Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia vacina 2.620 pessoas na primeira semana de Campanha contra Influenza

Publicado

em

Idoso e trabalhadores da saúde foram priorizados; a partir da próxima semana, gestantes, puérperas e criança também serão vacinados
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que iniciou nesta segunda-feira (17/04), imunizou, em Hortolândia, 2.620 pessoas dos primeiros grupos de risco priorizados, composto por idoso com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. A influenza é um grupo de vírus, como o H1N1, causadores da gripe. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Hortolândia, o número corresponde a 5,5% da cobertura vacinal do município, que aponta 48 mil pessoas dentro dos grupos de risco indicados pelo Ministério da Saúde. A partir da próxima segunda-feira (24/04), gestantes, puérperas e crianças também serão vacinadas. Os grupos de risco incluem, ainda, doentes crônicos e professores, que serão imunizados a partir do dia 02 de maio.
[ad id=”14221″]
No dia 13 de maio, um sábado, será o Dia D da Campanha com todas as unidades de saúde abertas, além de postos volantes. O objetivo é garantir a imunização das pessoas que não conseguem comparecer aos locais de vacinação de segunda a sexta-feira.
Ao longo de toda a campanha, que vai até 19 de maio, a vacina será oferecida gratuitamente em 17 unidades de saúde, sendo cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 12 USFs (Unidades de Saúde da Família). As salas de vacina ficam abertas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 15h. A exceção é a USF Taquara Branca, onde a sala de vacina funciona somente de terça-feira, das 9h às 15h.
Notificações
Neste ano, o município teve 12 notificações suspeitas de H1N1. Quatro casos foram descartados; os demais seguem em investigação. No ano passado, foram 105 notificações suspeitas, com 21 casos confirmados. A melhor maneira de se prevenir contra a Influenza é através da vacina, mas hábitos de higiene, como cobrir a boca ao tossir e lavar as mãos com frequência reduzem o contágio.

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.

Confira abaixo os locais de vacinação:
1.        UBS D. Bruno Gamberini (Nova Hortolândia)
2.        UBS Jd. Rosolen
3.        UBS Santa Clara
4.        UBS Novo Ângulo
5.        UBS Jd. Amanda
6.        USF São Sebastião
7.        USF São Jorge
8.        USF Parque do Horto
9.        USF Orestes Ôngaro
10.        USF Santa Esmeralda
11.        USF Santiago
12.        USF Jd. Adelaide
13.        USF São Bento
14.        USF Jd. Amanda
15.        USF Villagio Ghiraldelli
16.        USF Nova Europa
17.        USF Taquara Branca (apenas às terças-feiras)

Nossa Cidade

Para integrar funcionários e famílias atendidas, Prefeitura promove festas típicas nos serviços de assistência social

Publicado

em

Eventos acontecem nos meses de junho e julho, como no CRAS Jd Amanda, na manhã desta terça-feira (05/07)

Durante os meses de junho e julho, a Prefeitura de Hortolândia promove festas típicas desta época do ano a fim de integrar as famílias atendidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e a equipe técnica de assistência social. Na manhã desta terça-feira (05/07), houve festa julina no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jd. Amanda. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, dentre elas famílias assistidas, servidores e os secretários de Inclusão e Assistência Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta); a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros; vereadores; o diretor do Departamento de Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa, e a coordenadora da unidade, Amanda Regiane Magalhães.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Assistência Social, o objetivo foi proporcionar momentos de confraternização, descontração, alegria, entretenimento e socialização para os participantes, contrastando com o tom dos atendimentos realizados nos serviços de assistência social. A festa contou com a parceria de comerciantes do bairro, que contribuíram cedendo brinquedos infláveis, comidas típicas e o bingo.

“O objetivo do evento é fortalecer o vínculo entre pais, filhos e o próprio Centro de Referência. Buscamos, cada vez mais, a integração com a comunidade. O CRAS realiza trabalhos sociais focados nas crianças, adolescentes e adultos”, ressalta a secretária-adjunta, Roberta Diniz.

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Notícia sobre salgado com carne de cachorro em Hortolândia é falsa

Publicado

em

Uma Fake News referente a um comércio, localizado no bairro Jardim Santana, em Hortolândia, tem se espalhado pelas redes sociais.

A imagem com cor diferente no fundo onde esta escrito Hortolândia e ainda com ortografia errada para o nome do estabelecimento, cita que o dono do comércio foi preso por vender salgados recheados com carne de cachorro.

Porém, conforme podemos verificar com facilidade, houve modificação da foto, pois o conteúdo original foi publicado em 13 de abril de 2015, como podemos conferir neste link e ocorreu na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Os primeiros parágrafos da matéria original citam que:

Publicidade

Uma investigação do Ministério Público do Trabalho – MPT- levou a apreensão do dono de um estabelecimento situado na Parada de Lucas, Zona Norte do Rio, que vendia pastéis e outros salgados recheados com carne de cachorro.

Os animais eram mortos nos fundos do estabelecimento a pauladas, desmembrados e congelados para uso posterior. A investigação do MPT teve início em 2013, quando a lanchonete foi descoberta, mas só agora as informações foram divulgadas à imprensa”.

FAKE NEWS É CRIME!

Vale ressaltar que, pelo Código Penal, a propagação de conteúdos falsos é crime e pode ser enquadrada nos crimes de calúnia, difamação e injúria.

Ou seja, se receber algo deste tipo, PESQUISE a fundo antes de propagar para amigos e familiares. Você pode estar colocando a vida ou o susto de alguém em risco, como ocorre agora com o proprietário deste Comércio.

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia promove festival “Planeta Rock”, neste fim de semana

Publicado

em

Evento será no sábado e domingo (09 e 10/07), às 10h, no Parque Chico Mendes; público poderá doar um quilo de alimento não perecível

Tribos roqueiras de Hortolândia, alegrai-vos! As guitarras vão urrar em alto e bom som. O município promove a 8ª edição do festival “Planeta Rock”, neste sábado e domingo (09 e 10/07).

O evento será, às 10h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, na região central. A realização é da Prefeitura em parceria com a loja Planeta Hippie.

Além de curtir muito rock, o público poderá praticar o bem com a doação de um quilo de alimento não perecível na campanha de arrecadação, que o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura, promoverá nos dois dias do evento. 

Publicidade

O festival terá mais de 20 atrações de diferentes vertentes do rock (confira abaixo a programação). Um dos destaques é o grupo Madeira Brasil, que se apresentará no sábado, às 14h. O Madeira Brasil, formado por clarinetas, é um dos grupos do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Prefeitura, cujos integrantes são alunos e músicos formados no próprio centro.

Entre um show e outro, o público poderá recarregar as energias na praça de alimentação com food trucks. Para os pequeninos, o festival terá área kids com brinquedos infláveis (tobogã, balão pula-pula castelo e piscina com bolinhas). Outro atrativo será a feira de artesanato com empreendedores que integram o programa EcoSol (Economia Solidária), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

O secretário de Cultura, Régis Athanazio Bueno, destaca o encontro de gerações que acontecerá no evento. “Essa 8ª edição marca o retorno da vitrine que é o Planeta Rock. Será um encontro de gerações, entre bandas novas e músicos que participaram das sete edições anteriores, e que agora retomaram os ensaios para se apresentarem em grande estilo. É uma fusão musical de grandes amigos de palco, que oferecem o melhor do rock ao público da cidade”, destaca o secretário.

Confira abaixo a programação do 8º Planeta Rock:

Publicidade

Sábado (09/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 14h: Raizamah (pop rock autoral) e Madeira Brasil (pop rck nacional)

– 15h: Dr. Raul (tributo a Raul Seixas)

Publicidade

– 16h: Porta Copos (classic rock)

– 17h: Rock Ao Cubo (classic rock)

– 18h: Dhrama (new metal)

– 19h: The Lokomotiv (pop rock) 

Publicidade

– 20h: Tio Véio (classic rock)

– 21h: Hangover (classic rock)

– 22h: The Noite (classic rock)

Domingo (10/07):

– 10h: Tatto Brown (locutor da rádio Digital Pop)

Publicidade

– 11h: DJ André (clássicos do pop e do rock brasileiro e internacional)

– 13h: 4 Guitar – Workshop instrumental de guitarra com os músicos Felipe Medeiros, Leozinho Oliveira, Isack Meres, Maelson Chagas e Uesley Motta

– 14h: Radiotaste (pop rock alternativo)

– 15h: Wilson e Os Intrusos (pop rock alternativo)

Publicidade

– 16h: Mr. Soad (cover do grupo System of Down)

– 17h: Fao Troffea (rock alternativo experimental)

– 18h: F3 Hardcore (hardcore)

– 19h: Nirvinia (cover do grupo Nirvana)

Publicidade

– 20h: Ufoos (cover do grupo Foo Fighters)

Continue Lendo

Populares