Nossa Cidade

Leonardo Boff destaca a ética do cuidado com as pessoas e o planeta, em palestra para servidores de Hortolândia

Uma ética que contemple o cuidado com as pessoas e o planeta. Este foi um dos temas centrais da palestra “Ética, Realização de Direitos e Função Pública”, com o professor Leonardo Boff. O evento foi realizado pela Escola de Gestão Pública de Hortolândia (EGPH), órgão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura, no auditório “Profª. Andreia Marise Borelli”, no Remanso Campineiro, nesta terça-feira (29/10). O evento marcou o Dia do Servidor Público, comemorado na segunda-feira (28/10). De acordo com a EGPH, participaram mais de 200 pessoas. Também estiveram presentes o prefeito Angelo Perugini e a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano.

Perugini enalteceu o trabalho e a influência do pensamento de Boff, um dos principais expoentes da corrente filosófica Teologia da Libertação, nas décadas de 1970 e 1980. “Ele é uma das pessoas que mais me influenciou a ser o que sou hoje. Seu trabalho nos impactou demais”, destacou Perugini.

Anuncio


Para o prefeito, a palestra proporcionou aos servidores uma oportunidade para refletirem sobre sua missão. “Somos o fermento, a massa velha para fazer o pão do dia seguinte que vai influenciar os cinco mil servidores da Administração. O servidor é um ser que compartilha uma visão de mundo. Este encontro de hoje é um plano de trabalho que mostra um jeito de fazer as coisas que coloca o ser humano como prioridade”, salientou Perugini. 

O interesse que os servidores demonstraram pelo tema da palestra fez o auditório ficar lotado, destacou a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano. “A palestra é um momento de refletir sobre o Dia do Servidor de uma forma muito especial. O servidor contribui muito para o munícipe que, por sua vez, espera muito de nós. O trabalho de servir nem sempre é fácil, pois o servidor passa por muitas situações delicadas”, observou Ieda. 

O diretor da EGPH, Carlos Maldonado, destacou que uma das tarefas do órgão é capacitar os servidores. “Hoje, com a palestra do professor Leonardo Boff, é o dia de pensarmos sobre o nosso fazer. E Boff é um dos maiores pensadores do fazer com ética”, salientou Maldonado.

Ao citar a questão do cuidado que Boff escreveu em um de seus livros, o presidente do Conselho Municipal de Administração e Gestão de Pessoal, Claudinei Prazeres de Barros, destacou o trabalho desempenhado pelos servidores. “O trabalho dos servidores é justamente esse, o de cuidar do próximo e da cidade com grande dedicação”, enalteceu Claudinei.

Em sua palestra, Leonardo Boff destacou a importância do trabalho dos servidores que dá sustentação à própria Administração. Para Boff, a ética no serviço público deve se pautar pelo cuidado e pela solidariedade. “A ética do cuidado deve perpassar as relações humanas. Os servidores precisam ter a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, sentir e entender o sofrimento do outro. O trabalho dos servidores é importante, pois eles cuidam do bem estar da cidade. Eles têm que acolher as pessoas com humanidade”, sintetizou Boff. Após a palestra, foi aberto espaço para debate e perguntas do público.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo