Nossa Cidade

Lago da Fé recebe plantio de mais de 100 mudas de flores

A Prefeitura de Hortolândia continua a executar ações ambientais para garantir melhor qualidade de vida para a população. Nesta quinta-feira (24/06), o parque socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, recebeu o plantio de 114 mudas de flores. 

A ação foi feita na parte do parque que fica no Jardim Novo Cambuí. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram plantadas mudas da espécie primavera, doadas por uma empresa em cumprimento a contrapartidas ambientais na cidade. “Essa espécie de flor é ideal para os trabalhos de paisagismo e embelezamento do parque. Algumas das mudas já estão floridas. Após o plantio, vamos fazer a manutenção e a poda para evitar que mudas cresçam muito e atinjam a rede elétrica”, explica o coordenador do Viveiro Municipal, Toni Cláudio Andrade de Sousa. No mês, passado a Prefeitura iniciou o plantio de mudas de árvores no parque.

Anuncio


AMPLIAÇÃO

Atualmente, o parque socioambiental Lago da Fé, maior área de lazer da cidade, passa por obras de ampliação. A Prefeitura iniciou neste mês a implantação do sistema de iluminação modernizado com lâmpadas de LED, que iluminam com maior economia. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, serão 166 postes instalados na área ampliada do parque. 

Em um trecho do parque já foram implantados pisos intertravado, tipo de piso feito com blocos de concreto pré-fabricado, colocados sobre uma camada de areia e travados entre si. A Prefeitura também trabalha na conclusão dos aproximadamente 2 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada. De acordo com a Secretaria de Obras, além dos trabalhos em execução, já foram implantadas as tubulações de drenagem no trecho entre as avenidas Olívio Franceschini e Joaquim Martarolli. A construção de um viveiro no espaço é outra etapa que está avançada.

Paralelo aos trabalhos em andamento a Prefeitura continua a preparação do terreno para a realização de mais etapas da obra. A área onde o parque será ampliado fica entre o Jardim Novo Cambuí e a avenida Olívio Franceschini. O novo trecho terá quadras de diferentes modalidades (basquete, tênis, vôlei, futsal), bicicletário, estacionamento, viveiro, área multiuso, playground e academia ao ar livre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções serão concluídas em seis meses.

A parte já implantada do Parque Lago da Fé conta com 180 mil metros quadrados de área, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. As lagoas são unidas por um extravasor, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte, sistema que evita enchentes na região central de Hortolândia. Nesta nova fase de obras, o parque será prolongado, totalizando uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada.

A ampliação do Parque Lago da Fé integra a obra da Prefeitura para criar o corredor ecológico da cidade, que interligará por cerca de 20 km de ciclovia outros parques socioambientais, formando assim um único parque linear que passará por grande parte do município.

O corredor ecológico segue o trajeto feito pelo ribeirão Jacuba e pelos córregos que cortam a cidade. Entre os parques estão o Lago da Fé, instalado no córrego Santa Clara, na região do Jardim Santa Clara do Lago, o parque socioambiental Remanso das Águas, próximo ao Jardim Minda, e o JAC I, implantado sob a Ponte da Esperança (Estaiada), ambos instalados em trechos do ribeirão Jacuba.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo