
Hortolândia recebe uma espécie de missão antiescorpião com uma série de palestras educativas sobre o tema nas escolas da rede municipal. A ação começou pela EMEIEF João Carlos do Amaral Soares, no Jardim Nova Hortolândia, onde os alunos participaram de encontros informativos nesta segunda (12/05) e sexta-feira (09/05), conduzidos por agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
De forma lúdica e interativa, as palestras explicam às crianças o que são escorpiões, onde vivem, seus hábitos e, principalmente, como evitá-los. A ideia é que, por sua facilidade em aprender e compartilhar o conhecimento, os estudantes se tornem multiplicadores da informação em casa, envolvendo pais e responsáveis na prevenção de acidentes com esses animais peçonhentos.
Mais detalhes sobre a Missão antiescorpião
Um dos momentos mais marcantes da atividade, segundo a agente de saneamento Carla Cristina Soares, é quando os alunos aprendem a montar barreiras mecânicas com suas famílias. Essas barreiras são medidas simples e eficazes para impedir a entrada de escorpiões nas residências. Além disso, as crianças recebem folhetos explicativos e realizam atividades escolares relacionadas ao tema, reforçando ainda mais o aprendizado.
Desde o fim de 2024, cinco escolas municipais já participaram do projeto, e a intenção da UVZ é estender a ação para toda a rede de ensino, conforme disponibilidade de agenda e autorização da Secretaria de Educação. Neste ano, Hortolândia já registrou 108 acidentes com escorpiões, felizmente sem vítimas fatais — e a aposta na educação infantil surge como uma estratégia poderosa na luta contra esses perigos silenciosos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98