A preocupação com a saúde deve continuar quando o assunto é o descarte correto de medicamentos vencidos. A Prefeitura de Hortolândia trabalha para a proteção da população e do meio ambiente, disponibilizando locais corretos para a entrega destes remédios sem utilidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, quem tiver em casa medicamento com o prazo de validade vencido, deve encaminhar os itens para uma das farmácias disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. São 17 espaços distribuídos em todas as regiões.

“Caso o tratamento tenha sido interrompido e os remédios sobraram, passando do prazo de validade, o munícipe pode procurar uma de nossas unidades de saúde para realizar o descarte correto. Esta ação contribui com o meio ambiente, evitando a poluição do solo, e com a saúde das pessoas “, explica Karina Tanaka Marangoni, farmacêutica da Prefeitura de Hortolândia. Segundo a Secretaria de Saúde, ao descartar o medicamento vencido no local correto, a população também evita a automedicação, que pode ocorrer pela facilidade de acesso ao remédio.

Nas unidades de saúde, o medicamento vencido é descartado no lixo hospitalar, de maneira correta, respeitando os procedimentos. “A população que utiliza medicamentos das farmácias do município recebe a quantidade de medicamento correta, evitando sobras. Quem compra em farmácias particulares, deve ficar atento à quantidade, evitando sobras. Não distribuir ou emprestar os remédios também é uma forma de preservação da saúde. Em casa, este remédio pode ficar ao alcance de crianças e idosos, por exemplo, que podem consumir o medicamente causando problemas de saúde. Além disso, praticar o ato de consciência ambiental também é uma forma de cuidarmos da nossa saúde, da saúde do próximo e do meio em que vivemos”, analisa Karina.

Confira abaixo os locais para descarte correto de medicamentos vencidos:

UBS Adelaide – R. Julio Cesar do Nascimento, 355 Jd Adelaide

UBS Amanda I – R. Almada Negreiros, 1299 – Jd Amanda I 

UBS Amanda II- Av. Brasil, 800 – Jd Amanda II 

UBS Campos Verdes – R. da Confibra, 155 – Jd Campos Verdes

UBS Jd Figueiras/ São Sebastião –  R. Maraci Aparecida Martarolli Campos, 66  – Jardim das Figueiras II

UBS Jd São Bento – R. Tom Jobim, 440 – Jd São Bento 

UBS Jd São Jorge – R. Goias , 1.140 – Jd São Jorge 

UBS Nova Europa – R. Wanderley Paes Soarez, 301 – Jd Nova Europa

UBS Nova Hortolândia  – R. João R. Evangelista, 200 – N. Hortolândia

UBS Novo Ângulo – R. Edézio Vieira de Moraes, 146 – Jd N. Ângulo

UBS Pq do Horto – Av. José Augusto de Araujo, 95 – Auxiliadora 

UBS Pq Orestes Ongaro – R. Domingos B. Souza, 605 – Pq Orestes Ongaro 

UBS Rosolém – R. Osmar Antº Meira, 300 – Jd Rosolém- 

UBS Santa Clara – R. Pedro Pereira dos Santos, 179 – Sta Clara I

UBS Santiago – R. da Amizade, 240 – Jd Brasil

UBS Sta Esmeralda – R. Turquesa, 171 – Jd Sta Esmeralda 

UBS Taquara Branca – R. Onze de Agosto, s/nº

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia