Connect with us

Nossa Cidade

Jornada Pedagógica 2021 é nesta quarta-feira (03/02)

Publicado

em

A tão esperada Jornada Pedagógica 2021, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, acontece nesta quarta-feira (03/02). A abertura do evento, que marca o início do calendário letivo no município, será feita às 14h pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Ele dará as boas-vindas aos participantes e apresentará a todos o tema que norteará o enfoque pretendido para a educação no município, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. Em seguida, haverá palestras voltadas aos profissionais da pasta. Segundo o Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, há mais de 2 mil inscritos no evento. 

Participam da edição deste ano três grandes nomes na área da Educação no Brasil: o sociólogo César Callegari, às 14h, que tratará d’“O Desenvolvimento da Educação Integral”; a psicóloga Cenise Monte Vicente, às 16h, que falará sobre

“Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”; e a pedagoga Maria Inês Fini, às 18h30, que mostrará “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”.

Neste ano, em razão da pandemia do Coronavírus, a Jornada será realizada a distância, em tempo real, pela internet, com transmissão de conteúdo e interação via plataformas digitais, como Zoom e YouTube.

“A ideia é que tenhamos uma Jornada Pedagógica com estações de vivência, trazendo pessoas que possam contribuir com este momento de pandemia, falando de resiliência, do aspecto emocional, trazendo essas perspectivas com que a educação tem se preocupado muito, em relação à aprendizagem. Isso para que a gente possa discutir desafios e metas, pensando neste novo cenário, que é novidade para todo mundo. Não há, na nossa história, um momento como esse, nem na educação nem na saúde, em que a gente depende de outras áreas. É uma situação que envolve um esforço intersetorial. Mas a Jornada Pedagógica tem que se manter com a sua alma. Qual a alma dela? Os professores, diretores, supervisores, para que eles se sintam acolhidos neste momento tão difícil que a gente vem atravessando, em que a educação é importante para que a gente mantenha a garantia de direitos dessas crianças e suas famílias. A Jornada vai ser super especial para acolher e receber a rede e dizer a ela que nós estamos juntos e nos importamos com tudo isso que está acontecendo, com os professores, esses profissionais que lidam diretamente com a escola e a sala de aula. Vai ser uma Jornada instrumental, no sentido pedagógico, importante para que a gente possa esperançar dias melhores”, afirmou Moraes.

Palestras online 

Para preservar a saúde dos participantes, a Jornada será realizada de maneira remota. Supervisores, gestores e coordenadores do Centro de Formação “Paulo Freire” participarão da palestra via plataforma Zoom. O link será enviado próximo à data do evento. 

Os demais inscritos participarão do evento pelo Youtube no canal da Secretaria de Educação pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw/

Para receber o certificado de participação na Jornada, é necessário, além da inscrição, acompanhar a transmissão das palestras e preencher o formulário que será disponibilizado no chat ao longo do evento. É possível enviar, pelo chat, perguntas que serão respondidas, conforme a disponibilidade de tempo dos palestrantes.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as palestras da Jornada são destinadas aos profissionais da rede municipal de ensino, dentre eles gestores educacionais, professores da Educação Básica e Integral (Educação Infantil, Ensino Fundamental, projetos e professores especialistas, AEE- Atividades de Educação Especial e CIER- Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”), EJA (Educação de Jovens e Adultos), educadores infantis, infantojuvenis, agentes educacionais e estagiários, bem como gestores do programa Bolsa Creche, ação que disponibiliza vagas em escolas particulares conveniadas.  

 

Conheça os palestrantes:

César Callegari

14h – “O Desenvolvimento da Educação Integral”

Publicação do IBSA (Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada), entidade que preside, informa que Antonio Cesar Russi Callegari é sociólogo, especialista em gestão de políticas, programas e instituições públicas nos setores de educação, cultura, ciência e tecnologia. É membro do Conselho Nacional de Educação e lá preside a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular e é relator da Comissão de Formação de Professores e do Custo Aluno Qualidade. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Diretor da Faculdade SESI-SP de Educação. Como Deputado Estadual em São Paulo, teve dois mandatos dedicados à cultura, ciência e Tecnologia. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.

Cenise Monte Vicente

16h – “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”

Segundo o currículo divulgado na rede social LindedIn, Cenise Monte Vicente é graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, mestre em Psicologia Social e Psicanalista. Foi secretária municipal de Promoção Social de Campinas – SP (1991-92), Professora de Psicologia Criminal da Faculdade de Filosofia da USP/Ribeirão Preto (1991-1995), Coordenadora Executiva em diferentes organizações (Instituto Ayrton Senna (1996-99). Participou do programa Banco na Escola (2000-05), do Escritório Regional do Unicef São Paulo (2006-2007) e do programa Envolver da Rede Social São Paulo (2006-09).

Participou também de Conselhos de defesa de direitos humanos e da criança e adolescente (Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, ANDI) e escreveu o Guia de Promoção de Resiliência.

Maria Inês Fini 

18h30 – “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”

De acordo com currículo disponibilizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Maria Inês Fini é doutora em Ciências – Educação, pedagoga, professora e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, especialista em currículo e avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica e Superior. Foi também fundadora da Faculdade de Educação da Unicamp, onde atuou de 1972 a 1996.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Com intermédio da Prefeitura, restaurantes e bares de Hortolândia passam a contar com apoio da Abrasel

Publicado

em

O setor de bares e restaurantes é o que mais emprega no Brasil, junto com a construção civil

Como forma de auxiliar o setor de restaurantes e bares nesta retomada da economia por conta do avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, buscou uma aproximação com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Regional Campinas, para que a entidade possa contribuir diretamente no fomento e desenvolvimento do setor no município.

Dando o primeiro passo nessa parceria, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Monique Freschet, recebeu no gabinete do Palácio das Águas o presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason, que estava acompanhado do conselheiro da Abrasel, Silvio Bigon.

O prefeito destacou que o setor de bares e restaurantes foi um dos que mais sentiu os impactos pela pandemia, comércios que hoje ele vê com grande potencial de crescimento nesta retomada da economia. “Hortolândia é a cidade que mais cresce na Região Metropolitana de Campinas e, por conta dos novos condomínios, a população vem crescendo no mesmo ritmo. Com um mercado consumidor forte, a tendência é que a cidade venha receber novos empreendimentos voltados para a gastronomia. Com apoio da Abrasel, tenho a certeza que os empreendedores vão se sentir abraçados. A partir deste acompanhamento, tenho a certeza que eles terão mais êxito em seus bares e restaurantes, atraindo novos clientes e criando novos postos de trabalho, gerando renda para nossa população. A cidade, como um todo, ganha”, destacou o prefeito.

O presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas, Matheus Mason, comentou que o setor de bares e restaurantes é o que mais emprega no Brasil, junto com a construção civil e destacou que, por conta das inúmeras oportunidades de emprego, o setor não exige escolaridade e nem experiência, sendo uma das principais portas de entrada ao mercado de trabalho trilhada por jovens. “Estamos com as portas abertas há 4 anos em Campinas e a nossa proposta é poder avançar em nosso quadro associativo e auxiliar os empreendedores de bares e restaurantes de Hortolândia. Essa abertura de portas da Prefeitura é importante e acredito que possamos desenvolver encontros e palestras em parceria, para benefício do setor”, afirmou Mason.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Monique Freschet, destacou o trabalho desenvolvido pela Abrasel e afirmou que o objetivo é mobilizar os empreendedores locais que venham conhecer a atuação da entidade em benefício do setor. Para isso, uma atividade será agendada envolvendo os donos de bares e restaurantes. “O primeiro passo foi dado. Agora é mobilizar o setor para que a Abrasel tenha oportunidade de dialogar em busca do fomento e desenvolvimento dos empreendimentos em nossa cidade”, finalizou Monique.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia prossegue com obras de implantação de terceira faixa na Emancipação, após remoção de postes

Publicado

em

CPFL retirou estruturas que estavam na pista

Após solicitação da Prefeitura de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) retirou, neste final de semana, três postes que estavam na pista da avenida da Emancipação, no trecho próximo à farmacêutica EMS, onde a Administração Municipal realiza a obra de implantação da terceira faixa de rolagem na via.

Faltam poucos detalhes para a finalização do trabalho, que acontece no sentido Hortolândia/SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença). Com a remoção das estruturas, o município fará o reforço da sinalização no local e o fechamento dos buracos onde os postes estavam implantados. As melhorias na obra do viário acontecem nos próximos dias.

A terceira faixa na Avenida da Emancipação vai da Rua Barão de Itapura até o trevo da EMS, na saída para Monte Mor. De acordo com a Secretaria de Obras, são 550 metros de nova pista. O local ganhou nova calçada com ciclovia no mesmo trecho. As equipes realizaram pintura de linhas que delimitam a via (linhas de bordo), linhas seccionadas, setas direcionais e zebrados.

A ação tem o objetivo de acabar com o congestionamento de veículos que se forma na avenida da Emancipação, principalmente em horários de pico, contribuindo com as novas alças de entrada e saída da cidade no km 5 da Rodovia SP-101 .

Motoristas que seguirem pela avenida da Emancipação, sentido Monte Mor/Rodovia dos Bandeirantes, terão maior fluidez no trânsito, sem a necessidade de parar no trevo da EMS.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia implanta primeira faixa de retenção exclusiva para motos

Publicado

em

Sinalização reforçará segurança viária na Avenida Santana, próximo a condomínio e escolas

Para ampliar a segurança viária em uma das vias mais movimentadas da cidade, a Prefeitura de Hortolândia acaba de implantar uma faixa de retenção exclusiva para motos, na Avenida Santana, no Parque Ortolândia, na altura do número 1990, em frente ao condomínio residencial Golden Park e próximo a duas escolas particulares.

A sinalização, que cria os bolsões específicos para motocicletas, entre a faixa de pedestres e a de retenção de veículos, é inédita no município e foi demarcada na manhã desta segunda-feira (27/09) por equipes do Setor de Pintura da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A ação integra um conjunto de medidas de segurança viária, em execução na via desde meados deste mês. Por volta das 16h de hoje, começa a funcionar o novo semáforo para pedestres instalado neste mesmo trecho. São ações integradas para disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com o condomínio e com o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e o Colégio Adventista de Hortolândia. O trecho também recebeu reforço na pintura das faixas de pedestres e de retenção de veículos, de linhas seccionadas brancas e de legendas de “DEVAGAR” e “PARE”.

“É uma ação para aumentar a segurança de motoqueiros, mas principalmente de pedestres”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

De acordo com a Diretoria de Operações, a implantação do bolsão específico para motos no Parque Ortolândia é um projeto piloto. A ideia é expandi-lo para outras importantes vias da cidade, como a Av. da Emancipação (sentido SP-bairro) e a Av. Olívio Franceschini. “Além da capital, poucas cidades da região têm esta faixa de retenção específica para motos”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade2 horas atras

Com intermédio da Prefeitura, restaurantes e bares de Hortolândia passam a contar com apoio da Abrasel

O setor de bares e restaurantes é o que mais emprega no Brasil, junto com a construção civil Como forma...

Policial2 horas atras

PF e Guarda Civil de Campinas apreendem cocaína no Aeroporto Internacional de Viracopos

A Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal de Campinas, em operação conjunta de fiscalização, realizada na terça-feira (27/8), no terminal...

Brasil17 horas atras

Entenda de onde vem a tradição de dar doces no Dia de Cosme e Damião

Quando falamos em São Cosme e São Damião lembramos, na hora, da tradição de distribuir doces para as crianças no...

Nossa Cidade21 horas atras

Prefeitura de Hortolândia prossegue com obras de implantação de terceira faixa na Emancipação, após remoção de postes

CPFL retirou estruturas que estavam na pista Após solicitação da Prefeitura de Hortolândia, a CPFL (Companhia Paulista de Força e...

Nossa Cidade21 horas atras

Hortolândia implanta primeira faixa de retenção exclusiva para motos

Sinalização reforçará segurança viária na Avenida Santana, próximo a condomínio e escolas Para ampliar a segurança viária em uma das...

São Paulo23 horas atras

Aumentam mais de 150% as reclamações contra Crédito Consignado no Procon

Procon-SP registra aumento de 156% nas queixas contra empréstimo consignado; principal problema são os empréstimos não solicitados O Procon-SP tem...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares