Nossa Cidade

Jardim Santa Emília recebe 200 mudas de árvores em evento realizado em parceria com a comunidade católica

Ação da Prefeitura, junto com a paróquia São Guido Maria Conforti, é parte da Agenda Verde, em andamento na cidade

Anuncio


A área verde do Jardim Emília, que antes era uma ocupação habitacional, iniciada nos 1980, recebeu o plantio de 200 mudas de árvores nativas. Entre as espécies plantadas estão Guarantã, Ipê Branco, Pau Ferro, Aroeira Pimenteira, Tamboril, Guajuvira, Embaúba, Paineira, Jacarandá paulista, Jequitibá rosa, Guanambi e Pau Brasil. O plantio é parte da implantação do Corredor Ecológico projetado pelo prefeito Angelo Perugini em 2008, em sua segunda gestão como chefe do Executivo de Hortolândia.

As atividades realizadas ontem, domingo de Ramos (09/04), marcou o início da Semana Santa para os católicos. Cerca de 600 pessoas, a maioria moradores do bairro e da região do Novo Ângulo, participaram do plantio das espécies. O local é uma APP (Área de Proteção Permanente) localizada na Rua Luisa Febrônio Marini, próxima ao antigo salão Cantuário. A ação faz parte da Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, promovida pela Prefeitura de Hortolândia desde março, e conta com a parceria da Paróquia do bairro, a São Guido Maria Conforti.

A ação, realizada logo após procissão e missa, por volta das 10h, contou com a presença do prefeito Angelo Perugini, dos secretários José Nazareno Zezé Gomes (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Jonas Pereira de Lima (Habitação), bem como do presidente da Câmara, vereador Edmílson Marcelo Afonso, o Zaca.
Perugini, que participou da parte religiosa do evento, salientou que a retomada do desenvolvimento de Hortolândia tem como ponto principal a participação das pessoas. “O que vimos neste domingo é o casamento da fé com a ação política. As pessoas que participaram do ato religioso e depois ajudaram no plantio das mudas são as verdadeiras construtoras da Hortolândia que queremos: saudável ambiental, econômica e socialmente”, pregou o prefeito.

Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, até agora, a Administração Municipal já plantou 1.395 novas árvores em Hortolândia, mais do que a meta prevista para os 100 primeiros dias de governo. Destas, 55 foram no Jardim Amanda; 45 no Remanso Campineiro (Etec-Hortolândia – Centro Paula Souza), 720 na lagoa do Jardim Santa Clara, 15 no Parque Odimar, 250 no Parque Gabriel, 110 no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e, agora, 200 no Jardim Santa Emília.

O diferencial é a participação da comunidade em todos eles: de estudantes de escolas municipais e particulares, profissionais da educação e vereadores a moradores dos bairros. Este é um dos objetivos da Agende Verde: revitalizar e arborizar a cidade, mobilizando todos os segmentos da população.

“A ideia é envolver a sociedade para que todos saibam o que estamos fazendo nesta área, que a Prefeitura está plantando espécies nativas lá e porquê, para que todos nos ajudem a cuidar destas árvores”, afirma Zezé. O secretário destaca a importância da parceria, uma vez que, neste ano, a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica, celebra o meio ambiente, abordando como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo