Nossa Cidade

Incubadora Municipal de Economia Solidária da Hortolândia recebe mais de 100 inscrições

No segundo mês de inscrição para o cadastro da IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), 108 novos empreendedores e empreendimentos sediados no município se inscreveram junto à Prefeitura de Hortolândia. Destes, 71 são conduzidos por mulheres e 37 por homens. A maioria dos inscritos apresentou a produção de alimentos como principal produto elaborado e os demais, objetos e peças artesanais. O balanço foi divulgado, na tarde desta terça-feira (03/08), pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pelo projeto. Entre os empreendimentos que atuam na Economia Solidária estão barracas de vendas de produtos e alimentos artesanais, em geral feitos à mão, tais como pastel, acarajé, caldo de cana, lanches, porções e derivados do milho; legumes; caixas de madeira, panos de prato pintados, artigos em crochê e tricô, bonecos de pano, dentre outros.

Outros dados, também coletados durante o cadastro, mostram que as 71 mulheres inscritas apresentam melhor formação – 13 têm ensino superior; 51, médio e sete, fundamental. Já entre os 37 empreendedores homens inscritos, um tem nível superior; 28, ensino médio e oito ensino fundamental. 

Anuncio


“Vamos nos reunir com grupos por região para entender melhor suas realidades e, após isso, partiremos para o processo de estudo de viabilidade econômica e cursos de qualificação”, explica o diretor de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira, conhecido como Tino Sampaio.

Cadastramento continua

De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, o cadastro continua disponível aos interessados, porém, a partir de agora, somente no Centro Público de Economia Solidária, localizado no andar superior do HORTOFÁCIL, na Rua Argolino de Moraes, 405, no Jd. São Francisco. A Ficha de Inscrição poderá ser solicitada pelo e-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
e na própria central de serviços municipais HORTOFÁCIL. Devidamente preenchida, esta ficha deverá ser entregue junto com a cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

Para se inscrever na Incubadora, é necessário morar em Hortolândia e ser maior de 18 anos ou ser civilmente emancipado. Podem se inscrever “pessoas (empreendedores) e empreendimentos (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas, cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares) que tenham como atividade relação com os princípios da Economia Solidária, autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário para adquirirem conhecimento e serem capacitadas para comercializá-los”. 

Outras informações sobre a Incubadora podem ser consultadas no edital de cadastramento, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município, na edição 1.226, que poderá ser consultada neste link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1226.

Segundo o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, os empreendimentos cadastrados passarão por análise, sendo que um dos quesitos essenciais é que o estabelecimento esteja ligado a um conceito de sustentabilidade. “O cadastro também possibilitará o acesso às políticas de apoio à economia solidária, como financiamento, compras governamentais, comercialização de produtos e serviços. Além disso, também estamos prevendo a instalação de no mínimo quatro feiras, uma incubadora, a instalação de contêineres e a criação de um centro do empreendimento popular”, informou o secretário.

Sobre a Incubadora de Economia Solidária

Vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a IMES foi criada pela Lei Municipal 3.544, de 12 de setembro de 2018. Incubar é um termo usado no meio do empreendedorismo e significa que o empreendimento ou empreendedor terá seu desenvolvimento planejado e acompanhado pelo projeto até que alcance o resultado esperado e se torne auto sustentável, esclarece a Secretaria.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo