Connect with us

Nossa Cidade

Hortolendo mostra como é possível usar tecnologia em prol da leitura

Publicado

em

Mostrar que leitura e tecnologia podem caminhar muito bem juntas em prol do aprendizado e também da diversão, com responsabilidade. Esta foi a proposta do cantinho da Inovação, Ciência e Tecnologia, novo braço da Secretaria de Educação, dentro da programação do 9º Hortolendo. O espaço, montado dentro do Ginásio Poliesportivo Victor Savala, ao lado de um dos pontos de troca de livros, atraiu a atenção de visitantes de todas as idades, principalmente crianças e jovens.

A tradicional festa literária, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, aconteceu neste domingo (20/10), no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.  A edição deste ano, repleta de atrações culturais, teve como tema “Leitura em Movimento”. Desde 2011, a política pública municipal busca envolver estudantes municipais e toda a sociedade em ações de promoção à leitura.

No espaço da inovação, crianças e jovens puderam usar notebooks para ler livros virtuais (e-books), navegar pela rede de forma orientada, de modo a driblar os perigos da navegação, bem como conhecer projetos tecno-pedagógicos de entidades parcerias da Prefeitura. Lá, a estudante Letícia Paulino de Souza, de 9 anos, moradora do bairro Green Park e estudante da rede particular, pode ler, no computador, a obra “O Cabelo de Lelê”, escrito por Valéria Belém e ilustrado por Adriana Mendonça. “É muito legal. É a primeira vez que vejo isso no Hortolendo”. A garota participa da festa desde os cinco anos de idade, em companhia da mãe, Andreia Paulino, assistente comercial.

Entre os projetos a mostra estava o das impressoras 3D, da 3Dtoy, capaz de produzir artigos variados, brinquedos em madeira, maquetes, relógios, peças decorativas, etc. Outro o do método Supera, de atividades e desafios para manter o cérebro ativo.

“O Hortolendo é um evento literário. Mas hoje a gente tem que considerar que a maior parte das leituras que executamos estão também na internet, nos e-books, são digitais. Buscamos trazer para o Hortolendo um pouco desse momento, das leituras digitais. Temos as máquinas para acesso à internet, livros infantis nas áreas de trabalho, digitalizados, para leituras offline. Em parceria, trouxemos as impressoras 3D, com uma bancada de atividades que chamam atenção para a educação 4.0, onde as crianças têm que pôr a mão na massa e fazer, a chamada cultura ‘maker’. Outro parceiro trouxe para o espaço os jogos de raciocínio. Temos preocupação com o uso pedagógico das tecnologias, porque hoje, mais do que levar acesso para as crianças das tecnologias, temos que levar o conhecimento e potencial dessa máquina na ampliação e aquisição de novos conhecimentos. Apesar de terem muito contato com a tecnologia, as crianças ainda fazem um contato muito raso, vão muito para jogos, redes sociais. A escola tem o papel fundamental de mostrar para essa criança que, dentro deste poder de navegar e de acesso à informação, ela pode construir e publicar conhecimento, sem contar a reflexão sobre os perigos da internet”, afirma a diretora de Inovação, Ciência e Tecnologia, Fabiana Rodrigues.

A festa literária é promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e conta com a parceria de outras secretarias municipais, tais como, Cultura; Governo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Inclusão e Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança e Mobilidade Urbana.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

A N1 Chicken Conquistou Hortolândia

Publicado

em

n1Chicken

Com quase 1 ano de atendimento na cidade, a N1 Chicken conquistou o povo de Hortolândia com o frango frito crocante e burgers gigantes de frango.

São mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil, com um padrão de qualidade que compõem seu nome, sendo a Number One em produtos homologados para tornar a experiência do cliente o mais surpreendente possível.

Sabe aquele molho que não se vê em lugar nenhum? Aquela receitinha secreta dos grandes Fast foods?

A N1 tem sua marca registrada, que é o frango mais crocante do Brasil, Portugal e México, e agora ela está em Hortolândia, esperando você confirmar se tudo isso acima realmente é verdade! Faça seu pedido e nos conte como foi.

O atendimento é só delivery pelo site https://app.n1chicken.com.br/number-one-chicken-hortolandia/tabs/home e você fala diretamente com o Whatsapp da N1 Chiken – Hortolândia clicando no link https://api.whatsapp.com/send?phone=+5519995989229

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia continua com a vacinação contra a COVID-19 para adolescentes e adultos nas UBSs

Publicado

em

A vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses é feita no horário das 8h às 15h30

Quer ajudar a diminuir a disseminação da COVID-19 na cidade? Então, tenha uma atitude responsável e complete sua imunização. A Prefeitura de Hortolândia continua com a vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses para adolescentes, jovens e adultos durante esta semana nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

A vacinação é feita das 8h às 15h30 em diferentes unidades a cada dia da semana (confira abaixo o quadro). No sábado (22/01), a Prefeitura realizou vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses na UBS Santa Clara. De acordo com a Secretaria de Saúde, no sábado foram imunizadas 1.021 pessoas. 

A Secretaria de Saúde reforça para a população a importância de completar o esquema vacinal com a 2ª dose e o reforço com a 3ª dose. Ao fazer isso, a população fica imunizada contra a COVID-19 e as novas variantes do Coronavírus que estão surgindo, e diminui o risco de transmitir a doença para pessoas de seu convívio, tais como familiares, parentes, amigos e vizinhos. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, no município estão faltantes com a 2ª dose 9.000 pessoas. Já da 3ª dose, são 57.000 faltantes.

A Secretaria de Saúde salienta que o intervalo da 1ª para a 2ª dose para quem recebeu a Coronavac é de 28 dias. Quem recebeu a AstraZeneca, o intervalo é de 8 semanas. Já para quem foi imunizado com a Pfizer, o intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 21 dias para adultos e de 8 semanas para adolescentes. Para quem recebeu a 1ª dose da Janssen, o intervalo para a  dose de reforço é de 2 meses. Já o intervalo da 2ª para 3ª dose para todas as vacinas, com excessão da Janssen, é de 4 meses. Quem é imunossuprimido, o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de 28 dias.

Quem for receber a 1ª dose tem que apresentar Carteira de Identidade (RG) ou algum documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de endereço.

Já para quem for receber a 2ª ou a 3ª doses, é necessário levar o comprovante de vacinação, Carteira de Identidade (RG) ou algum outro documento com foto e CPF. Os adolescentes podem receber a 2ª dose desacompanhados de pai, mãe ou responsável.

Confira abaixo os dias da semana e as UBSs onde é feita a vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses contra a COVID-19:

– Segunda-feira: UBSs Figueiras e Orestes Ôngaro 

– Terça-feira: UBSs Amanda I e Nova Europa 

– Quarta-feira: UBSs São Jorge e Santiago

– Quinta-feira: UBSs Santa Esmeralda e Taquara Branca

– Sexta-feira: UBSs Adelaide, Santa Clara e São Bento

Continue Lendo

Nossa Cidade

Farmácia de Alto Custo suspende atendimento ao público, nesta quarta-feira (26/01)

Publicado

em

Órgão retomará o funcionamento na quinta-feira (27/01), a partir das 8h  

A Prefeitura de Hortolândia informa que a Farmácia de Alto Custo, órgão da Secretaria de Saúde, suspenderá o atendimento ao público, nesta quarta-feira (26/01). A interrupção acontecerá em virtude de reestruturação interna. De acordo com a Secretaria de Saúde, o órgão retoma o atendimento na quinta-feira (27/01), às 8h. A farmácia está localizada na rua Vanderlei Costa Camargo, 58, Vila São Francisco.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a Farmácia de Alto Custo atende 2.200 pacientes por mês. A unidade também realiza a dispensação de medicamentos para pacientes judiciais.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares