido Jd. Novo Ângulo, percebe o avanço diário da obra. Quatro meses após a ordem de serviço para a intervenção, que acontece no terreno ao lado da Loja Havan, a nova avenida já está completamente demarcada. Nesta semana, o trecho recebe ajustes para a colocação da base do asfalto, ação que deve acontecer nos próximos dias. A agilidade na execução dos serviços é elogiada pela população.

O eletricista automotivo Rafael Chiqueto Lopes, de 24 anos, mora no Jardim Santa Clara do Lago II, confessa que ficou surpreso quando viu a obra, nesta sexta-feira (01/11). “É um serviço que está rápido. Já tem a avenida quase pronta”, destacou. Lopes ressaltou que a obra será importante para acabar com os congestionamentos que se formam, principalmente em horário de pico, na avenida da Emancipação.

Anuncio


Já a vendedora Célia Maria da Silva, de 56 anos, vê a obra avançar diariamente. Ela tem uma barraca de ovos na rua Ida Amádio, no Jardim Santa Clara do Lago, conhecida como rua da feira, um dos acessos à nova avenida. “Está ficando ótimo este trecho. As obras estão rápidas demais. De um dia para o outro, a gente percebe a diferença”, enfatiza.

Nesta semana, além do preparo da rua para receber a base do asfalto, a obra avança na concretagem de calçadas e na implantação de guias e sarjetas. Além disso, uma rotatória foi criada para facilitar o acesso à nova avenida.

Advertisement

A nova avenida tem 320 metros, desde a rua Osvaldo Ribeiro Carrilho, no Jd. Santa Clara do Lago I, até a avenida da Emancipação, no cruzamento entre a loja Havan e o Hospital Municipal. O dispositivo fará ligação viária da nova avenida com a rua Ida Amádio (rua da feira), rua Pedro Pereira dos Santos (Clínica Madesa) e rua Osvaldo Ribeiro Carrilho (Hospital Municipal). A obra, realizada com recursos provenientes de convênio com o Governo Federal, faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

A nova avenida contará com quatro faixas (duas de cada sentido), canteiro central gramado, calçada para pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais, além de sistema de drenagem de águas pluviais, rampas de acessibilidade e sinalização de trânsito.

Ao cruzar a avenida da Emancipação, a via se estenderá sentido Estrada do Panaíno, que fica nas proximidades do bairro Green Park, em frente ao Centro de Especialidades Médicas. A ação complementa a duplicação da Estrada do Panaíno, obra que também está em andamento.

A partir deste ponto, a Estrada do Panaíno segue em acesso de terra, com passagem sob linha férrea e sobreposição de córrego. Com as obras de duplicação em andamento neste outro trecho, 2,267 quilômetros desta estrada serão alargados e asfaltados até a rua Osvaldo de Souza, no Jd. Novo Ângulo, passando pela rua Damião Antônio da Silva, próximo do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste. O trajeto terá ciclofaixa, paisagismo, calçada para pedestres e iluminação de LED. Além disso, será construída uma ponte para travessia sobre o córrego. A obra de prolongamento, realizada com recursos financiados pelo Banco CAF, deve ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem, mesmo prazo para conclusão da nova via no Jd. Santa Clara.

Advertisement

A ligação viária desde a região do Jd. Santa Clara até o Jd. Novo Ângulo facilitará o acesso dos motoristas ao Corredor Metropolitano, de onde será possível seguir para Campinas quando todo o traçado da via expressa de ônibus estiver concluído. O viário também é uma alternativa de novo trajeto entre as regiões da cidade. Hoje, os motoristas da região do Jd. Santa Clara precisam pegar a avenida da Emancipação para seguir em dois trajetos possíveis sentido Novo Ângulo: pela Ponte da Esperança ou pela Rodovia SP-101. A nova interligação viária desafogará o trânsito na avenida da Emancipação, principalmente nos horários de pico.

A agilidade na execução das obras é marca das intervenções do PIC, que prevê mais de 100 obras e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As ações do PIC são realizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Pedido da comunidade

A Prefeitura de Hortolândia atende ao pedido da comunidade e mantém, na rotatória implantada no acesso à nova avenida em obras no Jd. Santa Clara, um poço artesiano tradicionalmente utilizado pela população. A construção da rotatória preserva, ainda, três espécies de árvores nativas, existentes ali há mais de 70 anos: um cambuatã e dois amendoins bravos.

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

viaduto na Vila Real

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta semana, houve a demolição dos últimos imóveis desapropriados, na área designada para ser o canteiro de obras.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação foi concluída com sucesso. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no início deste mês, assinou o alvará que autoriza a concessionária Rumo Logística a dar início às obras.

Mais detalhes referentes ao viaduto na Vila Real

Anuncio


O viaduto na Vila Real, em Hortolândia, será uma importante ligação entre a Av. São Francisco de Assis e a Av. Santana. Segundo informações, o empreendimento consistirá na construção de um viaduto com quatro faixas, em dois sentidos, sustentado por vigas.

Além disso, o projeto inclui a construção de uma rotatória, ciclovias e a transposição do córrego Jacuba, da linha férrea e da Rua Antônio Baraldo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Ponte Estaiada

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a medida visa melhorar a mobilidade dos moradores e garantir a segurança viária.

Antes criticada como um “elefante branco”, a Ponte agora desempenha um papel essencial na circulação da cidade.

Confira datas e horários de interdição da Ponte Estaiada

Anuncio


Entre amanhã (19) e o dia 29 abril, fica proibido o tráfego na ponte, sendo permitida apenas a circulação local, das 19h30 às 6h. No entanto, é importante ressaltar que neste domingo (21), a interdição acontecerá das 7h às 18h, somente na pista sentido bairro-Centro.

Essas medidas visam melhorar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos usuários da ponte. Motoristas devem estar atentos às sinalizações e orientações dos agentes de trânsito para evitar transtornos durante o período de interdição.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

viaduto na Vila Real viaduto na Vila Real
Nossa Cidade25 minutos ago

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta...

Ponte Estaiada Ponte Estaiada
Nossa Cidade34 minutos ago

Ponte Estaiada ficará interditada por 10 dias: confira os horários

Motoristas devem ficar atentos aos novos horários do bloqueio do tráfego na Ponte Estaiada, em Hortolândia, pelos próximos dias. De...

shopping de Indaiatuba shopping de Indaiatuba
Policial2 horas ago

Quatro pessoas são presas após furto de mais de R$ 36 mil em shopping de Indaiatuba

Quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, furtaram cerca de R$ 36 mil em produtos de um shopping de...

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial4 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade6 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região6 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos8 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

Advertisement
cinema

Populares