
Hortolândia concluiu mais uma etapa da manutenção de espaços públicos danificados por vandalismo. Neste mês, os trabalhos se concentraram na Praça da Cidadania, localizada no Jardim Nova América. No local, brinquedos do playground tiveram peças substituídas para garantir segurança e pleno funcionamento para as crianças e famílias que frequentam o espaço.
Além da Praça da Cidadania, intervenções similares foram feitas em outros pontos da cidade. No PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do Jardim Amanda, peças danificadas foram trocadas, assim como em equipamentos da academia ao ar livre do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. O trabalho também alcançou os parques socioambientais Chico Mendes, na região central, e Lago da Fé, no Parque Gabriel — onde, apenas no último ano, foram substituídas torneiras de bebedouros cerca de 30 vezes.
Manutenção de espaços públicos a cada 15 dias
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, é comum encontrar vandalismo em torneiras, alambrados, portões de quadras esportivas, grades de bueiros e outros equipamentos públicos. A cada 15 dias, aproximadamente 15 peças precisam ser trocadas em diferentes bairros. Essas ações implicam em gastos e exigem tempo dos servidores, recursos que poderiam ser direcionados a melhorias e novos investimentos em áreas públicas da cidade.
Para conter esses prejuízos e preservar o patrimônio público, a Guarda Municipal realiza rondas diárias. A prefeitura reforça o pedido de colaboração da população: qualquer caso de vandalismo pode ser denunciado pelo telefone 153. A participação dos cidadãos é fundamental para garantir que os espaços coletivos continuem seguros, funcionais e acessíveis a todos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98