Connect with us

Nossa Cidade

Incubadora Municipal de Economia Solidária da Hortolândia recebe mais de 100 inscrições

Publicado

em

No segundo mês de inscrição para o cadastro da IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), 108 novos empreendedores e empreendimentos sediados no município se inscreveram junto à Prefeitura de Hortolândia. Destes, 71 são conduzidos por mulheres e 37 por homens. A maioria dos inscritos apresentou a produção de alimentos como principal produto elaborado e os demais, objetos e peças artesanais. O balanço foi divulgado, na tarde desta terça-feira (03/08), pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pelo projeto. Entre os empreendimentos que atuam na Economia Solidária estão barracas de vendas de produtos e alimentos artesanais, em geral feitos à mão, tais como pastel, acarajé, caldo de cana, lanches, porções e derivados do milho; legumes; caixas de madeira, panos de prato pintados, artigos em crochê e tricô, bonecos de pano, dentre outros.

Outros dados, também coletados durante o cadastro, mostram que as 71 mulheres inscritas apresentam melhor formação – 13 têm ensino superior; 51, médio e sete, fundamental. Já entre os 37 empreendedores homens inscritos, um tem nível superior; 28, ensino médio e oito ensino fundamental. 

“Vamos nos reunir com grupos por região para entender melhor suas realidades e, após isso, partiremos para o processo de estudo de viabilidade econômica e cursos de qualificação”, explica o diretor de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira, conhecido como Tino Sampaio.

Cadastramento continua

De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, o cadastro continua disponível aos interessados, porém, a partir de agora, somente no Centro Público de Economia Solidária, localizado no andar superior do HORTOFÁCIL, na Rua Argolino de Moraes, 405, no Jd. São Francisco. A Ficha de Inscrição poderá ser solicitada pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
e na própria central de serviços municipais HORTOFÁCIL. Devidamente preenchida, esta ficha deverá ser entregue junto com a cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

Para se inscrever na Incubadora, é necessário morar em Hortolândia e ser maior de 18 anos ou ser civilmente emancipado. Podem se inscrever “pessoas (empreendedores) e empreendimentos (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas, cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares) que tenham como atividade relação com os princípios da Economia Solidária, autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário para adquirirem conhecimento e serem capacitadas para comercializá-los”. 

Outras informações sobre a Incubadora podem ser consultadas no edital de cadastramento, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, na edição 1.226, que poderá ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1226.

Segundo o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, os empreendimentos cadastrados passarão por análise, sendo que um dos quesitos essenciais é que o estabelecimento esteja ligado a um conceito de sustentabilidade. “O cadastro também possibilitará o acesso às políticas de apoio à economia solidária, como financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços. Além disso, também estamos prevendo a instalação de no mínimo quatro feiras, uma incubadora, a instalação de contêineres e a criação de um centro do empreendimento popular”, informou o secretário.

Sobre a Incubadora de Economia Solidária

Vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a IMES foi criada pela Lei Municipal 3.544, de 12 de setembro de 2018. Incubar é um termo usado no meio do empreendedorismo e significa que o empreendimento ou empreendedor terá seu desenvolvimento planejado e acompanhado pelo projeto até que alcance o resultado esperado e se torne auto sustentável, esclarece a Secretaria.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Semáforo para pedestres no Parque Ortolândia começa a funcionar amanhã (27)

Publicado

em

Equipamento implantado em frente ao condomínio Golden Park, próximo a escolas particulares, visa a levar mais segurança viária à região 

Na tarde desta segunda-feira (27/09), o novo semáforo para pedestres começará a funcionar, implantado pela Prefeitura de Hortolândia em frente ao condomínio Golden Park, localizado na região entre o Parque Ortolândia e o Jardim Amanda, próximo ao Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e ao Colégio Adventista de Hortolândia.

A ação visa a disciplinar o trânsito na região, onde há grande circulação de veículos e também de pedestres, em razão da proximidade com as escolas e o condomínio residencial.

A implantação do novo equipamento começou a ser feita no último dia 14 deste mês e atende à demanda da comunidade local. “Foi um pedido do condomínio, por causa do Unasp, que fica lá perto. Solicitamos desde já aos motoristas que respeitem o semáforo para pedestres. Mesmo com o radar, muitos passam por lá em alta velocidade, o que não é aceitável”, afirma o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Limpeza da lagoa do Jardim Amanda

Publicado

em

Retirada das plantas aguapés do espelho d’água é realizada com maquinário

A lagoa do Jardim Amanda, principal área de lazer do bairro, recebe a retirada das plantas aguapés do espelho d’água.

A limpeza acontece, periodicamente. Além disso, o entorno da lagoa também recebe ações de zeladoria como a poda do mato e a limpeza. A ação é importante para manter o embelezamento da lagoa mas, é necessária a colaboração da população para não realizar ligações irregulares nas redes de esgotos que fazem com que dejetos domésticos deságuem na lagoa, causando a proliferação destas plantas. Já para manter o entorno limpo, é importante descartar lixo e entulho nos locais corretos.

“Realizamos as fiscalizações para evitar este descarte irregular do esgoto doméstico na lagoa já que esta ação é responsável pelo crescimento das plantas. O morador que realizar este tipo de crime ambiental é notificado para realizar a ligação correta das redes. Se todos fizerem sua parte, esta área de lazer permanecerá bonita e agradável para o uso da população”, salienta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O descarte irregular de lixo está sujeito a multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental podem enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo. 

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

ENTULHO

A população deve utilizar os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura para o descarte correto e gratuito dos restos de construção civil. Os espaços funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia terá vacinação da 2ª dose contra Coronavírus, neste sábado, em duas UBSs: Rosolém e Amanda II

Publicado

em

Locais de vacinação atenderão das 8h às 15h30

Quem tem a 2ª dose da vacina contra o Coronavírus agendada para este sábado (25/09) deve se dirigir às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Rosolém e Jd. Amanda II, das 8h às 15h30. A orientação é a da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, que informa, ainda, que não haverá, neste final de semana, vacinação no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade). Mas atenção: só deve procurar estas duas UBSs quem tem este sábado como data já agendada para o receber a próxima dose.

O município também prossegue com a vacinação da 2ª dose de segunda à sexta-feira, com a oferta do imunizante em diferentes locais a cada dia da semana (confira o cronograma dos pontos de vacinação abaixo). A vacinação também acontece no horário das 8h às 15h30. Não é necessário agendar para receber a 2ª dose da vacina: na data marcada no Cartão de Vacinação, basta procurar a unidade de saúde onde recebeu a dose anterior.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação da 2ª dose contra a COVID-19:

Segunda-feira: UBS Orestes Ôngaro, Figueiras, Novo Ângulo e Emeief João Carlos do Amaral Soares (esta última para pacientes que tem como referência a UBS Nova Hortolândia)

Terça-feira: UBS Parque do Horto, Rosolém, Nova Europa e Amanda I

Quarta-feira: UBS São Jorge, Campos Verdes e Santiago

Quinta-feira: UBS Santa Esmeralda e Taquara Branca

Sexta- feira: UBS Santa Clara, Adelaide, Amanda II e São Bento

Continue Lendo

Populares