Nossa Cidade

Janeiro Branco destaca importância de cuidar da saúde emocional

 

A Prefeitura de Hortolândia realiza, pela primeira vez, a campanha Janeiro Branco de saúde mental, com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida”. O objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para manter a saúde do corpo e da mente. Rodas de conversa foram promovidas na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, no Jd. Nova Hortolândia, abordando o tema de forma educativa. O mediador foi o psicólogo Richard Barros, que atua na unidade de saúde e faz parte da Rede de Atenção Psicossocial de Hortolândia. Nesta reportagem, ele explica sobre a importância de cuidar da saúde da mente. A programação faz parte do programa Viva Mais, ação de governo que integra todas as secretarias municipais e que tem como meta garantir qualidade de vida e longevidade à população.

Anuncio


“A saúde mental não é a ausência de sofrimento. Ao contrário, é a promoção da vida, apesar do sofrimento que a pessoa possa estar vivenciando. Todos passam por fases difíceis. É preciso ter o desejo de melhorar sempre. Uma alternativa é realizar atividades prazerosas e buscar alternativas que promovam mudanças significativas de vida”, destaca Barros.

Saúde física e emocional estão relacionadas e, por isso, é importante que as pessoas se mantenham equilibradas para uma vida saudável. Caso alguém perceba que precisa de ajuda ou aconselhamento, com objetivo de melhorar as condições psicológicas, pode buscar o apoio que precisa em uma das unidades de saúde do município.

A Rede de Atenção Psicossocial de Hortolândia tem como porta de entrada as USFs (Unidades de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há profissionais capacitados para o acolhimento de todos os pacientes. Nas UBSs, psicólogos realizam terapia com pacientes nos próprios consultórios da unidade de saúde. Caso haja necessidade de otras intervenções e terapias, a Prefeitura dispõe do Caps Vida, que atende adultos, do Caps-IJ (Infanto Juvenil), com foco na reabilitação de menores de 18 anos, e do Caps-AD (Álcool e Drogas), que atende usuários de álcool e outras drogas. Nestes locais, equipes multidisciplinares atuam no acompanhamento, tratamento e reabilitação de pacientes, por meio de atividades diversas.

Hábitos saudáveis

A Prefeitura de Hortolândia mantém atividades gratuitas que colaboram para o bem estar físico e emocional da população. Todas as unidades de saúde oferecem grupos de Lian Gong, ginástica chinesa utilizada para o tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios. Para participar dos grupos, basta procurar a recepção para saber o local e o horário da programação, que é realizada em praças, parques e áreas públicas do município.

A Prefeitura investe, ainda, na criação de mais áreas verdes na cidade, onde a população possa aproveitar o tempo livre com lazer em família. Na região do parque Gabriel, por exemplo, está em construção o Parque Linear Santa Fé. O local terá pista de caminhada, ciclovia e equipamentos de lazer, compondo uma nova área de descanso, com muito verde, além de duas lagoas de contenção de enchentes que, além de prevenir alagamentos, vão também embelezar o parque.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo