21 de junho de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia registra saldo positivo, segundo dados do Caged

saldo-positivo-caged-hortolandia

Índice aponta o município como única cidade da região a registrar aumento significativo nas contratações no primeiro semestre deste ano

Dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam Hortolândia como a única cidade da região, a registrar aumento significativo nas contratações, no primeiro semestre deste ano. O atrativo é a diversificação do segmento, apresentada pela atual Administração. Os dados mostram que, de janeiro a junho foram realizadas 10.040 admissões contra 9.252 demissões. No total 1.046 novos empregos foram gerados, comparados ao mesmo período de 2013, quando 8.994 pessoas foram contratadas.

O fenômeno da empregabilidade em Hortolândia não é um segredo, segundo a secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. É consequência do ciclo virtuoso da economia, em que um setor atrai o outro. Os investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana garantem aos investidores mais caminhos para o escoamento da produção das empresas. A ascensão industrial aumenta a massa salarial.

Diversas empresas se instalaram no município, garantindo novas vagas de emprego em setores diferentes. O ramo de hotelaria é destaque no município. Atualmente sete hotéis estão instalados na cidade e mais dois em construção, um cenário completamente diferente de dez anos atrás. Outro segmento inovador no município é a instalação de empreendimentos atacadistas, como o recém inaugurado no Jardim Nossa Senhora de Fátima, que gerou mais de 150 empregos, sendo 100 contratados hortolandenses. Mais um empreendimento deste ramo será instalado na Avenida da Emancipação, em breve.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Dimas Corrêa Pádua, mesmo o País apresentando uma desaceleração econômica, há uma visão inovadora adotada pela Administração Municipal, de investir na atração de empresas. Já temos relatos do retorno da aceleração econômica, oque nos deixa com melhores expectativas de criação de mais vagas para população. “A garantia dos empregos foi possível graças às ações de planejamento, que alavancaram o desenvolvimento urbano de Hortolândia, colaboraram para que os empreendedores acreditassem no potencial econômico da cidade. Ampliamos a atenção social com ações de capacitação profissional, possibilitando a formação de mão de obra especializada. Vencemos, assim, o maior dos problemas econômicos que Hortolândia já enfrentou, que é a questão da empregabilidade. Deixamos de ser uma cidade fornecedora de mão de obra e passamos a ser uma cidade promissora de oportunidades”, afirmou o secretário.

Fonte: Departamento de Comunicação Social | Jornalismo da Prefeitura de Hortolãndia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98