Connect with us

Nossa Cidade

Kits de material escolar distribuídos pela Prefeitura já podem ser retirados nas escolas municipais

Publicado

em

Após o reinício das aulas, terminado o recesso escolar antecipado, pais e responsáveis por alunos matriculados na rede municipal de Educação já estão retirando nas escolas os kits de material escolar, anualmente entregues pela Prefeitura de Hortolândia. Cada unidade escolar define como e a partir de quando é feita a entrega dos kits para o ano letivo de 2021. A orientação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é que a distribuição dos itens aconteça de forma gradual e de modo a respeitar todos os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

A medida beneficia cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de ensino, matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A entrega dos itens escolares visa assegurar o aprendizado, mesmo durante o período de isolamento social. Os alunos da rede municipal voltaram às aulas, ainda de maneira remota, no último dia cinco de abril. Cada aluno receberá um kit composto por diversos materiais, organizado para atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre esses materiais estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola e lápis de cor. Há oito tipos diferentes de kits.

Algumas escolas entregaram todos os materiais do kit, enquanto outras entregaram metade dos itens, reservando a outra parte para o segundo semestre. A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Sebastiana das Doures Moura, na região da Vila Real, por exemplo, se organizou de maneira que metade dos materiais ficasse na escola. A unidade começou a entregar os kits de material nessa semana, juntamente com os de alimentação escolar. A escola atende alunos da Educação Infantil e também do primeiro ano do Ensino Fundamental. 

Para evitar aglomerações, os itens foram separados e disponibilizados no pátio e na entrada, de acordo com a modalidade de cada nível, facilitando assim a retirada por parte dos pais. Segundo a diretora Carla Rosana Silva, que trabalha na rede municipal há 23 anos, foi criado um cronograma para retirada dos materiais. Eles começaram a ser entregues para os alunos do primeiro ano, depois será feita a entrega para os do Jardim e, por último, para os da creche. “Nós estamos trabalhando bastante, mais do que estaríamos se estivéssemos presencialmente. Aproveitamos cada minuto na escola para oferecer ajuda e atender os pais que precisam nesse momento”, afirmou ela. 

“Para nós tem sido difícil conseguir seguir a rotina de estudos, mas os materiais e as atividades impressas que a escola disponibiliza ajudam muito. Ele está doido para receber o material escolar. Ficou feliz quando disse que viria aqui à escola buscar. Os materiais ajudarão bastante como incentivo também. Eu só tenho a agradecer às pessoas que trabalham na escola porque eles ajudam muito”, afirmou Gilmar Barbosa, pai do aluno Felipe Dias Barbosa, do primeiro ano.   

Para Camila da Cruz e Silva, mãe do aluno João Miguel Silva Bueno, também do primeiro 1 ano, os dias de pandemia são desafiadores. “É um desafio saber se estão aprendendo como aprenderiam nas aulas presenciais e mantê-lo interativo, sabendo que é uma responsabilidade dele estudar, mesmo de longe. O material irá ajudar nesse momento distante. Espero que os livros o deixem mais próximo da escola. Não tenho do que reclamar sobre a escola. Deixo meus elogios à professora Graça, que mesmo distante nos ajuda em tudo”, ressaltou ela.

De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a Administração Municipal de Hortolândia sempre fez questão de garantir a ação como componente pedagógico. “A distribuição dos kits, mesmo diante de um cenário em que ainda não há aula presencial, é super importante para que a escola, os professores e os educadores possam organizar o seu plano pedagógico, garantindo o direito de nossos alunos a ter um material de qualidade. Em um tempo oportuno, quando conseguirmos fazer uma retomada presencial, nem que por hora seja por revezamento, é fundamental que as crianças estejam com esse material para garantir a sua aprendizagem. A entrega destes materiais é parte do nosso programa de aprendizagem escolar”, ressalta o secretário.

Volta às Aulas

Em Hortolândia, as aulas na rede municipal de ensino recomeçam, inicialmente de forma remota. Segundo o protocolo elaborado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir de maio, começa a ser implantado o sistema híbrido, sendo realizadas também aulas presenciais em regime de revezamento semanal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Adolescentes com comorbidades já podem antecipar a 2ª dose contra a COVID-19 a partir desta segunda-feira (18/10)

Publicado

em

A antecipação da 2ª dose também é realizada para o público adulto

Se você é adolescente com comorbidade e já recebeu a 1ª dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19 precisa completar sua imunização. A partir desta segunda-feira (18/10), a Prefeitura de Hortolândia antecipa a 2ª dose da vacina para esse público. A antecipação é realizada de acordo com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde que reduziu o intervalo de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). A antecipação da 2ª dose a partir desta segunda-feira também é feita para o público adulto que recebeu a 1ª dose da Pfizer.

Para receber a 2ª dose não é necessário fazer agendamento. Basta ir ao local onde recebeu a 1ª dose, levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. O adolescente também pode receber a 2ª dose desacompanhado. Para isso, ele deve levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam ao local onde receberam a 1ª dose para completarem a imunização. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade. A Secretaria de Saúde salienta às pessoas que é importante completar a imunização para que o município atinja mais rapidamente 100% da população protegida contra a COVID-19 e, assim, agilizar o processo da retomada das atividades presenciais. No sábado, a Prefeitura realizou vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 1.456 pessoas, entre 1ª e 2ª doses. 

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço e comprovante do agendamento. Crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável no dia da vacinação. Os menores também podem receber a 1ª desacompanhados, desde que levem o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. 

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente em Hortolândia para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF. 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Terminais da EMTU em Hortolândia e Campinas recebem esta semana o Circuito de Saúde

Publicado

em

Passageiros poderão realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial

O Circuito Campinas de Saúde, parceria entre a EMTU e o Instituto SAUTEC, levará ações de saúde aos passageiros do Terminal Hortolândia nesta terça-feira (19) e ao Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, na próxima sexta-feira (22).

A primeira ação do Circuito na região aconteceu em Americana no dia 09/10, quando foram realizadas 346 aferições de pressão e 231 testes de glicemia.

A iniciativa visa orientar os passageiros sobre prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce em pacientes assintomáticos. Profissionais e estudantes do Instituto SAUTEC vão realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia, esclarecendo também as dúvidas da população e distribuindo materiais informativos sobre as patologias.

Instituto SAUTEC – Escola de cursos na área da saúde, o Sistema de Ensino da SAUTEC une processos de aprendizagem com os mais atuais recursos pedagógicos e tecnológicos.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Data: 19/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Hortolândia

Endereço: Avenida Santana, s/n – Parque Ortolândia – Hortolândia .

Data: 22/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Prefeito Magalhães Teixeira – Campinas

Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parque Lago da Fé recebe flores e plantas em ação de paisagismo na área em ampliação

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia avança com obra de ampliação da maior área de lazer da cidade

A chuva veio em boa hora. Além de melhorar as condições ambientais, como qualidade do ar e capacidade dos reservatórios de água, a umidade ajudará na manutenção das plantas recém colocadas na área em ampliação do Parque Lago da Fé. O serviço de paisagismo realizado pela Prefeitura de Hortolândia teve início na última semana, com objetivo de deixar a maior área de lazer da cidade mais florida e alegre. A previsão é que o trecho do parque em ampliação, que vai desde o Jd. São Miguel até a avenida Olívio Franceschini, fique pronto em três meses, no início do próximo ano.

De acordo com a Secretaria de Obras, no trecho em ampliação já foram construídos dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, cinco quadras esportivas para basquete, tênis, vôlei e futsal, sendo uma das quadras de areia. O parque também terá academia ao ar livre, viveiro, bicicletário, estacionamento, área multiuso e playground, numa área iluminada com lâmpadas LED.

Com o avanço da obra estrutural, foi possível iniciar o processo de paisagismo. Para isso, a Prefeitura está utilizando espécies de plantas e flores ornamentais. Floreiras com base de tijolos foram construídas em diversos pontos do parque, com bancos de concreto nas laterais, para oferecer beleza aos olhos e descanso aos frequentadores. Em breve, a área também receberá mudas de espécies nativas para arborização.

O Parque Lago da Fé totalizará uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada. A parte já implantada, desde o Jd. Nova Alvorada, passando pelo Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, até o Jd. São Miguel, conta com 180 mil metros quadrados, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres.

Continue Lendo

Populares